Retransmissora da Band já está operando em Cristalina no canal 36 UHF

A retransmissora TV Cristalina, afiliada da Band está no ar, no canal 36
A TV Goiânia, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão já se encontra em operação no canal 36 UHF em Cristalina. A retransmissora de Cristalina terá programação local gerada na cidade, uma equipe formada por repórteres, cinegrafistas, editoração e âncoras de telejornal, diariamente levará aos cristalinenses notícias e informações da cidade em blocos jornalísticos produzidos nos estúdios da emissora localizados no bairro Belvedere.

Leia também:

Âncora dos programas
De acordo com o site Cristal Pesquisas, a jornalista Viviana Lira foi escolhida dentre 42 candidatos para ser a âncora (apresentadora) dos principais programas produzidos pela retransmissora da Band em Cristalina. A competente jornalista, apesar do pouco tempo de profissão, já trabalhou como assessora de imprensa, repórter e apresentadora de TV, sendo que, os trabalhos de maior destaque foram na Rede TV Mais e no Canal do Boi, ambos em Brasília. Veja abaixo alguns vídeos de Viviana Lira:




No vídeo abaixo, assista Viviana Lira apresentando um programa de vendas:





Programação da TV Goiânia/Cristalina
A programação local da TV Goiânia (Band) produzida em Cristalina ainda não foi divulgada, mas é fato consumado que haverá algumas horas por dia de programas gerados nos estúdios em Cristalina, que levarão aos telespectadores, notícias, informações e os últimos acontecimentos da cidade e região.

Além da programação local, a comunidade cristalinense contará com a programação nacional da Rede Bandeirante de Televisão, que tem como destaque a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e Carioca, Fórmula Indy, além de programas humorísticos como o CQC (Custe o que Custar) e o Pânico na TV.

Como sintonizar a TV Goiânia (Band) em Cristalina
Para assistir a programação da TV Goiânia (Band) em Cristalina, sintonize o canal 36 UHF da sua TV, a emissora possui ótimo sinal na cidade, o que se reflete na excelente qualidade da imagem.

Custos para os contribuintes
Não foram divulgados pela prefeitura de Cristalina os investimentos que foram feitos para que fosse viabilizado a implantação da retransmissora da TV Goiânia em Cristalina e nem os custos com a contratação de profissionais, montagem de estúdios e equipamentos de transmissão.
Geralmente, os preços para instalação de uma retransmissora de TV ficam em torno de R$ 100 mil, como haverá também a geração de programas em Cristalina, provavelmente os custos facilmente ultrapassaram esse valor.

Retransmissora de TV pode ter publicidade e geração de programação local?
Segundo o artigo 31 do Decreto Nº 5.371 de 17 de fevereiro de 2005, as entidades autorizadas a executar o Serviço de RTV (Retransmissão de TV) deverão veicular somente programação oriunda da geradora cedente dos sinais (no caso a TV Goiânia/Band), sendo vedadas inserções de qualquer tipo de programação ou de publicidade, inclusive as relativas a apoio institucional de qualquer natureza.

Ou seja, por ser o canal 36 UHF de Cristalina apenas uma mera retransmissora (chamada tecnicamente de RTV) da TV Goiânia, de acordo com a legislação não poderia ter estúdios destinados à geração local de programas ou inserções comerciais. No entanto, em seu artigo 32, o mesmo Decreto diz que, a geradora de televisão pode inserir, em seus estúdios, publicidade destinada a uma determinada região onde possui uma retransmissora. Desta forma, entende-se que, a TV Goiânia poderia gerar em sua sede em Goiânia uma programação publicitária destinada à retransmissora de Cristalina, mas não, usar a retransmissora para produzir programação local e ao vivo a partir de Cristalina.

Ainda de acordo com o Decreto Nº 5.371 de 17 de fevereiro de 2005, em seu artigo 33, as retransmissoras localizadas em regiões de fronteiras de desenvolvimento do país (Amazônia Legal), poderão realizar inserções locais de programação e publicidade. Como todos sabem o município de Cristalina não se localiza na Amazônia Legal.

Sinteticamente, a legislação atual esclarece que as retransmissoras - RTV só podem transmitir os sinais das geradoras, sem acrescentar programas ou comerciais, com a exceção das retransmissoras da Amazônia Legal, que permite que as retransmissoras possam gerar conteúdo se transformando em uma espécie de micro geradoras locais.

As retransmissoras que operam de forma irregular, inserindo publicidade e programação local, podem ser punidas pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações com advertência, multa, suspensão e até cassação da outorga.

Portanto, com tantas incertezas jurídicas, o futuro da TV Goiânia, também chamada prematuramente de TV Cristalina é incerto. O que é uma pena, pois, a Rede Bandeirantes, da qual a TV Goiânia é afiliada possui uma ótima programação (na minha opinião a melhor dentre as TVs abertas no Brasil), com isso, quem perde é a comunidade de Cristalina carente de bons meios de comunicação.

1 Comentários

  1. Parabens a BAND por mais este feito, a cidade realmente esta precisando de coisas boas...precisa crescer...

    Parabens Cristalina.

    ResponderExcluir