As 20 maiores cidades do Centro-Oeste brasileiro em 2012

Saiba quais são as 20 maiores cidades do Centro-Oeste brasileiro em 2012
Atualização: Saiba quais são as 20 maiores cidades do Centro-oeste em 2016.

Com base nos dados da Estimativa Populacional 2012, divulgada no dia 31 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), veja quais são os vinte municípios mais populosos da região Centro-Oeste do Brasil, em 2012. Lembrando que os dados do IBGE leva em consideração a população residente nestes municípios até o dia 01/07/2012.
Os números do IBGE mostram que Brasília é a maior cidade da região Centro-Oeste, com 2,6 milhões de habitantes, em seguida vem Goiânia, capital de Goiás, com pouco mais de 1,3 milhão e Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul com 805 mil. Com 561 mil habitantes, Cuiabá, capital do Mato Grosso, segue sendo a capital menos populosa do Centro-Oeste.

Excluindo as capitais, Aparecida de Goiânia/GO é a maior cidade do Centro-Oeste, com mais de 474 mil habitantes, seguida por outra cidade goiana, Anápolis, que tem uma população superior a 342 mil pessoas, um pouco atrás vem Várzea Grande/MT com mais de 258 mil habitantes e Rondonópolis/MT com uma população de 202 mil pessoas.

Atenção: Veja o ranking 2015 das 20 maiores cidades do Centro-Oeste.

Ranking das vinte maiores cidades do Centro-Oeste em 2012 ( Conheça as 20 maiores cidades do Centro-Oeste em 2013. )

1º) Brasília/DF
Foto aérea da zona central de Brasília
Área central de Brasília. Foto: Infobrasilia/Augusto Areal
Com 2.648.532, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil e a maior do Centro-Oeste. A cidade é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de nosso país. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. (Wikipédia).

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, que engloba 19 municípios goianos, dois mineiros, além de Brasília, possui uma população de 3,8 milhão de moradores, sendo a quinta maior aglomeração urbana do Brasil, dentre Ride’s e regiões metropolitanas.

2º) Goiânia/GO
Goiânia é a segunda maior cidade do Centro-Oeste
Imagem parcial de Goiânia. Foto: Vila Boa/Skyscrapercity
A cidade de Goiânia foi planejada para ser a capital do Estado de Goiás, sua fundação ocorreu no dia 24 de outubro de 1933. Com uma área de 739 km2, Goiânia vem passando desde a década de 1960 por um rápido crescimento populacional e segundo estimativa populacional do IBGE, em 2012, a capital goiana possui 1,33 milhão de habitantes, sendo que a região metropolitana tem mais de 2,154 milhão de moradores.

Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. Situa-se no Planalto Central e é um importante polo econômico da região,  sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura. Goiânia destaca-se entre as capitais brasileiras por possuir o maior índice de área verde por habitante do Brasil, ultrapassada apenas por Edmonton em todo o mundo. (Wikipédia).

3º) Campo Grande/MS
Campo Grande é a terceira maior cidade do Centro-Oeste
Campo Grande/MS. Foto: Fernando/skyscrapercity
Campo Grande é a capital do Estado de Mato Grosso do Sul, segundo estimativa populacional do IBGE, em 2012 a cidade possui pouco mais de 805 mil habitantes, sendo assim, a terceira cidade mais populosa da região, atrás somente de Brasília e Goiânia. Fundada no dia 26 de agosto de 1899, por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas.

Relativamente arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena. A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. (Com informações da Wikipédia).

4º) Cuiabá
Cuiabá é quarta maior cidade do Centro-Oeste
Imagem do centro de Cuiabá/MT. Foto: Italonet/skyscrapercity
Cuiabá é a capital do Estado de Mato Grosso, fundada no dia 8 de abril de 1719, de acordo com estimativa populacional do IBGE, em 2012, a cidade tem pouco mais de 561 mil habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa do Centro-Oeste Brasileiro. Cuiabá é famosa pelo seu forte calor, apesar de a temperatura no outono e inverno poder baixar esporadicamente de 10°C, causado pelas frentes frias que vêm do sul, e que pode durar apenas um dia ou até uma semana, para logo em seguida voltar ao calor habitual.

A temperatura média em Cuiabá gira em torno de 25°C. O clima é tropical e úmido. As chuvas se concentram de setembro a maio, enquanto que no resto do ano as massas de ar seco sobre o centro do Brasil inibem as formações chuvosas. As frentes frias quando se dissipam, o calor, associado à fumaça produzida pelas constantes queimadas nessa época, faz a umidade relativa do ar cair a níveis muito baixos, às vezes abaixo dos 15%.

A temperatura máxima média chega aos 35°C nos meses mais quentes, mas as máximas absolutas podem chegar aos 41°C. A mínima média em julho, o mês mais frio, é de 16,6°C. Segundo o INMET (1912-1990), a menor temperatura registrada foi de 1,2°C em 22 de junho de 1933 e a maior de 42,2°C, em 06 de outubro de 1940. (Wikipédia).

5º) Aparecida de Goiânia/GO
Aparecida de Goiânia é a quinta maior cidade do Centro-Oeste
Aparecida de Goiânia/GO. Foto: Cruvinel/Flickr
Com pouco mais de 474 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, Aparecida de Goiânia é o segundo município mais populoso do Estado de Goiás e o quinto do Centro-Oeste, o município, aliás, está localizado apenas 18 quilômetros da capital goiana.

6º) Anápolis/GO
Anápolis em Goiás é a sexta maior cidade do Centro-Oeste
Parte central de Anápolis/GO. Foto: Henrique Ans/skyscrapercity
O município de Anápolis é o terceiro maior em população do Estado de Goiás e o sexto do Centro-Oeste. De acordo com estimativa populacional do IBGE, em 2012, o município possui mais de 342 mil habitantes. Anápolis é o município mais industrializado da região Centro-Oeste, abrigando grandes empreendimentos, dentre eles, indústrias automotivas e farmacêuticas.

O município possui um PIB de 8,1 bilhões de reais, o que faz de Anápolis o município mais competitivo, rico e desenvolvido do interior do Centro-Oeste Brasileiro. Fica a 48 km de Goiânia e 139 km de Brasília. Junto com essas cidades, faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste.

7º) Várzea Grande/MT
Várzea Grande/MT. Foto Secom
O município de Várzea Grande está apenas 6 quilômetros de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, com mais de 258 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, o município é o segundo mais populoso do estado e o sétimo do Centro-Oeste. Um aspecto interessante em relação à Várzea Grande, é que o município está em conurbação com a capital Cuiabá, separadas apenas pelo rio Cuiabá.

