Inauguração da Torre de TV Digital de Brasília fez parte das comemorações dos 52 anos de Brasília

|


Neste sábado (21/04), em comemoração ao aniversário de 52 anos de Brasília, foi inaugurada pelo Governador Agnelo Queiroz, a Torre de TV Digital, também chamada de Flor do Cerrado, foi projetada por Oscar Niemeyer e custou R$ 80 milhões aos cofres públicos. A torre tem 180 metros de altura, equivalente a um prédio de 60 andares e foi construída para abrigar os equipamentos dos sistema de transmissão digital (HD) de pelo menos 12 emissoras de tv da capital federal, que deverão estar funcionando no local em até seis meses, ou seja, no dia 21 de outubro o sinal em alta definição das emissoras já deverá estar sendo irradiado para todo o Distrito Federal e Entorno.

Inauguração da Torre de TV Digital de Brasília
Torre de TV Digital de Brasília. Foto:DarcyJr/Flicr
Atraso na entrega da obra
As obras de construção da Torre de TV Digital de Brasília foram iniciadas em junho de 2009, previstas para ser entregue em 21 de abril de 2010, no entanto, o prazo não foi cumprido e desde então foram vários anúncios de inauguração da torre que não se concretizaram. Em janeiro de 2011 a Terracap divulgou que a torre seria inaugurada em julho, o que mais uma vez não ocorreu, foi estipulado pelo GDF a data de 15 de dezembro de 2011 para que a obra fosse entregue, mais uma vez, a inauguração foi cancelada.

Ainda em dezembro do ano passado, o governador Agnelo Queiroz, garantiu que a Torre de TV Digital seria inaugurada no dia 21 de abril de 2012, quando se comemora o aniversário de 52 anos de Brasília, o que de fato aconteceu.

Atração turística
A Torre de TV Digital será um novo atrativo turístico da Capital Federal, localizada na região do Grande Colorado, próximo à Sobradinho e próximo ao centro de Brasília, a torre além de abrigar as emissoras de tv digital, terá também, lojas, cafés e em cada uma das duas cúpulas de vidro funcionarão restaurante e museu, isso sem falar no mirante com capacidade para abrigar até 74 pessoas que poderão contemplar uma vista privilegiadíssima da capital do Brasil.

A área total construída é de 8,5 mil metros quadrados, com altura de 185 metros. A parte metálica tem 50 metros. Além do mirante, há duas cúpulas. Uma a 60 metros de altura terá uma sala de exposições. Na outra, a 80 metros, ficarão bares e restaurantes.
Transmissão digital
Confesso que não me importo muito se a Torre de TV Digital de Brasília terá restaurantes, mirantes, lojas e cafés, o importante é que, a parte metálica (antena transmissora) comesse a operar o mais rápido possível e que, o sinal digital em alta definição possa ser captado em todo o Distrito Federal, sem sombras e falhas.

Hoje em Brasília, várias emissora já operam com transmissão digital em alta definição (HD), tais como, Globo, SBT, Record, Band, TV Brasil, TV Justiça, TV Senado e TV Câmara, mas, por operarem com torres provisórias com baixo poder de irradiação, em várias partes do Distrito Federal captar todas essas emissoras em HD é uma tarefa quase impossível. A expectativa é de que, com a Torre Digital em operação essas dificuldades para captar o sinal digital seja coisa do passado.

Visitação
Segundo o Governo do Distrito Federal, inicialmente a Torre de TV Digital ficará aberta para visitação aos sábados e domingos de 09h às 17 horas. Inclusive, apesar das lojas, cafés e restaurantes ainda não estarem funcionando, já neste domingo (22/04) o público poderá visitar o local.

Vídeo da inauguração da Torre de TV Digital de Brasília


Categorias: TV

4 Comentários em "Inauguração da Torre de TV Digital de Brasília fez parte das comemorações dos 52 anos de Brasília"

  1. Agora e só aguardar o sinal digital.Será que sai até outubro/2012?

  2. Será que desta vez receberemos o sinal digital? Vamos aguardar até outubro/2012.Ver para crer.

  3. Estamos em Dezembro e nada. Lamentável.

  4. uma montanha de dinheiro gasto somente para visitação... é uma vergonha! Brasilia, é ver para crê!!! ninguém leva nada a sério neste lugar!

Deixe o seu Comentário sobre o artigo

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.

REDECOL FACEBOOK

Cadastre-se

Digite seu E-mail:

Pessoas Online

Número de acessos

Rádios ao vivo


Coloque em seu site ou blog

Seguidores

Bandeira BrasilCopyright © 2008-2012 - Redecol Brasil Todos os direitos reservados. Poltica de privacidade