Poluição do ar será monitorada em Cristalina


Cristalina, com aproximadamente 50 mil habitantes já se preocupa com a poluição do ar na cidade
Equipamento que vai monitorar o ar 

O prefeito Luiz Attié abraçou a causa ambientalista em Cristalina, depois de receber o evento Caravana das Cidades, com o tema Cidades Sustentáveis: Construindo o Futuro e participar do I Encontro de Municípios com Desenvolvimento Sustentável, Attié foi à Goiânia para a assinatura de atos de cooperação técnica e preservação dos recursos hídricos do Estado, com o governador Marconi Perillo e secretários do governo estadual. 

Cristalina foi ainda, junto a mais 19 municípios, escolhida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semarh) para participar de um projeto de monitoramento do ar, que objetiva traçar um diagnóstico da qualidade do ar no em Goiás.

Attié destacou que o município com a maior área irrigada da América Latina - Cristalina - não pode, em hipótese alguma, perder a consciência de preservação ambiental. “Somos o 2° maior produtor agrícola do País e só alcançamos essa marca equiparada à alta tecnologia de irrigação; nossos produtores garantem boa parte da água usada em suas lavouras através do processo de barragens, para armazenar água das chuvas, iniciando aí a consciência ambiental.

Outro ponto importante abordado em Cristalina é a recuperação de nascentes; criamos um viveiro que atende qualquer pessoa da comunidade sem nenhum custo, e envolvemos as escolas nesses projetos de recuperação, porque só assim, educando os pequenos, garantiremos um futuro sustentável”, discursou o prefeito.

Monitoramento
Foi instalado no último dia 26 de abril, em Cristalina, o Hi-vol, equipamento que medirá a qualidade do ar em Cristalina por um ano, sendo coletadas amostras a cada trimestre, para elaboração do diagnóstico municipal. “A medição será trimestralmente, por técnicos da Semarh, que, ao final de um ano, apresentará um relatório preciso da qualidade do ar e, a partir desse diagnóstico, traçar ações de conscientização e preservação do meio ambiente”, esclareceu Eurivan Alves, analista ambiental da Semarh.

Todo o projeto será operacionalizado pela Semarh, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Cristalina e com total apoio do prefeito Luiz Attié. “Embora esse projeto seja totalmente custeado pelo Estado é essencial que se firme a parceria com o prefeito Attié, uma vez que o local e a segurança dos equipamentos ficarão a cargo da administração municipal”, destacou Eurivan.

O analista ambiental explicou que Cristalina foi escolhida por critérios estabelecidos pelo projeto, como: população, existência de atividades econômicas e industriais e frota veicular circulante. E que dentro de 10 dias será apresentado o resultado da primeira amostra já tirada após 24 horas, da instalação do aparelho de medição.

Simony Côrtes, secretária de meio ambiente e recursos hídricos de Cristalina, destacou que “o projeto será mais um diferencial do munícipio, refletindo em várias áreas, como saúde, educação ambiental e planejamento urbano”. A secretária, que foi eleita Delegada Ambiental do Estado na 3ª Conferência Estadual de Meio ambiente, representará Goiás e Cristalina no Cerrado Rio+20: Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza, onde estarão reunidos Chefes de Estado de todo o mundo para discutirem práticas sustentáveis dos próximos anos.

“O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas existentes nas ações já adotadas pelas principais cúpulas mundiais, além da discussão de novas problemáticas; é um orgulho e uma responsabilidade muito grande representar nosso Estado e nossa cidade nessa Conferência”, disse Simony.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cristalina

Comente com sua conta do Facebook

Comente com sua conta do Google

Nenhum comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.