8º) Rondonópolis/MT
Rondonópolis é a oitava maior cidade do Centro-Oeste
Vista de Rondonópolis/MT. Foto: José Neto/skyscrapercity
O município de Rondonópolis é o terceiro mais populoso do Estado de Mato Grosso, sendo superado apenas pela capital Cuiabá e Várzea Grande. Segundo estimativa populacional do IBGE, em 2012, Rondonópolis possui mais de 202 mil habitantes, colocando-o como o oitavo mais populoso da região Centro-Oeste.

Rondonópolis está a 210 quilômetros de distância de Cuiabá, sendo que os principais acessos ao município se dão pela BR 364 e BR 163, que também são importantes vias de escoamento da grande produção do município. Segundo o Wikipédia, esta localização estratégica faz com que Rondonópolis se consolide a cada ano, como Pólo Industrial do Centro-Oeste. Nos próximos anos também, os trilhos da Ferronorte devem chegar próximos à cidade e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região devido entre outros fatores, à implantação do Porto Seco. O Porto Seco, que é uma zona exportadora, irá reduzir os custos de exportação da produção local e estadual.

9º) Dourados/MS
Dourados é a nona maior cidade do Centro-Oeste
Vista aérea de Dourados/MS. Foto: SECOM
Com mais de 200 mil habitantes, segundo estimativa populacional 2012 do IBGE, Dourados é o segundo município mais populoso do Estado do Mato Grosso do Sul, atrás somente da capital Campo Grande e o nono da região Centro-Oeste. O município está a 235 quilômetros de distância da capital do Estado e se consolida como um grande pólo agropecuário, de serviços e universitário.

10º) Rio Verde/GO
Rio Verde é a décima maior cidade do Centro-Oeste
Vista parcial de Rio Verde/GO. Foto:  Lucas José/skyscrapercity
O município de Rio Verde possui, uma população de 185 mil habitantes, de acordo com estimativa populacional do IBGE 2012, sendo o quarto mais populoso de Goiás e o décimo do Centro-Oeste. Distante 238 quilômetros da capital do Estado, Goiânia, o crescimento do município é alavancado pelo agronegócio e principalmente pelas várias agroindústrias da região, destaque para a cooperativa COMIGO, Cargill, Brejeiro e Perdigão.

Rio Verde ainda se destaca no processamento industrial de carnes de aves e suínos, indústrias no segmento de embalagens metálica, plástica e celulose. Bem como também de implementos rodoviários.

11º) Luziânia/GO
Luziânia é a décima primeira maior cidade do Centro-Oeste
Vista parcial de Luziânia/GO. Foto: Leandro Areco/skyscrapercity
O pujante município de Luziânia está localizado na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, mais conhecida como região do Entorno, distante apenas 58 quilômetros de Brasília a qual mantém estreitas relações. A estimativa populacional do IBGE mostra que em 2012, Luziânia possui mais de 179 mil habitantes, sendo o quinto maior município de Goiás em população e o décimo primeiro da região Centro-Oeste. Luziânia está a 196 quilômetros de distância de Goiânia, capital do Estado de Goiás.

Nos últimos anos, Luziânia vem deixando de ser uma cidade dormitório de Brasília e se tornando um dos principais pólos agroindustriais, de serviços e comerciais de Goiás. Grandes indústrias estão instaladas no município, tais como, a Minuano, Bunge, Brasfrigo, dentre outras e a construção de grandes empreendimentos energéticos, como as usinas de Corumbá IV e Corumbá III vem movimentando a economia local, atraindo mais investimentos. Recentemente o município ganhou o Luziânia Shopping, moderno centro de compras e entretenimento, com grande variedade de lojas e salas de cinema. No município também está sendo erguido o maior edifício do interior de Goiás, o Residencial Itália, que terá ao todo 32 andares e duas torres, sendo que o térreo é o local onde está instalado o Luziânia Shopping.

12º) Águas Lindas de Goiás/GO
Águas Lindas de Goiás é a décima segunda maior cidade do Centro-Oeste
Águas Lindas de Goiás/GO. Foto: Wikipédia.
O município de Águas Lindas de Goiás é um dos casos mais emblemáticos na história urbana brasileira, em 1995, o município era apenas um pequeno Distrito chamado de Barragem, localizado às margens de um lixão e próximo à divisa do Estado de Goiás com o Distrito Federal, na época sua população era estimada em pouco mais de 5 mil moradores. No dia 27 de dezembro de 1995, o então distrito foi desmembrado do município de Santo Antônio do Descoberto, também em Goiás, sendo-lhe dado o nome de Águas Lindas de Goiás, já nessa época, a nova cidade começou a crescer de forma assustadora devido à exploração imobiliária, que aproveitava a proximidade com o Distrito Federal e vendia lotes a preços muito baixos, atraindo milhares de pessoas de todo o Brasil, principalmente do Nordeste.

Águas Lindas de Goiás que está a apenas 40 quilômetros do centro de Brasília, cresceu muito rapidamente, se em 1995 o município tinha 5 mil moradores, em 2012, segundo estimativa populacional do IBGE, sua população atingiu mais de 167 mil habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa de Goiás e a décima segunda da região Centro-Oeste. O município não possui grandes indústrias, mas o seu comércio vem se fortalecendo e recentemente foi inaugurado um grande shopping center, ainda sim, grande parte de sua população se desloca diariamente ao Distrito Federal para trabalhar, estudar e se divertir.

13º) Valparaíso de Goiás/GO
Águas Lindas de Goiás é a décima terceira maior cidade do Centro-Oeste
Vista Parcial de Valparaíso de Goiás. Foto: Mais Comunidade
O município de Valparaíso de Goiás foi fundado no dia 15 de junho de 1995, no entanto, ainda em 1979, o então prefeito do município de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou um pequeno núcleo urbano em função da construção de Brasília, chamado de Valparaíso I, o local tinha 864 casas, uma escola da rede estadual e um pequeno prédio que abrigava a administração local.

A população do lugar tinha que conviver com a falta de transporte público regular dentro do núcleo urbano e frequentemente faltava água (o que ainda ocorre em vários bairros hoje em dia), além disso, o local praticamente não tinha comércio. O pequeno núcleo urbano, construído pela extinta construtora Encol, foi desmembrado do município de Luziânia em 1995 e como homenagem a um engenheiro desconhecido natural da cidade de Valparaíso, no Chile, o novo município goiano foi batizado de Valparaíso de Goiás, distante 185 quilômetros de Goiânia, capital do Estado.

