Quanto vale o seu trabalho de locução, veja algumas dicas para descobrir


A locução é uma importante atividade no ramo da comunicação, no entanto, muitos locutores não valorizam o seu próprio trabalho ao cobrarem cachês quase que irrisórios e ainda contribuem pela queda dos valores cobrados pela categoria.

No entanto, às vezes o profissional não consegue mensurar um valor a ser cobrado por uma locução, isso ocorre porque na definição do valor do cachê é preciso levar em consideração diversos fatores, tanto pessoais, profissionais e situação de mercado.

Hoje, vamos mostrar sete aspectos básicos que devem ser analisados na hora de dizer o preço de um serviço de locução a um cliente, as dicas são de Watson Zucco Weber, experiente profissional no ramo da comunicação e autor do livro "Você Nunca Ouviu Nada Igual" e também do Blog de mesmo nome.

  1. QUALIDADE DE EQUIPAMENTOS: bom microfone, estúdio com isolamento acústico, boa placa de som no computador influenciam no valor do trabalho. Se você tem equipamentos de ponta, pode começar cobrando bem.
  2. QUALIDADE VOCAL: boa dicção, boa interpretação. É bom nisso? Aumente seu valor.
  3. EXCLUSIVIDADE: uma voz ou uma entonação diferenciada soma pontos pra você. 
  4. LEI DA OFERTA E PROCURA: quanto mais trabalhos você tem, mais você pode cobrar. 
  5. DESTINO: se for gravar para grandes centros do país, aumente.
  6. NOME: se você já é conhecido no meio, cobre no mínimo 3 vezes mais.
  7. MANUTENÇÃO E IMPOSTOS: acrescente 20% no seu cachê.
E você, acha que cobra muito ou pouco pelo seu trabalho de locutor? 

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