Rádio não é só música



O publicitário Watson Zucco Weber fez uma reflexão muito produtiva a respeito dos problemas mais recorrentes que levam ao fracasso de uma emissora de rádio, muitos empresários do ramo radiofônico se perguntam o que falta para minha rádio dar certo? Veja abaixo as dicas de Watson:

Primeiro identifique sua rádio.

 O que a rádio é? Musical? Que linha musical ou editorial ela segue? Para quem eu quero fazer rádio? A rádio tem slogan? Como estão as vinhetas? Combinam com o estilo da rádio? Tem qualidade? O ouvinte consegue identificar fácil o estilo da rádio?

Com relação a programação

Os programas estão no horário adequado? Cada locutor está fazendo o programa que combina com ele? O que falta?

Quanto ao bloco comercial

Os spots produzidos na emissoras estão sendo bem feitos? São variados ou sempre iguais? O bloco entra no ar de quanto em quanto tempo? A média de duração do bloco comercial passa de 4 minutos?

Com relação as músicas

Quantas tocam por bloco? Seguem uma sequência lógica, tem um playlist sendo seguido?

Há programetes na rádio?

Quais já existem? Quando ocorrem? A rádio tem espaço para humor, curiosidades, informação?

E as promoções?

Existem? Como são feitas?

Gestão da equipe

O rádio é um dos melhores veiculo de comunicação, mas nem sempre a comunicação interna é bem feita. Com que frequência são realizadas reuniões com toda a equipe? Está dando resultado? A equipe trabalha unida? Tem divisão de tarefas? Tem formas de incentivo e motivação dos funcionários?

Com relação ao ouvinte

Como é feita a participação dele? Consegue se comunicar fácil com a emissora? Ele opina? O que ele quer ouvir?

Para fechar pense:

O que você acha que está dando certo na rádio? O que você acha que falta na rádio? E quanto tempo a rádio não cria um programa novo? Quanto tempo não faz uma mega promoção de tremer a concorrência?

✋RÁDIO NÃO É SÓ MUSICA. Faça um diagnóstico da sua rádio, boa sorte e sucesso!

Leia também:

0 Comentários