Hoje a realidade é bem diferente, Valparaíso possui mais de 138 mil moradores, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, sendo o sétimo município mais populoso de Goiás e o décimo terceiro da região Centro-Oeste. A economia do município é impulsionada pelo forte e variado comércio local, com shopping center e grandes redes varejistas, sua população encontra praticamente tudo que procura em sua própria cidade.

Além disso, por estar a 30 quilômetros de distância do centro de Brasília, Valparaíso vem atraindo grandes empreendimentos imobiliários que por consequência atrai mais investimentos e fomenta ainda mais o desenvolvimento da cidade goiana, que na realidade, lembra mais uma região administrativa de Brasília que um município do estado de Goiás.

14º) Sinop/MT
Sinop é a décima quarta maior cidade do Centro-Oeste
Imagem aérea da cidade de Sinop/MT. Foto: Skyscrapercity
Segundo estimativa populacional do IBGE, em 2012 o município de Sinop possui mais de 118 mil habitantes, sendo  o quarto mais populoso do estado de Mato Grosso e o décimo quarto do Centro-Oeste. No início dos anos 70, tem início a construção de uma cidade no Norte de Mato Grosso originada de uma empresa, a Sinop Terras, que se origina da Gleba Celeste, dividida em 5 lotes.

A construção de Sinop se assemelha a construção de Brasília, ocorrida mais de 10 anos antes, pois tanto uma quanto a outra foram construídas muito rapidamente (em poucos anos) e a colonização inicialmente se deu por paranaenses, mas logo, num fenômeno de explosão populacional, se estendeu aos brasileiros de todas as regiões do país, principalmente do Sul, Nordeste e Norte do Brasil. (Wikiédia).

15º) Trindade/GO
Trindade é a décima quinta maior cidade do Centro-Oeste
Trindade/GO. Foto: Mochileiro
Com uma população de 107 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, o município de Trindade é o oitavo mais populoso de Goiás e o décimo quinto do Centro-Oeste, distante apenas 18 quilômetros de Goiânia, capital do estado, o município é conhecido nacionalmente por sediar a Basílica do Divino Pai Eterno, local que atrai milhões de romeiros católicos todos os anos.

Muita gente se pergunta por que a cidade de Trindade não ostenta grandes edifícios, mesmo sendo um cidade de porte médio e próximo à Goiânia, a explicação é de que existe diretrizes federal e estadual que proíbe a construção de prédios (residenciais ou comerciais) com altura superior à Igreja Basílica, ponto turístico do município.

16º) Três Lagoas/MS
Três Lagoas é a décima sexta maior cidade do Centro-Oeste
Cidade de Três Lagoas/MS. Foto: MS Hoje
O município de Três Lagoas, distante 339 quilômetros de Campo Grande, capital do estado, possui mais de 105 mil habitantes, de acordo com estimativa populacional do IBGE 2012, sendo assim, o terceiro maior em número de habitantes do Estado de Mato Grosso do Sul e o décimo sexto do Centro-Oeste.

A cidade apresenta uma razoável distribuição de renda e não possui bolsões de pobreza. Trata-se de um centro regional e tem todas as amenidades necessárias em um centro urbano, além de fornecer aos seus cidadãos alta qualidade de vida.

Situada em um entroncamento das malhas viária, fluvial e ferroviária do Brasil, possui acesso privilegiado às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país e a países da América do Sul. Devido a isto, à disposição de energia, água, matéria-prima e mão-de-obra, a cidade no momento passa por uma fase de transição econômica e rápida industrialização. Apresenta, ainda, grande potencial turístico. Três Lagoas tem recebido bilhões de dólares em investimentos, sendo  apontada pela Revista Exame como um dos mais promissores polos de desenvolvimento do Brasil.

17º) Corumbá/MS
Corumbá é a décima sétima maior cidade do Centro-Oeste
Vista parcial de Corumbá/MS. Foto: Anderson Gallo/Flickr
Conhecida como a capital do Pantanal, Corumbá está localizada na margem esquerda do rio Paraguai, na fronteira com a Bolívia. Segundo estimativa populacional do IBGE 2012, Corumbá tem mais de 104 mil habitantes, sendo a quarta maior cidade em número de habitantes do estado de Mato Grosso do Sul e a décima sétima da região Centro-Oeste.

Corumbá está distante 420 quilômetros da capital Campo Grande, o município possui um dos principais portos do país, por onde passam bilhões de reais em produtos, importados e exportados pelo Brasil. A cidade forma uma conurbação internacional com as cidades de Ladário/MS, Puerto Quijarro (Bolívia) e Puerto Suarez, também na Bolívia, formando uma população de aproximadamente 150 mil habitantes.

18º) Formosa/GO
Formosa é a décima oitava maior cidade do Centro-Oeste
Imagem aérea de Formosa/GO. Foto: Secom
O município de Formosa, distante 75 quilômetros de Brasília e localizado na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, possui mais de 103 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, sendo o nono município mais populoso de Goiás e o décimo oitavo da região Centro-Oeste.

A economia de Formosa é impulsionada pela agropecuária, serviços e pequenas indústrias. Outra atividade que se destaca no município é o turismo, o principal ponto de atração é a Cachoeira do Itiquira, localizada num parque de mesmo nome a 34 quilômetros do centro da cidade, esta cachoeira possui uma queda de 168 metros de altura, sendo uma das maiores do mundo.

19º) Novo Gama/GO
Novo Gama é a décima nona maior cidade do Centro-Oeste do Brasil
Vista parcial de Novo Gama/GO. Foto: Cia Novo Gama

O município goiano de Novo Gama está a 34 quilômetros do centro de Brasília e faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, sendo considerada uma cidade dormitório, onde uma grande parcela de sua população se desloca diariamente ao Distrito Federal e só retorna à noite. Novo Gama foi desmembrado de Luziânia e emancipado no dia 19 de julho de 1995, em 2012, segundo estimativa populacional do IBGE, sua população é de pouco mais de 98 mil habitantes, o que o torna o décimo município mais populoso de Goiás e o décimo nono da região Centro-Oeste.

A zona urbana de Novo Gama é conurbana ao município de Valparaíso de Goiás e separada apenas por uma rodovia da região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, além disso, o município está a pouco mais de quatro quilômetros da região administrativa do Gama, também no Distrito Federal. A cidade esta a 177 quilômetros de Goiânia, capital de Goiás, a qual mantém pouca identificação e assim como Valparaíso de Goiás, Novo Gama lembra mais uma região administrativa do Distrito Federal que um município goiano.

