BLOQUEAR CELULAR ROUBADO OU PERDIDO

Bloquear celular roubado ou perdidoRecentemente tive meu Nokia N73 furtado dentro de um ônibus, a primeira reação é ligar imediatamente para o número na esperança que o ladrão atenda e devolva o objeto levado. Claro que é em vão, chamou, chamou e chamou, depois só dava a mensagem de telefone desligado ou fora de área….

Importante: Anatel diz que somente celulares homologados pela agência podem ser bloqueados, clique aqui e saiba mais.

A essa altura o ladrão já tirou meu chip (Cartão SIM), do telefone e trocou pelo dele e saiu ligando a vontade, sem problema nenhum. Porém, pesquisando na Internet, se existia algum modo de bloquear além do chip, também o telefone, para minha felicidade existe sim. Já que provavelmente nunca mais terei meu celular de volta, mas quem o roubou também não poderá usá-lo.



O procedimento para bloquear e inutilizar definitivamente um aparelho perdido ou furtado é bem simples, pelo menos no meu caso, meu celular era desbloqueado, porém ele estava com um chip da OI, então liguei na central de atendimento OI de posse do número de identificação do celular ou IMEI que vem na caixa do aparelho ou na parte de traz do compartimento onde fica a bateria, é um número de 15 dígitos que geralmente começa com 3, exemplo de IMEI (354797022505091) e pedi o bloqueio, o atendente me informou que no máximo em 4 horas o bloqueio é efetivado, disse ainda que, esse bloqueio é válido para qualquer operadora, ou seja, mesmo eu ligando na OI para bloquear o aparelho, todas as outras operadoras recebem o alerta de bloqueio.

Por vias da dúvida, liguei na Claro e solicitei o bloqueio, na TIM a atendente me disse que só bloqueiam aparelhos comprados em suas lojas, brincacadeira né.., na VIVO a atendente me disse que não era preciso bloquear novamente, pois, o aparelho já estava bloqueado e inutilizado. Se você ainda tem seu aparelho e já jogou a caixa dele no lixo, para obter o número de série (IMEI) do seu telefone celular (GSM), basta digitar *#06# (asteristico, jogo da velha, zero, seis e jogo da velha), aparecerá no visor um código de 15 algarismos como dito anteriormente. Este código é único. Copie esse código e guarde bem.
Veja como funciona esse Bloqueio:

* A pessoa é furtada;

* Ela se dirige até a loja mais próxima da sua operadora ou entra em contato com o atendimento da mesma;

*A operadora envia para suas antenas a informação de bloqueio do celular, essa informação chega até o aparelho, o mesmo se autobloqueia, geralmente aparece a seguinte informação no visor do telefone: bloqueado pela operadora (pode variar de operado para operadora);

* Se a pessoa que perdeu o celular, caso ache o mesmo, pode se dirigir a uma loja ou central de atendimento da operadora e solicitar o desbloqueio para voltar a utilizar o aparelho;

Se roubarem seu celular, telefone imediatamente para sua operadora e informe este código (IMEI). O seu telefone poderá então ser completamente bloqueado, mesmo que o ladrão mude o chip. Se todos tomarem essa iniciativa de bloquear além do chip (Cartão SIM), também o aparelho, o roubo de celulares com certeza diminuirá, infelizmente as operadoras de celular não divulgam isso, já que elas não estão perdendo nada, uma vez que quem tem o celular roubado vai lá e compra outro, o ladrão que roubou aproveita o telefone que acabou de “adquirir” e liga a vontade, resumindo, quem sempre perde é a pessoa que teve o aparelho furtado.

Pelo menos teremos uma pequena sensação de justiça feita, quando o ladrão se depara com o telefone inutilizado. Clique aqui e veja exemplos de programas que permite em certos casos a recuperação de celulares perdidos ou roubados.


Comente com sua conta do Facebook