UHE Batalha Cristalina e Paracatu

Desde Julho de 2008 está sendo construída pela empresa FURNAS Central Elétricas, no Rio São Marcos, divisa dos municípios de Cristalina e Paracatu/MG a Usina Hidrelétrica Batalha (UHE Batalha). A usina está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e tem potência autorizada de 52,5 MW. Energia suficiente para abastecer uma cidade de 130 mil habitantes, equivalente as cidade de Cristalina e Paracatu juntas. Serão gerados 1.200 empregos diretos, além dos 3.600 empregos indiretos. A previsão de início de geração comercial é novembro de 2010. Foto à esquerda: José Lins.
A construtora Camargo Corrêa está responsável pelo recrutamento dos profissionais da região de Cristalina (GO) e Paracatu (MG) interessados em trabalhar no projeto. Se você se interessar pode mandar seu Currículo para o e-mail marguindani@gmail.com ou, pelo Correio, para a Caixa Postal 59, Cristalina (CEP 73850-000). Mais informações sobre este assunto pode ser obtido no telefone 61 - 3612-4272.
A região onde se insere a Usina, será muito privilegiada em relação a disponibilidade de água, já que está sendo construído uma barragem de 50 m de altura que fechará o vale do rio, formando um reservatório de 36 km de extensão e área de 138 km², com volume que chegará a 1.782 milhão de metros cúbicos. Com a formação do reservatório, haverá maior disponibilidade hídrica principalmente para a irrigação, pois a população ribeirinha deixará de sofrer com a sazonalidade do fluxo do rio.
Muitas possibilidades de lazer surgirão como ocorre em outras usinas construidas criação do lago artificial, além de melhores condições para a criação de estoques pesqueiros, uma atividade hoje inexistente.
Descrição do empreendimento
A usina é composta por uma barragem de concreto, uma casa de força, um vertedouro e um reservatório.


Os proprietários atingidos receberão indenizações. Todas as culturas e construções serão consideradas no cálculo. Aos parceleiros assentados pelo INCRA serão destinados terrenos com metragem semelhante e infra-estrutura igual ou superior.
Em três meses, a obra deverá ser aberta à visitação regular para os alunos das escolas dos municípios de Paracatu e Cristalina. Os grupos serão recepcionados no Centro de Educação, com capacidade para 100 pessoas e equipado com aparelhos multimídias. No local, crianças e adolescentes participarão de oficinas de valorização ao ecossistema, com noções de preservação das espécies e vegetações.
Recentemente foi publicado no (CanalEnergia), que será adiado o enchimento do reservatório, anteriormente previsto para janeiro de 2010, o início da formação do lago deve ocorrer em outubro do mesmo ano. Segundo Furnas, responsável pelo empreendimento, a licença de instalação demorou a sair e, por isso, a empresa perdeu o ciclo hidrológico.
Saiba mais em http://www.furnas.com.br/

Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/

2 Comentários