20º) Itumbiara/GO
Itumbiara é a vigésima maior cidade do Centro-Oeste brasileiro
Imagem parcial de Itumbiara/GO. Foto: Skyscrapercity
Com uma população de pouco mais de 94 mil habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE 2012, Itumbiara é o décimo primeiro município mais populoso de Goiás e o vigésimo da região Centro-Oeste. Localizado na divisa entre Goiás e Minas Gerais, Itumbiara é conhecida como o portal de entrada do estado.

O Produto Interno Bruto - PIB de Itumbiara é o sétimo maior de Goiás, destacando-se na área de prestação de serviços. Nos dados do IBGE de 2009, o município possuía R$ 2.151,447 milhões no seu Produto Interno Bruto e o PIB per Capita de R$ 23.175,70, colocando o município na 210ª posição entre os municípios brasileiros, em relação ao PIB.

De todo o PIB da cidade, 104 313 mil reais é o valor adicionado bruto da agropecuária (setor primário), 631.688 milhões são da indústria (secundário), 261.849 milhões são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios e 1.049,248 milhões são de prestações de serviços (terciário). O setor terciário atualmente é a principal fonte geradora do PIB itumbiarense. O município também é um dos mais competitivos municípios goianos. Por possuir um fácil acesso ao Sul e Sudeste do país, o escoamento da produção é facilitado. Isso é o principal fator de contribuição para a produção, expansão e instalação de novas agroindústrias no Diagri – Distrito Agroindustrial de Itumbiara, o que favorece o crescimento e desenvolvimento da economia local. Itumbiara é o maior exportador goiano. (Wikipédia).


População e ranking das 20 cidades mais populosas da região Centro-Oeste, em 2012
Veja abaixo o número de habitantes das vinte maiores cidades em número de habitantes da região Centro-Oeste em 2012, lembrando que os dados divulgados pelo IBGE em 31 de agosto de 2012 e faz parte da estimativa populacional 2012: 
Relação dos 20 municípios mais populosos do Centro-Oeste, em 2012.
Ranking
UF
Município
População
DF
Brasília
                  2.648.532
GO
Goiânia
                  1.333.767
MS
Campo Grande
                     805.397
MT
Cuiabá
                     561.329
GO
Aparecida de Goiânia
                     474.219
GO
Anápolis
                     342.347
MT
Várzea Grande
                     258.208
MT
Rondonópolis
                     202.309
MS
Dourados
                     200.729
10ª
GO
Rio Verde
                     185.465
11ª
GO
Luziânia
                     179.582
12ª
GO
Águas Lindas de Goiás
                     167.477
13ª
GO
Valparaíso de Goiás
                     138.740
14ª
MT
Sinop
                     118.833
15ª
GO
Trindade
                     107.966
16ª
MS
Três Lagoas
                     105.224
17ª
MS
Corumbá
                     104.912
18ª
GO
Formosa
                     103.322
19ª
GO
Novo Gama
                       98.135
20ª
GO
Itumbiara
                       94.613
Total:


                  8.231.106
Fonte: Estimativa Populacional do IBGE/2012 – Edição: Redecol Brasil

72 Comentários

  1. O municipio de Varzea Grande NÃO fica a 06 (seis) quilometros de Cuiabá e sim apenas pela divisória do RIO. Cuiabá hoje, faz parte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, instituída em 2009, pela lei complementar estadual nº 359 após a extinção da aglomeração urbana de Cuiabá e Várzea Grande. Desta forma, A GRANDE CUIABÁ hoje é considerada uma regiáo metropolitana com aproximadamente 860 mil habitantes. Para maiores informações acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_do_Vale_do_Rio_Cuiab%C3%A1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o ranking 2015 das 20 maiores cidades do Centro-Oeste: http://www.redecol.com.br/2015/09/as-20-maiores-cidades-da-regiao-centro.html

      Excluir
  2. Varzea Grande faz parte da Região Metropolitana de Cuiabá. A população total da região metropolitana HOJE já ultrapassou os 860 mil habitantes...

    Fonte: TABALA NACIONAL DAS REGIÕES METROPOLITANAS DO BRASIL.

    http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/desenvolvimentoterritorial/regioesmetropolitanas/tabela-de-regioes-metropolitanas-1

    ResponderExcluir
  3. A segunda cidade de Mato Grosso, e Rondonopolis, cidade rica e que cresce a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Dourados já atinge 230 mil tranquilo fora a regiao ;;;;

    ResponderExcluir
  5. Nossa acho que está errado a estimativa de Dourados só te 200.000 ainda, bom eu moro em Rondonópolis, mais em janeiro estou saindo daqui irei morar em Dourados, na semana passada eu tive lá, a cidade tem um trânsito umas 10 vezes maior do que de rondonopolis, e a cidade é bem maior, também gostei muito de lá, é uma cidade mais limpa... Mais tá agora me vem a pergunta, como que Dourados só tem 200 mil hab, com um trânsito de um tanto de gente daquele, gente eu fiquei impressionado o tanto de residencias e loteamnetos que estão saindo na cidade, a construção civil está em todas as partes que eu passai, coisa que aqui em rodonopolis é bem menos, essa estimativa está muito errada, pelo que eu vi Dourados já ultrapassa os 230.000 habitantes tranquilo, fora a região.

    ResponderExcluir
  6. Cuiabá e mais bonita do que campo grande

    ResponderExcluir
  7. Goiânia e Campo Grande, são as capitais mais bonitas, atualmente Campo Grande ganhou o titúlo de capital mais arborizada do país de acordo com o IBGE,aqui em Campo Grande podemos andar pelas ruas e colher diretamente das árvores frutas como limão, manga, tamarindo,goiaba,seriguela etc..sempre foi o costume do povo daqui,plantar arvores frutiferas,a cidade tem ruas largas,parques e boa qualidade de vida,com avenidas que ligam todos os extremos da ciade, sem precisar passar pelo centro da cidade.

    ResponderExcluir
  8. as regiões metropolitanas,são cidades independentes da cidade maior, no caso das capitais, pois possuem tudo que um municipio precisa para se auto sustentar,comércio, empregos , indústrias etc,por isso não é certo, colocar estas regiões metropolitanas como parte da cidade maior,pois cada uma tem a sua vida própria, apesar da proximidade,por vezes coladas,mesmo em cidades médias que não possuem uma grande região metropolitana, em seus bairros possuem um forte comércio.Aqui mesmo em Campo Grande, temos um bairro que dista cerca de 17km do centro da cidade,que possuem uns 65 mil habitantes que em praticamente nada depende da região central da cidade,é o conjunto ou bairro Moreninhas,assim como há outros bairros na periferia na mesma situação.

