
Primeiro identifique sua rádio. O que a rádio é? Musical? Que linha musical ou editorial ela segue? Para quem eu quero fazer rádio? A rádio tem slogan? Como estão as vinhetas? Combinam com o estilo da rádio? Tem qualidade? O ouvinte consegue identificar fácil o estilo da rádio?
Com relação a programação
Os programas estão no horário adequado? Cada locutor está fazendo o programa que combina com ele? O que falta?
Quanto ao bloco comercial
Os spots produzidos na emissoras estão sendo bem feitos? São variados ou sempre iguais? O bloco entra no ar de quanto em quanto tempo? A média de duração do bloco comercial passa de 4 minutos?
Com relação as músicas
Quantas tocam por bloco? Seguem uma sequência lógica, tem um playlist sendo seguido?
Há programetes na rádio?
Quais já existem? Quando ocorrem? A rádio tem espaço para humor, curiosidades, informação?
E as promoções?
Existem? Como são feitas?
Gestão da equipe
O rádio é um dos melhores veiculo de comunicação, mas nem sempre a comunicação interna é bem feita. Com que frequência são realizadas reuniões com toda a equipe? Está dando resultado? A equipe trabalha unida? Tem divisão de tarefas? Tem formas de incentivo e motivação dos funcionários?
Com relação ao ouvinte
Como é feita a participação dele? Consegue se comunicar fácil com a emissora? Ele opina? O que ele quer ouvir?
Para fechar pense:
O que você acha que está dando certo na rádio? O que você acha que falta na rádio? E quanto tempo a rádio não cria um programa novo? Quanto tempo não faz uma mega promoção de tremer a concorrência?
RÁDIO NÃO É SÓ MUSICA. Faça um diagnóstico da sua rádio, boa sorte e sucesso!