As 20 maiores cidades do Centro-Oeste brasileiro em 2012

Saiba quais são as 20 maiores cidades do Centro-Oeste brasileiro em 2012
Atualização: Saiba quais são as 20 maiores cidades do Centro-oeste em 2016.

Com base nos dados da Estimativa Populacional 2012, divulgada no dia 31 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), veja quais são os vinte municípios mais populosos da região Centro-Oeste do Brasil, em 2012. Lembrando que os dados do IBGE leva em consideração a população residente nestes municípios até o dia 01/07/2012.
Os números do IBGE mostram que Brasília é a maior cidade da região Centro-Oeste, com 2,6 milhões de habitantes, em seguida vem Goiânia, capital de Goiás, com pouco mais de 1,3 milhão e Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul com 805 mil. Com 561 mil habitantes, Cuiabá, capital do Mato Grosso, segue sendo a capital menos populosa do Centro-Oeste.

Excluindo as capitais, Aparecida de Goiânia/GO é a maior cidade do Centro-Oeste, com mais de 474 mil habitantes, seguida por outra cidade goiana, Anápolis, que tem uma população superior a 342 mil pessoas, um pouco atrás vem Várzea Grande/MT com mais de 258 mil habitantes e Rondonópolis/MT com uma população de 202 mil pessoas.

Atenção: Veja o ranking 2015 das 20 maiores cidades do Centro-Oeste.

Ranking das vinte maiores cidades do Centro-Oeste em 2012 ( Conheça as 20 maiores cidades do Centro-Oeste em 2013. )

1º) Brasília/DF
Foto aérea da zona central de Brasília
Área central de Brasília. Foto: Infobrasilia/Augusto Areal
Com 2.648.532, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil e a maior do Centro-Oeste. A cidade é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de nosso país. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. (Wikipédia).

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, que engloba 19 municípios goianos, dois mineiros, além de Brasília, possui uma população de 3,8 milhão de moradores, sendo a quinta maior aglomeração urbana do Brasil, dentre Ride’s e regiões metropolitanas.

2º) Goiânia/GO
Goiânia é a segunda maior cidade do Centro-Oeste
Imagem parcial de Goiânia. Foto: Vila Boa/Skyscrapercity
A cidade de Goiânia foi planejada para ser a capital do Estado de Goiás, sua fundação ocorreu no dia 24 de outubro de 1933. Com uma área de 739 km2, Goiânia vem passando desde a década de 1960 por um rápido crescimento populacional e segundo estimativa populacional do IBGE, em 2012, a capital goiana possui 1,33 milhão de habitantes, sendo que a região metropolitana tem mais de 2,154 milhão de moradores.

Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. Situa-se no Planalto Central e é um importante polo econômico da região,  sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura. Goiânia destaca-se entre as capitais brasileiras por possuir o maior índice de área verde por habitante do Brasil, ultrapassada apenas por Edmonton em todo o mundo. (Wikipédia).

3º) Campo Grande/MS
Campo Grande é a terceira maior cidade do Centro-Oeste
Campo Grande/MS. Foto: Fernando/skyscrapercity
Campo Grande é a capital do Estado de Mato Grosso do Sul, segundo estimativa populacional do IBGE, em 2012 a cidade possui pouco mais de 805 mil habitantes, sendo assim, a terceira cidade mais populosa da região, atrás somente de Brasília e Goiânia. Fundada no dia 26 de agosto de 1899, por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas.

Relativamente arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena. A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. (Com informações da Wikipédia).

4º) Cuiabá
Cuiabá é quarta maior cidade do Centro-Oeste
Imagem do centro de Cuiabá/MT. Foto: Italonet/skyscrapercity
Cuiabá é a capital do Estado de Mato Grosso, fundada no dia 8 de abril de 1719, de acordo com estimativa populacional do IBGE, em 2012, a cidade tem pouco mais de 561 mil habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa do Centro-Oeste Brasileiro. Cuiabá é famosa pelo seu forte calor, apesar de a temperatura no outono e inverno poder baixar esporadicamente de 10°C, causado pelas frentes frias que vêm do sul, e que pode durar apenas um dia ou até uma semana, para logo em seguida voltar ao calor habitual.

A temperatura média em Cuiabá gira em torno de 25°C. O clima é tropical e úmido. As chuvas se concentram de setembro a maio, enquanto que no resto do ano as massas de ar seco sobre o centro do Brasil inibem as formações chuvosas. As frentes frias quando se dissipam, o calor, associado à fumaça produzida pelas constantes queimadas nessa época, faz a umidade relativa do ar cair a níveis muito baixos, às vezes abaixo dos 15%.