    ResponderExcluir
  9. Campo Grande, por ser uma cidade que não é cercada por morros,geralmente é uma cidade,onde ha boa circulação de ventos,o que não quer dizer que não tenha os seu dias de quente e abafado também, a altitude média é de 540m acima do nivel do mar, no inverno pode ocorrer temperatura extrema por poucos dias como foi em 18 de julho de 1975,onde a minima foi de 3,5 graus abaixo de zero e podendo a máxima chegar aos 40 ou perto.

    ResponderExcluir
  10. o povo de cuiabá doido para ser maior que campo grande, rss, nunca serão!!!

    ResponderExcluir
  11. A copa do mundo é nossaaaaaaaaaaa!!! a copa do mundo é nossa kkkkkkkkkkkkkkkkk chupa campo grande!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chupar ki nada !!! em cuiabá da copinha mixuraca que teve ai só sobrou os ELEFANTES-BRANCOS kkkk que são as obras super-faturadas e inacabadas pelos os politicos que os cuiabanos a elegerão .rsrsrs !!! o costaMarques é brincadeira minha já morei ai em cuiabá ,,, só que ai tem muito pernilongo tem ...

      Excluir
  12. A Copa do Mundo de 2014 só vai mostrar claramente ao Brasil e ao mundo a incompetencia do governo Mato Grossense!

    ResponderExcluir
  13. Se DDs têm 230 mil, Rondonópolis têm 300, Sinop 180 e Três Lagoas 150.O pessoal de Dourados acha que mora em NY.. Baixa a Bola!!

    ResponderExcluir
  14. Pelas estimativas do IBGE, coletadas no site do IBGE, a projeção para 2012 é isso mesmo: Rondonópolis 202k, Dourados 200k, diferença pouca, as 2 cidades são semelhantes e lindas. Campo Grande é muito organizada e linda e Cuiabá também bem verde. Campo Grande é maior e mais populosa, já Cuiabá tem menos habitantes, porém juntando com Várzea Grande, a população chega ser maior que CG, mas são 2 cidades juntas. Torço para que todas se desenvolvam no final das contas!!!!

    ResponderExcluir
  15. Praticamente pouco mais de uma terça parte da população total de MS, mora na região sul do Estado,onde está a cidade polo Dourados,esta 1/3 parte, corresponde de 900 mil à 1 milhão de habitantes,por isso da cidade de Dourados apesar de ter uns 200 mil habitantes ser uma cidade bem movimentada devido ao fluxo desta região e MS,onde se concentra a maioria dos municípios sulmatogrossenses.

    ResponderExcluir
  16. O Pessoal de Cuiabá, quando se mostra que Campo Grande é mais populosa que Citam a cidade vizinha de Varzea Grande com conforme a tabela 258 mil e tantos habitantes adicionados à cuiabá superam Campo Grande em 14 mil habitantes, mas ocorre que se for assim, aqui à 23km do centro da cidade de Campo Grande temos a cidade de terenos que por coincidencia está na faixa dos 14 mil 458 habitantes, sendo assim se juntarmos a pequena terenos que está a 23 km do centro da cidade de campo grande já passamos a região metropolitana cuiabá-várzea grande em pouco mais de 300 habitantes.

    ResponderExcluir
  17. Cuiabá´(561 mil) + Várzea Grande(258 mil) é menos polulosa que Campo Grande(805 mil) + a pequena Terenos( de 14.458) cidade praticamente conurbada com Campo Grande

    ResponderExcluir
  18. Cuiabá e Campo Grande nunca serão maior que Goiãnia. ;)

    ResponderExcluir
  19. Goiânia nunca será maior que Brasilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Brasília so está Grande porque depende das costas de Goiás kkk Pq as grandes cidades de Goiás está próximo a brasilia

      Excluir
  20. Pessoal de Cuiabá vão todos se fud...................

    ResponderExcluir
  21. Tive o prazer de conhecer C. Grande e Cuiabá, atualmente moro em L. do Rio Verde, MT; entre essas duas capitais do centro-oeste do país, com certeza C. Grande é bem mais bonita, Cuiabá possui poucos pontos bonitos, o resto é uma bagunça, a maior parte dos bairros são feios, as ruas estreitas, enfim, não estou dizendo que CG não tenha lugares feios, mas é em menor proporção que Cuiabá.

    ResponderExcluir
  22. Jataí era para estar na 16° com 105,402 habitantes...

    ResponderExcluir
  23. Ontem 25/07/2013, fez muito frio em Campo Grande/ms, com geada e temperatura de 1 grau,com sensação térmica de 7 graus abaixo de zero.

    ResponderExcluir
  24. BARRACOOOOOOOOOOOO! MEU DEUS, GENTE RONDONÓPOLIS ESTA NO AUGE DE SEU CRESCIMENTO, MUITAS E MUITAS NOVAS EMPRESAS VINDO PRA CÁ, HAVAN, VAI TER NOVO SHOPPING, MEDICINA NA UFMT, NOVO AEROPORTO, TUDO NOVO EM ROO, NOVOS PRÉDIOS, ENFIM, ROO ESTA NO AUGE DE SEU CRESCIMENTO, E CRESCE MAIS E MAIS A CADA ANO, ROO É MAIOR EM TERRITORIO QUE DOURADOS, PQ É ESPALHADA, JÁ DOURADOS É MENOR PORQUE É TUDO MAIS JUNTO. RONDONÓPOLIS É POTENCIA DO ESTADO DE MATO GROSSO, COM PIB 5 BILHOES, É A SEGUNDA MAIOR ECONOMIA DO ESTADO. E TERCEIRA MAIOR CIDADE DO ESTADO. RUMO AOS 300 MIL HABITANTES, CHEGA A ISSO LOGO LOGO, RONDONÓPOLIS TEM TUDO PARA CRESCER MAIS E PASSAR VARZEA GRANDE. SEM CONTAR COM A DUPLICAÇÃO DA BR 364 E A FERROVIA QUE ESTA AKI EM RONDONÓPOLIS. CHUPAAA DOURADOS!

    ResponderExcluir
  25. Rondonópolis precisa comer muita soja pra chegar próximo a Dourados. Nós temos a melhor universidade do estado, somos pólo em educação, comércio e agroindustria. Ai Roo, a população aqui considerada é apenas estimativa, ou seja, em numeros reais, Dourados já tem mais de 230 mil habitantes. Maior que Dourados? nunca serão!!!

