Somente celulares homologados e certificados pela Anatel podem ser bloqueados em caso de roubo, furto ou perda

Hoje no Brasil, existe mais de 232 milhões de celulares, na média, cada brasileiro tem mais de um aparelho. Essa popularização maciça vem acompanhada do aumento do número de roubo, perda e furto de celulares no país. Já foi publicado aqui no site Redecol Brasil uma maneira efetiva de bloquear umaparelho celular pelo código IMEI - Código Internacional de Identificação,tornando-o praticamente inutilizável para o ladrão, clique aqui e saiba mais.

No entanto, a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, alerta que somente os aparelhos celulares certificados e homologados pelo órgão podem ser bloqueados pelo código IMEI em caso de perda, roubo ou furto. Dessa forma, aqueles celulares tipo MP7, MP8, MP9... Também chamados de Ching-Ling, que geralmente entram de forma irregular no Brasil e são vendidos livremente em feiras, sem passa pela homologação da Anatel, por conseguinte, não podem ser bloqueados, já que, o seu código IMEI não consta na base de dados das operadoras brasileiras.

Para o chefe do Departamento de Fiscalização do Serviço Privado da Anatel, Kleber Antunes da Silva, "as operadoras de telefonia estão preparadas tecnicamente para restringir o uso dos aparelhos furtados e que foram liberados pela Anatel", os quais ficam inutilizados e sem condições de funcionar na rede de comunicações do Serviço Móvel Pessoal, depois de bloqueados pelas operadoras. "O consumidor é o grande culpado pela disseminação de aparelhos furtados em uso, atualmente", disse, acrescentando que os celulares certificados e homologados pela Anatel "também não podem ser clonados".

É importante informar as pessoas de que, não basta ligar na operadora e pedir o bloqueio somente do chip do celular, assim a vida do ladrão fica muito fácil, já que ele simplesmente pode comprar outro chip e continuar usando o celular roubado. Conforme publicamos aqui no site, é preciso solicitar junto à operadora o bloqueio tanto do chip (Cartão SIM), quanto do aparelho como um todo por meio do código IMEI, assim, o ladrão não conseguirá receber e nem efetuar nenhuma ligação no aparelho roubado, mesmo que troque de chip.

Como bloqueio o meu celular perdido, furtado ou roubado pelo código IMEI
O procedimento para bloquear e inutilizar definitivamente um aparelho perdido ou furtado é muito simples, clique aqui e veja um artigo publicado aqui no site demonstrando como solicitar a operadora o bloqueio do celular pelo IMEI. Esse bloqueio não tem tempo determinado, ou seja, se você solicitou o bloqueio de um celular pelo código IMEI, esse aparelho continuará bloqueado até que você solicite o desbloqueio.


Será que compensa comprar celulares sem homologação da Anatel?
Já foi publicado aqui no Redecol Brasil um artigo intitulado: “Será que compensa comprar um MP9 e similares”, onde ficou claro os benefícios (uma enorme quantidade de funções, tais como, TV, WI-FI, câmera, memória, tela sensível ao toque, preço baixo, etc) mas também, ficou muito claro os riscos, tais como, alta exposição de sinais de radiofrequência, já que esses aparelhos não passam por teste de emissão e nem são certificados/homologados pela Anatel. Cliqueaqui e leia o artigo na íntegra.

Como encontrar o selo da Anatel no celular
Todos os celulares vendidos no Brasil devem ser certificados e homologados pela Anatel, dessa forma, para que o cliente saiba que aquele aparelho que ele adquiriu é genuíno e legalizado, existe um selo holográfico com o logotipo da Anatel que geralmente pode ser encontrado no compartimento da bateria.

Muitos celulares não homologados vendidos em feiras podem vir com um selo falso da Anatel, induzindo o consumidor a acreditar que aquele celular passou pela aprovação do órgão de regulação, por isso, é aconselhável sempre comprar celulares em lojas reconhecidas que emitem nota fiscal de compra.

4 Comentários

  1. Roubaram meu cel liguei pra LG e eles mandaram eu ligar pra minha operadora, liguei pra TIM e eles me disseram que não tem como bloquear o celular somente o CHIP.
    PELO MENOS NA TIM EU NÃO CONSEGUI BLOQUEAR MEU CELULAR, POR ISSO VOU COMPRAR UM DA VIVO AGORA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É mal vontade dos atendentes, meu celular era de 2 chips...fui em uma loja da Oi bloquear o meu chip e o aparelho e o atendente me disse q era p mim ligar no 1057. fui na vivo na hora a atendente bloqueou meu chip e meu aparelho.

    ResponderExcluir
  3. O vagabundo chamado Kleber Antunes da Silva não é chefe de fiscalização da Anatel coisa nenhuma. Ele é um simples agente da fiscalização sem qualquer nível técnico. Além do mais, pertence a uma quadrilha dentro da Anatel que pratica fraude de processos e falsas alegações para falsamente incriminar quem não faz pagamento do esquema de propina para os fiscais da Anatel.

    ResponderExcluir
  4. as operadoras tem obrigação de bloquear tanto o chip quanto o aparelho , pois na hora de vender sabvem

    ResponderExcluir