A temperatura máxima média chega aos 35°C nos meses mais quentes, mas as máximas absolutas podem chegar aos 41°C. A mínima média em julho, o mês mais frio, é de 16,6°C. Segundo o INMET (1912-1990), a menor temperatura registrada foi de 1,2°C em 22 de junho de 1933 e a maior de 42,2°C, em 06 de outubro de 1940. (Wikipédia).

5º) Aparecida de Goiânia/GO
Aparecida de Goiânia é a quinta maior cidade do Centro-Oeste
Aparecida de Goiânia/GO. Foto: Cruvinel/Flickr
Com pouco mais de 474 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, Aparecida de Goiânia é o segundo município mais populoso do Estado de Goiás e o quinto do Centro-Oeste, o município, aliás, está localizado apenas 18 quilômetros da capital goiana.

6º) Anápolis/GO
Anápolis em Goiás é a sexta maior cidade do Centro-Oeste
Parte central de Anápolis/GO. Foto: Henrique Ans/skyscrapercity
O município de Anápolis é o terceiro maior em população do Estado de Goiás e o sexto do Centro-Oeste. De acordo com estimativa populacional do IBGE, em 2012, o município possui mais de 342 mil habitantes. Anápolis é o município mais industrializado da região Centro-Oeste, abrigando grandes empreendimentos, dentre eles, indústrias automotivas e farmacêuticas.

O município possui um PIB de 8,1 bilhões de reais, o que faz de Anápolis o município mais competitivo, rico e desenvolvido do interior do Centro-Oeste Brasileiro. Fica a 48 km de Goiânia e 139 km de Brasília. Junto com essas cidades, faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste.

7º) Várzea Grande/MT
Várzea Grande/MT. Foto Secom
O município de Várzea Grande está apenas 6 quilômetros de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, com mais de 258 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, o município é o segundo mais populoso do estado e o sétimo do Centro-Oeste. Um aspecto interessante em relação à Várzea Grande, é que o município está em conurbação com a capital Cuiabá, separadas apenas pelo rio Cuiabá.

8º) Rondonópolis/MT
Rondonópolis é a oitava maior cidade do Centro-Oeste
Vista de Rondonópolis/MT. Foto: José Neto/skyscrapercity
O município de Rondonópolis é o terceiro mais populoso do Estado de Mato Grosso, sendo superado apenas pela capital Cuiabá e Várzea Grande. Segundo estimativa populacional do IBGE, em 2012, Rondonópolis possui mais de 202 mil habitantes, colocando-o como o oitavo mais populoso da região Centro-Oeste.

Rondonópolis está a 210 quilômetros de distância de Cuiabá, sendo que os principais acessos ao município se dão pela BR 364 e BR 163, que também são importantes vias de escoamento da grande produção do município. Segundo o Wikipédia, esta localização estratégica faz com que Rondonópolis se consolide a cada ano, como Pólo Industrial do Centro-Oeste. Nos próximos anos também, os trilhos da Ferronorte devem chegar próximos à cidade e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região devido entre outros fatores, à implantação do Porto Seco. O Porto Seco, que é uma zona exportadora, irá reduzir os custos de exportação da produção local e estadual.

9º) Dourados/MS
Dourados é a nona maior cidade do Centro-Oeste
Vista aérea de Dourados/MS. Foto: SECOM
Com mais de 200 mil habitantes, segundo estimativa populacional 2012 do IBGE, Dourados é o segundo município mais populoso do Estado do Mato Grosso do Sul, atrás somente da capital Campo Grande e o nono da região Centro-Oeste. O município está a 235 quilômetros de distância da capital do Estado e se consolida como um grande pólo agropecuário, de serviços e universitário.

10º) Rio Verde/GO
Rio Verde é a décima maior cidade do Centro-Oeste
Vista parcial de Rio Verde/GO. Foto:  Lucas José/skyscrapercity
O município de Rio Verde possui, uma população de 185 mil habitantes, de acordo com estimativa populacional do IBGE 2012, sendo o quarto mais populoso de Goiás e o décimo do Centro-Oeste. Distante 238 quilômetros da capital do Estado, Goiânia, o crescimento do município é alavancado pelo agronegócio e principalmente pelas várias agroindústrias da região, destaque para a cooperativa COMIGO, Cargill, Brejeiro e Perdigão.

Rio Verde ainda se destaca no processamento industrial de carnes de aves e suínos, indústrias no segmento de embalagens metálica, plástica e celulose. Bem como também de implementos rodoviários.