    ResponderExcluir
  26. Foi divulgada esta semana, a nova estimativa de população calculada pelo IBGE,para Campo Grande/MS, foi noticiada como uma população de 832 mil habitantes.

    ResponderExcluir
  27. caldas novas, aqui em goias poderia tambem entrar nessa lista seleta, ja que pelo desenvolvimento turistico ja chegou a aproximadamente a 105 mil almas,alem de ser uma das cidades goianas com maior investimento bruto hoje

    ResponderExcluir
  28. Penso eu que Rondonópolis/MT é bem mais populosa que Dourados/MS, a cidade de MT esta em um crescimento surpreendente, Rondonópolis esta na lista das 100 maiores frotas de veículos do Brasil em dezembro de 2011, e chega ultrapassar Várzea Grande, segunda cidade maior de MT, sendo que Dourados não consta na lista.

    A população de Rondonópolis passou de 202.309 mil em 2012, para 208.019 mil, um crescimento de 2,97% em um ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como projeção feita a partir de dados do Censo de 2010 e do número de óbitos e nascimentos a partir desta data. Já o Estado de Mato Grosso tem hoje 3,1 milhões de habitantes.
    Com o crescimento populacional de 2,97% em um ano, Rondonópolis continua sendo a terceira cidade em número de habitantes de Mato Grosso, atrás de Cuiabá (569,8 mil) e de Várzea Grande (262,8 mil).
    E, seguida de Sinop, com 123 mil habitantes e Tangará da Serra, com 90,2 mil. Apenas quatro cidades do Estado superam os 100 mil habitantes.
    Em 2010, a população de Rondonópolis era de 195.550 habitantes. Em dois anos – até 2012 – o número de habitantes aumentou em 6.759. Já, de 2012 até 2013, o número de habitantes também aumentou em 5.710. O crescimento populacional verificado entre 2010 e 2012 é praticamente o mesmo observado no último ano.
    No ano de 2000, a população de Rondonópolis era de 150.227 habitantes. De lá até este ano, a população da cidade cresceu 38,6%.

    Att Douradenses. :)

    ResponderExcluir
  29. GOIANIA MAIOR QUE CUIABA
    VERGONHA PRA CUIABA NASCEU PRIMEIRO QUE GOIANIA NOIS GOIANIA+CAMPO GRANDE+BRASILIA
    CHUPA CUIABA

    ResponderExcluir
  30. A população de Dourados de acordo com o IBGE é de 196.035 hab.. e essa historia de censo municipal não cola... o que vale é do IBGE!!!
    Rondonópolis esta com 208 mil hab de acordo com o IBGE... Rondonópolis tem muito mais predios do que Dourados! Rondonópolis tem muito mais movimento, esta parecendo movimento de capital!! Teremos um novo shopping, tudo esta vindo pra Rondonópolis! Aki não para de abrir novos loteamentos, novos predios, conjuntos habitacionais de casas populares... Condominios fechados... Rondonópolis já tem 43 prédios.. e Dourados?! kkkkkkkk Os poucos que tem, são todos antigos.. Melhore Dourados.. e pare de se achar Miami Beach, pois Rondonópolis esta no auge de sua Glória.. e não para de crescer.. cada dia tem algo diferente aki!!!

    Att, Alguém que vive a realidade de Rondonópolis.

    ResponderExcluir
  31. Só para constar, Rondonópolis-MT é pólo industrial do Centro-Oeste. Rondonópolis durante o governo LUIZ INACIO LULA DA SILVA, chegou a ser a cidade que mais cresce no país. Rondonópolis merece respeito.

    ResponderExcluir
  32. Ainda bem que Uberlândia-MG esta entre as capitais.....kkkk

    ResponderExcluir
  33. Não tem nem centro esse Rondonópolis com essas ruas buraquentas...dourados 207mil habitantes na metade de 2014....região com 1milhao de habitantes q necessitam de dourados...e vcs vem falar q dourados eh menor q esse buraco ai.......

    ResponderExcluir
  34. Só a Ufgd aki acho q já da a metade da população de vcs ai kkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Segundo dados atuais do IBGE: www.cidades.ibge.gov.br ; Campo Grande (843.120) sozinha é mais populosa do que Cuiabá e Várzea Grande juntas (575.480+265.775). Já Rondonópolis (211.718) é mais populosa do que Dourados (210.218).

    ResponderExcluir
  36. Campo Grande sozinha é mais populosa que Cuiabá e Várzea Grande.

    ResponderExcluir
  37. Eu realmente acho que a ignorância de muitos leva a toda essa zona! Campo Grande é SIM maior que Cuiabá. Hoje a capital do MS tem pouco mais de 843.120 hab dados do IBGE/2014 e Cuiabá possui 575.480 hab números também do mesmo censo. Acontece que diferente de Campo Grande, Cuiabá não funciona sozinha. A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá foi instituída em 2009, pela lei complementar estadual nº 359, sendo composta pelos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger. Isso leva aos exatos 871.729 hab gerando assim a GRANDE CUIABÁ. Os turistas que visitam Cuiabá pouco sabem distingui-lá de Várzea Grande por estarem bem próximas. Campo Grande não tem condições de apresentar conurbação, pois a área urbana da cidade não se aproxima de Terenos, assim ambas as cidades são reconhecíveis. Ou seja a GRANDE CUIABÁ é maior que Campo Grande! E Rondonópolis é sim, maior e muito mais desenvolvida que Dourados. Não quero que aceitem meu comentário, apenas voltem ao ensino fundamental e estudem um pouco mais de Geografia! Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de perguntar ao anônimo acima que disse que Campo Grande não apresenta conurbação com acidade de Terenos, se por acaso no caso de Cuiabá as citadas acima Nossa Senhora do Livramento e Santo Antonio de Leverger,distam que distância de Cuiabá,pois pelo que sei, Terenos está só a no máximo 10km dos bairros da região oeste de campo Grande,sendo possivel durante a noite visualizar as luzes de lá(Terenos,) para quem está na vila serradinho,jardim carioca,vila popular e do Indubrasil. Qual a distância de Livramento e Leverger de Cuiabá? sei que muita gente de Terenos estuda e trabalha em Campo Grande,afinal são apenas 25km do centro da cidade de Campo Grande,uma distãncia por ex, menor de que atravesssar Campo Grande no sentido Norte -Sul (32 km aproximadamente).

    ResponderExcluir
  39. É ruim em ... nada contra Rondonópolis,mas há de se destacar que Dourados/MS, não é apenas a segunda cidade do MS,mas sem bairrismos é uma cidade Polo da maior micro-região do MS,a região sul do estado de Mato grosso do Sul,ond concentra-se a maioria dos municipios do estado de Mato grosso do Sul,e são vários em distãncias pequenas da cidade de Dourados.

