Novo site da Câmara de Cristalina é pouco profissional e lembra um blog pessoal

Novo site da Câmara Municipal de Cristalina é pouco profissional e lembra mais um blog que uma página institucional de um órgão público
Imagem novo site da Câmara de Cristalina   
Recentemente entrou no ar o novo site da Câmara Municipal de Cristalina, totalmente remodelado e com novo domínio (endereço), no entanto, a nova página do legislativo deixa muito a desejar em todos os sentidos, visualmente é horrível, do ponto de vista informativo é pouco relevante, a maioria dos links apontam para páginas sem conteúdo, enfim, é uma vergonha para nossa cidade que uma página oficial de um órgão público seja colocada no ar nessas condições.

Um site de qualquer empresa ou órgão público é na prática, uma representação daquele ente no mundo virtual, e por isso, deve ser construído dentro de padrões técnicos e estéticos aceitáveis, que transmita além de informações de interesse público, credibilidade aos leitores. Ao contrário de uma página mal construída, que ao invés de promover aquele órgão na internet, serve para colocar em cheque junto aos internautas e cidadãos em geral a capacitação profissional dos recursos humanos daquele órgão, além de sua capacidade para gerir seus projetos, já que, um site ou portal para ser colocado no “ar” com o mínimo de qualidade precisa ser projetado e gerenciado adequadamente.

Histórico dos sites da Câmara de Cristalina
Em junho de 2009, publicamos uma matéria intitulada: “Cadê o site da Câmara de Cristalina?”, naquela ocasião, o site havia sido retirado do ar sem nenhum aviso prévio. Em maio de 2011, publicamos outra matéria intitulada: “Câmara Municipal de Cristalina inaugura seu novo site” onde ressaltamos a importância daquele canal de comunicação no sentido de informar  e transparecer as atividades do Legislativo.

Novo site lembra mais um blog que um site institucional
O novo site da Câmara de Cristalina (www.cmc.go.gov.br) utiliza o gerenciador de conteúdos (CMS) Joomla, sistema gratuito, mas que tem uma grande flexibilidade nas mãos de profissionais que saibam lidar com a ferramenta, permitindo a construção de sites e portais extremamente profissionais e com uma interface agradável e bonita.

Aparentemente, os desenvolvedores do novo site da Câmara de Cristalina, não tiveram o cuidado de escolher um bom template ou tema, que é a estrutura visual e organizacional de uma página web, deixando o site da Câmara pouco atrativo e profissional, semelhante a qualquer blog pessoal encontrado na internet, o que não condiz com a importância da Câmara Municipal.

Falta de conteúdo
Falta de conteúdo no novo site da Câmara de Cristalina
Todos os sites e até mesmo blogs antes de serem publicados devem antes ser alimentados com conteúdo, ou seja, a maioria das sessões devem apresentar as informações esperadas. O novo site da Câmara de Cristalina apresenta em seu menu as seguintes sessões: Histórico, Lideranças, Vereadores, Secretariado, Sobre Cristalina, Leis, Lei Orgânica, Resoluções, Regimento Interno, Notícias do Legislativo, Perguntas Frequentes, Eventos no Plenário, Galeria de Presidentes. A maior parte destas sessões não apresenta conteúdo, em vez diz, é mostrada a famigerada mensagem de “Página em Construção”, demonstrando que não houve um projeto de desenvolvimento e tampouco alimentação das páginas.

A esperança de todos é que o novo site da Câmara de Cristalina ainda esteja sendo desenvolvido e que, os problemas relatados nesta matéria sejam corrigidos o mais rapidamente possível. O Legislativo cristalinense merece uma página na internet a altura de sua importância, o que não pode acontecer é “jogar” um site de qualquer jeito na internet como estar sendo feito.

Estas são críticas construtivas, nossa intenção é sempre engrandecer os feitos de Cristalina, mas não podemos nos furtar de mostrar o que não está sendo feito de forma adequada ou que poderia ser melhorado. Nesse sentido, em setembro de 2009, publicamos nossas observações a cerca do então novo site da Prefeitura de Cristalina, onde apontamos alguns aspectos que deveriam ser revistos para facilitar a navegação, como estamos fazendo hoje com o site da Câmara Municipal.
O site Redecol Brasil está aberto a qualquer membro da Câmara de Cristalina que queira dar seu ponto de vista e expor suas opiniões acerca do tema deste artigo ou de qualquer outro que seja do interesse da nossa cidade. 

0 Comentários