11º) Luziânia/GO
Luziânia é a décima primeira maior cidade do Centro-Oeste
Vista parcial de Luziânia/GO. Foto: Leandro Areco/skyscrapercity
O pujante município de Luziânia está localizado na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, mais conhecida como região do Entorno, distante apenas 58 quilômetros de Brasília a qual mantém estreitas relações. A estimativa populacional do IBGE mostra que em 2012, Luziânia possui mais de 179 mil habitantes, sendo o quinto maior município de Goiás em população e o décimo primeiro da região Centro-Oeste. Luziânia está a 196 quilômetros de distância de Goiânia, capital do Estado de Goiás.

Nos últimos anos, Luziânia vem deixando de ser uma cidade dormitório de Brasília e se tornando um dos principais pólos agroindustriais, de serviços e comerciais de Goiás. Grandes indústrias estão instaladas no município, tais como, a Minuano, Bunge, Brasfrigo, dentre outras e a construção de grandes empreendimentos energéticos, como as usinas de Corumbá IV e Corumbá III vem movimentando a economia local, atraindo mais investimentos. Recentemente o município ganhou o Luziânia Shopping, moderno centro de compras e entretenimento, com grande variedade de lojas e salas de cinema. No município também está sendo erguido o maior edifício do interior de Goiás, o Residencial Itália, que terá ao todo 32 andares e duas torres, sendo que o térreo é o local onde está instalado o Luziânia Shopping.

12º) Águas Lindas de Goiás/GO
Águas Lindas de Goiás é a décima segunda maior cidade do Centro-Oeste
Águas Lindas de Goiás/GO. Foto: Wikipédia.
O município de Águas Lindas de Goiás é um dos casos mais emblemáticos na história urbana brasileira, em 1995, o município era apenas um pequeno Distrito chamado de Barragem, localizado às margens de um lixão e próximo à divisa do Estado de Goiás com o Distrito Federal, na época sua população era estimada em pouco mais de 5 mil moradores. No dia 27 de dezembro de 1995, o então distrito foi desmembrado do município de Santo Antônio do Descoberto, também em Goiás, sendo-lhe dado o nome de Águas Lindas de Goiás, já nessa época, a nova cidade começou a crescer de forma assustadora devido à exploração imobiliária, que aproveitava a proximidade com o Distrito Federal e vendia lotes a preços muito baixos, atraindo milhares de pessoas de todo o Brasil, principalmente do Nordeste.

Águas Lindas de Goiás que está a apenas 40 quilômetros do centro de Brasília, cresceu muito rapidamente, se em 1995 o município tinha 5 mil moradores, em 2012, segundo estimativa populacional do IBGE, sua população atingiu mais de 167 mil habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa de Goiás e a décima segunda da região Centro-Oeste. O município não possui grandes indústrias, mas o seu comércio vem se fortalecendo e recentemente foi inaugurado um grande shopping center, ainda sim, grande parte de sua população se desloca diariamente ao Distrito Federal para trabalhar, estudar e se divertir.

13º) Valparaíso de Goiás/GO
Águas Lindas de Goiás é a décima terceira maior cidade do Centro-Oeste
Vista Parcial de Valparaíso de Goiás. Foto: Mais Comunidade
O município de Valparaíso de Goiás foi fundado no dia 15 de junho de 1995, no entanto, ainda em 1979, o então prefeito do município de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou um pequeno núcleo urbano em função da construção de Brasília, chamado de Valparaíso I, o local tinha 864 casas, uma escola da rede estadual e um pequeno prédio que abrigava a administração local.

A população do lugar tinha que conviver com a falta de transporte público regular dentro do núcleo urbano e frequentemente faltava água (o que ainda ocorre em vários bairros hoje em dia), além disso, o local praticamente não tinha comércio. O pequeno núcleo urbano, construído pela extinta construtora Encol, foi desmembrado do município de Luziânia em 1995 e como homenagem a um engenheiro desconhecido natural da cidade de Valparaíso, no Chile, o novo município goiano foi batizado de Valparaíso de Goiás, distante 185 quilômetros de Goiânia, capital do Estado.

Hoje a realidade é bem diferente, Valparaíso possui mais de 138 mil moradores, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, sendo o sétimo município mais populoso de Goiás e o décimo terceiro da região Centro-Oeste. A economia do município é impulsionada pelo forte e variado comércio local, com shopping center e grandes redes varejistas, sua população encontra praticamente tudo que procura em sua própria cidade.