    ResponderExcluir
  40. Juntando Anápolis +Goiânia+ aparecida de Goiânia entres outros formam mais de 4 milhões de habitantes

    ResponderExcluir
  41. Aqui estão qual capital e a mais poderosa
    Em primeiro lugar:
    1:Brasília seu PIB 171.235.53
    2:Goiânia:seu PIB 30.131.330
    3:campo grande seu PIB 16.970.656
    4:Cuiabá seu PIB 13.298.345
    Segundo o IBGE 2012

    ResponderExcluir
  42. se juntar goiania mais aparecida de goiania mais anapolis e outras cidades ao redor soma mais de 4 milhoes de pessoas

    ResponderExcluir
  43. goiania e maior que cuiaba por que foi criada para ser capital de goias anapolis tem 106 anos e a 3 maior cidade de goias

    ResponderExcluir
  44. Gozado, não conheço Brasilia e em Goiânia a não ser por fotos,Brasilia cidade projetada para ser capital do país onde grande parte de que o Brasil arrecada vai para lá,mas pelas fotos que vi sempre me dá impressão que goiânia tem mais jeito de metrópole que Brasilia,até no futebol,goiânia tem boas equipes com destaque para o Goiás,maior time do centro-oeste,me parece que Goiãnia é uma cidade mais compacta que Brasilia.Aqui em Campo Grande,somos vizinhos do estado de São paulo o mais populoso do Brasil com 42 milhões de habitantes,mas a nossa população sempre foi pouca pois os paulistas não são de sair do se Estado,como no caso dos Baianos que faz divisa com Goiás e demais estados nordestinos próximo da bahia que povoaram Brasilia e Goiás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem ideia do tamanho de Brasilia! e o tanto que ela leva "nas costas" varias das maiores cidades do Goias.

      Excluir
  45. mano kk tem nada com nada c foi criado p ser capital ou nao, goiania e aparecida,nao se distanciam em nenhum metro sequer, e totalmente conurbado, aql la e tudo goiania,aparecida n existe kkkkk e tem cerca de 2,3 milhoes de habitantes na grande goiania, somando mais de 40 bilhoes de pib... e dourados pd ser maior polo industrial de mt sla, mas do centro oeste com certeza absoluta é anapolis, o polo industrial de anapolis e maior q o de goiania, e o maior polo farmoquimico da AMERICA, enfim... e outra anapolis e bem grandinha, com certeza esse censo ai ta errado, eu falo p vcs q hj março de 2015 a cidade ja tem mais de 450 mil habitantes, e a microrregiao de anapolis ( se distanciam de 10 ate 25 km da cidade) tem mais de 650 mil habitantes, e o PIB de anapolis aliás em 2015, esta com previsao de passar de 14,5 bilhoes, chegando proximo de ultrapassar o de cuiaba... a frota de carros registrados na cidade passou de 250 mil, tem mais carros la doq pessoas em rondonopolis e dourados... a cidade tem um bairro com mais de 100 mil habitantes,apenas UM BAIRRO... (jaiara), enfim kkkk anapolis e grande,rica,desenvolvida, e é a maior cidade de todo o interior do centro-oeste !

    ResponderExcluir
  46. Obs, eu q escrevi isto aqui acima, nao sou de anapolis, nem goiania,nem de nd, sou de brasilia, e to falando so oque eu acho, e que ta mt errado isso sobre anapolis, pq vou mt la, e la e bem grande !

    ResponderExcluir
  47. OK Mano,só que Dourados em MS e não em MT, não é uma cidade industrial não,pelo contrário Dourados é puramente agricóla e universitária,industrial no MS está maispara Três lagoas,na divisa com estado de São paulo, Mano o estado de Goiás é muito mais populoso que os demais estados da região centro-oeste,pois a capital federal serviu de atrativo para mais gente morar em Goiás e ao mesmo tempo alavancar o progresso,nós aqui do MS,Campo Grande,sofremos com a concorrência do vizinho estado de São Paulo, para onde se destina a maioria das industrias do Brasil,sobrando só algumas migalhas para MS,no passado houve um plano de expansão das industrias que só incluia são paulo, e os estados mais ao sul,Paraná, Santa Catarina e RSe o Mato grosso do SUL,que nesta epóca fazia parte do antigo estado de Mato Grosso cuja a capital era a velha Cuiabá, ficou de fora desse processo,devido a problemas estruturais como rodovias etc e a distãncia do mar por onde é feita as exportações.Com ceretza não conheço Anapólis ,mas creio que é sim uma cidade desenvolvida dentro de um grupo restrito como comparação com a cidade de Joinville em santa Catarina, onde é o maior polo industrial de SC,maior que a capital Florianópolis em população e arrecadação.Existem cidades industrializadas porém com grandes fábricas e poucas ou quase sem fábricas pequenas e de médio porte.Quem vem a Campo grande,penas que a cidade não tem fabricas porque não há grandes fabricas que empregam 2000 ou 3000 funcionários,mas se enganam pois a cidade tem muiitas pequenas e médias fabricas que não ficam localizadas apenas nos polos industriais da cidade,mas em demais bairros da cidade,melhor prefiro que a cidade tenha 100 fabricas que empregue 30 pessoas cada uma que apenas 1 fabrica que empregue 3000.Goiãnia é sim Metrópole comparavel a Curitiba ou porto Alegre.

    ResponderExcluir
  48. É por isso que sou mais minha Bahia... Ali sim que tem vida, cultura e história própria. O Brasil nasceu aqui!!!!! Logo, somos todos baianos...

    ResponderExcluir
  49. Ao Amigo, Baiano,concordo com o que disse,apesar de achar que gosto é gosto,cada um tem um, mas discordo na parte em que disse,que somos todos baiano,já que na verdade os primeiros habitantes do Brasil,não vieram da Bahia,sendo os primeiros habitantes do Brasil as tribos Indigênas ou indios,estes que vieram pela américa do norte(Canadá e estados Unidos) habitanto primeiramente a região norte do Brasil, ali no Amazonas, Amapá e Roraima,quando os Portugueses e Afros chegaram ao Brasil os Indios já estavam aqui, o mais certo seria dizer,somos todos índios,hehe..Abc!

    ResponderExcluir
  50. O nosso nativo americano, conhecido por "índio" veio para a América, oriundo da Mongólia através do Estreito de Bering durante a era glacial.
    Ou seja... somos todos Mongóis.

