Corpos de passageiros do voo 447 da Air France são encontrados, veja as fotos dos destroços


Corpos de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu sobre o Oceano Atlântico há quase dois anos após decolar do Rio de Janeiro, foram encontrados dentro de uma grande parte da fuselagem localizada domingo, dia 03 de abril no mar.
A informação foi divulgada um dia depois pela ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet. Segundo ela, os corpos no interior do avião podem vir a ser identificados. A ministra avaliou ainda que a descoberta dá aos investigadores esperanças de localizar rapidamente as caixas-pretas do avião.
Atualização: 74 corpos das vítimas do voo AF 447, da Air France, que caiu em 2009, ficarão definitivamente no fundo do mar.

O voo AF 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo. Somente cerca de 50 corpos foram encontrados, pouco após a catástrofe.
A descoberta da fuselagem ocorre pouco após o início da quarta fase de buscas do avião, no dia 25 de março, em uma nova área de 10 mil quilômetros quadrados que não havia sido vasculhada até então.
Esta quarta fase era considerada uma espécie de “operação da última chance” para encontrar as caixas-pretas do avião.
O diretor do Escritório de Investigação e Análises da França (BEA, na sigla em francês), Jean-Paul Troadec, afirmou que, como o barco norte-americano Alucia, usado atualmente nas buscas, não está equipado para retirar a fuselagem do oceano, uma nova expedição será iniciada nas próximas semanas para resgatar os destroços.
Os investigadores não têm certeza, no entanto, se as caixas-pretas, caso sejam encontradas, estarão conservadas o suficiente para que os dados técnicos gravados e as conversas dos pilotos possam ser analisadas.
Especialistas do BEA afirmam que é indispensável encontrar as caixas-pretas do avião para identificar as causas do acidente. Até o momento, o escritório informou que os sensores de velocidade do avião, os chamados tubos Pitot, são um dos elementos que provocaram problemas no avião, mas não a causa do acidente.

Resgate dos corpos
A operação de resgate dos restos mortais de passageiros e de parte da fuselagem do Airbus A330, submersos no Oceano Atlântico deve começar entre três semanas e um mês, afirmou o responsável por investigar as causas do acidente, Alain Bouillard, na última segunda-feira, dia 04 de abril. Bouillard confirmou que “vários corpos” foram encontrados durante a quarta operação de busca da fuselagem e das caixas-pretas do avião, iniciada em 25 de março, em uma área de 10 mil quilômetros quadrados que não havia sido vasculhada até então. Esta quarta fase de buscas era considerada a “operação da última chance” para encontrar as caixas-pretas do avião.
Em uma coletiva de imprensa ocorrida segunda-feira (04/04), na sede do Escritório de Investigação e Análises (BEA, na sigla em francês) em Le Bourget, nos arredores de Paris, a ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet, disse que a descoberta de parte do avião “é um momento muito importante para o luto das famílias e para permitir maior segurança no setor aeronáutico”.
De acordo com Jean-Paul Troadec, diretor do BEA, já foi iniciado o processo de licitação para definir o navio e os equipamentos que serão utilizados para resgatar os destroços do avião da Air France. A ministra e Troadec não fizeram qualquer comentário sobre a localização e o resgate dos corpos, afirmando que as famílias das vítimas deverão ser informadas primeiro.
Para Alain Bouillard, “é fundamental localizar as caixas-pretas do avião para determinar as causas do acidente”. Porém, mesmo que os equipamentos sejam resgatados, os técnicos do BEA ainda não sabem se os dados técnicos sobre o voo e as conversas dos pilotos foram conservados e se poderão ser analisados.
Até o momento, o BEA afirma que um problema com os sensores de velocidade do avião, os chamados tubos pitot, teriam contribuído para o acidente. Edição: Agência Brasil
 Fotos dos destroços do voo 447 da Air France no fundo do mar:


Uma das turbinas do avião

Asa do avião da Air France

Turbina do Avião

 

Trem de pouso

Parte do trem de pouso


1 Comentários