Além disso, por estar a 30 quilômetros de distância do centro de Brasília, Valparaíso vem atraindo grandes empreendimentos imobiliários que por consequência atrai mais investimentos e fomenta ainda mais o desenvolvimento da cidade goiana, que na realidade, lembra mais uma região administrativa de Brasília que um município do estado de Goiás.

14º) Sinop/MT
Sinop é a décima quarta maior cidade do Centro-Oeste
Imagem aérea da cidade de Sinop/MT. Foto: Skyscrapercity
Segundo estimativa populacional do IBGE, em 2012 o município de Sinop possui mais de 118 mil habitantes, sendo  o quarto mais populoso do estado de Mato Grosso e o décimo quarto do Centro-Oeste. No início dos anos 70, tem início a construção de uma cidade no Norte de Mato Grosso originada de uma empresa, a Sinop Terras, que se origina da Gleba Celeste, dividida em 5 lotes.

A construção de Sinop se assemelha a construção de Brasília, ocorrida mais de 10 anos antes, pois tanto uma quanto a outra foram construídas muito rapidamente (em poucos anos) e a colonização inicialmente se deu por paranaenses, mas logo, num fenômeno de explosão populacional, se estendeu aos brasileiros de todas as regiões do país, principalmente do Sul, Nordeste e Norte do Brasil. (Wikiédia).

15º) Trindade/GO
Trindade é a décima quinta maior cidade do Centro-Oeste
Trindade/GO. Foto: Mochileiro
Com uma população de 107 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, o município de Trindade é o oitavo mais populoso de Goiás e o décimo quinto do Centro-Oeste, distante apenas 18 quilômetros de Goiânia, capital do estado, o município é conhecido nacionalmente por sediar a Basílica do Divino Pai Eterno, local que atrai milhões de romeiros católicos todos os anos.

Muita gente se pergunta por que a cidade de Trindade não ostenta grandes edifícios, mesmo sendo um cidade de porte médio e próximo à Goiânia, a explicação é de que existe diretrizes federal e estadual que proíbe a construção de prédios (residenciais ou comerciais) com altura superior à Igreja Basílica, ponto turístico do município.

16º) Três Lagoas/MS
Três Lagoas é a décima sexta maior cidade do Centro-Oeste
Cidade de Três Lagoas/MS. Foto: MS Hoje
O município de Três Lagoas, distante 339 quilômetros de Campo Grande, capital do estado, possui mais de 105 mil habitantes, de acordo com estimativa populacional do IBGE 2012, sendo assim, o terceiro maior em número de habitantes do Estado de Mato Grosso do Sul e o décimo sexto do Centro-Oeste.

A cidade apresenta uma razoável distribuição de renda e não possui bolsões de pobreza. Trata-se de um centro regional e tem todas as amenidades necessárias em um centro urbano, além de fornecer aos seus cidadãos alta qualidade de vida.

Situada em um entroncamento das malhas viária, fluvial e ferroviária do Brasil, possui acesso privilegiado às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país e a países da América do Sul. Devido a isto, à disposição de energia, água, matéria-prima e mão-de-obra, a cidade no momento passa por uma fase de transição econômica e rápida industrialização. Apresenta, ainda, grande potencial turístico. Três Lagoas tem recebido bilhões de dólares em investimentos, sendo  apontada pela Revista Exame como um dos mais promissores polos de desenvolvimento do Brasil.

17º) Corumbá/MS
Corumbá é a décima sétima maior cidade do Centro-Oeste
Vista parcial de Corumbá/MS. Foto: Anderson Gallo/Flickr
Conhecida como a capital do Pantanal, Corumbá está localizada na margem esquerda do rio Paraguai, na fronteira com a Bolívia. Segundo estimativa populacional do IBGE 2012, Corumbá tem mais de 104 mil habitantes, sendo a quarta maior cidade em número de habitantes do estado de Mato Grosso do Sul e a décima sétima da região Centro-Oeste.

Corumbá está distante 420 quilômetros da capital Campo Grande, o município possui um dos principais portos do país, por onde passam bilhões de reais em produtos, importados e exportados pelo Brasil. A cidade forma uma conurbação internacional com as cidades de Ladário/MS, Puerto Quijarro (Bolívia) e Puerto Suarez, também na Bolívia, formando uma população de aproximadamente 150 mil habitantes.

18º) Formosa/GO
Formosa é a décima oitava maior cidade do Centro-Oeste
Imagem aérea de Formosa/GO. Foto: Secom
O município de Formosa, distante 75 quilômetros de Brasília e localizado na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, possui mais de 103 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, sendo o nono município mais populoso de Goiás e o décimo oitavo da região Centro-Oeste.