    ResponderExcluir
  51. Somos todos mongóis, ai foi fundo,hehe, bem o fato é que aqui os mongóis receberam o nome de Índios,hehe, daqui a pouco vamos mais fundo e dizer que os mongois vieram da China e ai diremos somos todos chineses,hahaha...

    ResponderExcluir
  52. Somos todos Mongois,hehe, ai foi fundo, mas o fato é que aqui nas américa receberam o nome de ìndios, daqui a pouco vão dizer que os mongois vieram da China e poderemos dizer somos todos Chineses, mas valeu pela informação,pois como havia dito no comentário acima O estreito de Behing que fica logo acima do canadá por onde eles vieram.

    ResponderExcluir
  53. os cuiabanos não podem falar nada,Cuiabá foi criada primeiro q campo grand,então logicamente Cuiabá teria q ser maior q campo grande,mais não é,campo grande é apenas uma cidade q tem cerca de 845.000 mil habitantes,já Cuiabá precisa de Várzea grande para pelo menos chegar perto de campo grande,pq sozinha nunca vai alcançar kkk chupa Cuiabá

    ResponderExcluir
  54. os cuiabanos não podem falar nada,Cuiabá foi criada primeiro q campo grand,então logicamente Cuiabá teria q ser maior q campo grande,mais não é,campo grande é apenas uma cidade q tem cerca de 845.000 mil habitantes,já Cuiabá precisa de Várzea grande para pelo menos chegar perto de campo grande,pq sozinha nunca vai alcançar kkk chupa Cuiabá

    ResponderExcluir
  55. O importante é q nossa regiao (centro-oeste) tem se desenvolvido bastante, nao importa qual é q quem. Sou de goiânia, conheço todas essas cidades citadas e todas sao cidades importantes, brasilia, goiânia, campo grande, cuiaba, anapolis... Quanto a dourados e rondonopolis q tbm conheço e nao desmereço nenhuma pq sei do potencial delas eu digo uma coisa: rio verde esta no mesmo nivel de vcs e passando em breve. Rio verde tbm assim como rondonopolis e dourados ja ultrapassou os 200 mil hab. Um fato curioso sobre as tres (rio verde, dourados e rondonopolis) ambas estao a pouco mais de 200 km de suas respectivas capitais, todas tem pouco mais de 200 mil hab, ambas tem como principal base economica a agroindustria, todas tem um bom shopping (rondonopolis perde um pouco nesse quesito mas em breve ganha um shopping a altura do avenida em dourados e do buriti em rio verde), todas sao servidas com voos regulares da azul... sussesso a todas as nossas cidades.

    ResponderExcluir
  56. É isso ai Wanderley, excelente comentário,tem que haver amizade,entre as cidades,para que possam cada vez ficarem melhor,fora estas bobagens de um querer ser ou se achar melhor que o outro.....só para atualizar agora estamos em final de agosto de 2015, o IBGE,divulgou nova amostra da população de Campo Grande que é de 853 mil habitantes,campo grande que nos últimos tempos sofre com brigas politicas que já tiraram o prefeito eleito o sr Bernal no tapetão por um grupo criminoso que delapidava odinheiro do estado e da capital à décadas,mas graças a Deus com muita luta e com a ajuda da Policia Federal este grupo foi descoberto e o estado do MS e Campo Grande está se livrando deles,com o retorno do prefeito eleito nas urnas com aval da justiça.

    ResponderExcluir
  57. Esse gorverno tem que ageita isso varzea grande ñ eziste Cuiaba e mais populóza que campo grande mais campo grande e mais bonito né sem duvidas!!!Dourados nunca chegara perto de rondonopolis...Rondonopolis tem Quaze 250 mil habitantes o IBGE ñ fais direito...Hi Dourados só bonito por aqueles pés de Ypes...Rondonopolis e bem maior ok Ñ fale mintiras de minha cidade...Rondonópolis em 2017 tera 3 shoppins Rondonopolis tem o maior terminal Do brasil e da america latina Tem varias fabricas tipo criatal sadia que ñ si chama mais sadia Dourado e uma bosta perto de rondonopolis

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Campo Grande e 10 em vista do lixo de Cuiabá ainda bem que a copa foi para la pra ver se essa cidade desenvolve Chuuupa Cuiabá e outra o pantanal e aki no ms pdc só ganhou pra ser sede da copa pq o Ricardo Teixeira é parente do governador na época da visita só por isso foi ai pq em questão de boniteza nem se compara campo grande com Cuiabá kkkkk

    ResponderExcluir
  60. poxa gente que discursoes inutil. critcas tao sem fundamentos sera que a melhor cidade e a que tenhe mais habitantes.

    ResponderExcluir
  61. Campo Grande é muito maior que Cuiabá,têm mais de 850 mil habitantes e Cuiabá é uma cidade muito bonita, mas não chega nem aos pés de Campo Grande.

    ResponderExcluir
  62. Cuiabá é uma cidade bem poluida.

    ResponderExcluir
  63. Admiro muito a capacidade de cada um em defender a cidade de sua preferência. Em nosso caso de naturais ou residentes no Centro Oeste, estou convicto de uma verdade: já existimos fora do eixo Rio-São Paulo. Recordo-me de quando eu era mais jovem, era comum nossa região ser criticada. Mesmo muitos dos que aqui residiam só elogiavam cidades das regiões Sul, Sudeste e, fora dessas regiões, as atenções eram voltadas para o litoral nordestino.
    Agrada-me perceber que em nossa região há preocupações com a defesa de cada uma das respectivas cidades de cada comentarista.
    Creio mesmo que deveríamos ir um pouco além dessas defesas. Deveríamos nos unir todos e defendermos a totalidade de nossa região. Além de reconhecermos nossos pontos fortes, devemos ter consciência de nossos aspectos de menor força e lutarmos para, mais que numerosas sejam nossas populações, tenhamos melhores condições de vida para todos. Isso sim é que mais importa. Somos todos do Centro Oeste e, queiramos ou não, temos muito em comum, mais do que simplesmente comungarmos altas temperaturas de verão-outono.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  64. pq nao colocou jatai?e cidade de medio porte tbm.....

    ResponderExcluir
  65. Brasilia só teve crescimento estrondoso devido a concentração dos nossos impostos de uma nação inteira que estao todos guardados la nao fosse $ nao teria crescido, mesmo assim vai ver o tanto de favela que tem la, ja campo grande emancipada a partir de 77 tornando se capital tem potencial imenso, a ver pela foto aqui e as que estao no google é a mais bonita do C.O. e tbem a mais fria kk vamos ser realista

    ResponderExcluir