A economia de Formosa é impulsionada pela agropecuária, serviços e pequenas indústrias. Outra atividade que se destaca no município é o turismo, o principal ponto de atração é a Cachoeira do Itiquira, localizada num parque de mesmo nome a 34 quilômetros do centro da cidade, esta cachoeira possui uma queda de 168 metros de altura, sendo uma das maiores do mundo.

19º) Novo Gama/GO
Novo Gama é a décima nona maior cidade do Centro-Oeste do Brasil
Vista parcial de Novo Gama/GO. Foto: Cia Novo Gama

O município goiano de Novo Gama está a 34 quilômetros do centro de Brasília e faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, sendo considerada uma cidade dormitório, onde uma grande parcela de sua população se desloca diariamente ao Distrito Federal e só retorna à noite. Novo Gama foi desmembrado de Luziânia e emancipado no dia 19 de julho de 1995, em 2012, segundo estimativa populacional do IBGE, sua população é de pouco mais de 98 mil habitantes, o que o torna o décimo município mais populoso de Goiás e o décimo nono da região Centro-Oeste.

A zona urbana de Novo Gama é conurbana ao município de Valparaíso de Goiás e separada apenas por uma rodovia da região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, além disso, o município está a pouco mais de quatro quilômetros da região administrativa do Gama, também no Distrito Federal. A cidade esta a 177 quilômetros de Goiânia, capital de Goiás, a qual mantém pouca identificação e assim como Valparaíso de Goiás, Novo Gama lembra mais uma região administrativa do Distrito Federal que um município goiano.

20º) Itumbiara/GO
Itumbiara é a vigésima maior cidade do Centro-Oeste brasileiro
Imagem parcial de Itumbiara/GO. Foto: Skyscrapercity
Com uma população de pouco mais de 94 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, Itumbiara é o décimo primeiro município mais populoso de Goiás e o vigésimo da região Centro-Oeste. Localizado na divisa entre Goiás e Minas Gerais, Itumbiara é conhecida como o portal de entrada do estado.

O Produto Interno Bruto - PIB de Itumbiara é o sétimo maior de Goiás, destacando-se na área de prestação de serviços. Nos dados do IBGE de 2009, o município possuía R$ 2.151,447 milhões no seu Produto Interno Bruto e o PIB per Capita de R$ 23.175,70, colocando o município na 210ª posição entre os municípios brasileiros, em relação ao PIB.

De todo o PIB da cidade, 104 313 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária (setor primário), 631.688 milhões são da indústria (secundário), 261.849 milhões são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios e 1.049,248 milhões são de prestações de serviços (terciário). O setor terciário atualmente é a principal fonte geradora do PIB itumbiarense. O município também é um dos mais competitivos municípios goianos. Por possuir um fácil acesso ao Sul e Sudeste do país, o escoamento da produção é facilitado. Isso é o principal fator de contribuição para a produção, expansão e instalação de novas agroindústrias no Diagri – Distrito Agroindustrial de Itumbiara, o que favorece o crescimento e desenvolvimento da economia local. Itumbiara é o maior exportador goiano. (Wikipédia).


População e ranking das 20 cidades mais populosas da região Centro-Oeste, em 2012
Veja abaixo o número de habitantes das vinte maiores cidades em número de habitantes da região Centro-Oeste em 2012, lembrando que os dados divulgados pelo IBGE em 31 de agosto de 2012 e faz parte da estimativa populacional 2012: 
Relação dos 20 municípios mais populosos do Centro-Oeste, em 2012.
Ranking
UF
Município
População
DF
Brasília
                  2.648.532
GO
Goiânia
                  1.333.767
MS
Campo Grande
                     805.397
MT
Cuiabá
                     561.329
GO
Aparecida de Goiânia
                     474.219
GO
Anápolis
                     342.347
MT
Várzea Grande
                     258.208
MT
Rondonópolis
                     202.309
MS
Dourados
                     200.729
10ª
GO
Rio Verde
                     185.465
11ª
GO
Luziânia
                     179.582
12ª
GO
Águas Lindas de Goiás
                     167.477
13ª
GO
Valparaíso de Goiás
                     138.740
14ª
MT
Sinop
                     118.833
15ª
GO
Trindade
                     107.966
16ª
MS
Três Lagoas
                     105.224
17ª
MS
Corumbá
                     104.912
18ª
GO
Formosa
                     103.322
19ª
GO
Novo Gama
                       98.135
20ª
GO
Itumbiara
                       94.613
Total:


                  8.231.106
Fonte: Estimativa Populacional do IBGE/2012 – Edição: Redecol Brasil


Comente com sua conta do Facebook