Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

quinta-feira, 31 de março de 2011

A Terra não é redonda - é um geoide de forma irregular e achatada afirma Agência Espacial Européia

|

A ESA - Agência Espacial Européia, divulgou uma animação que mostra a deformação que a força gravitacional causa no planeta Terra. A imagem mostrou o quanto a Terra é irregular, muito diferente da ideia de um planeta redondo, na verdade o planeta é irregular e achatado nos pólos; os cientistas chamam de geoide ao formato real do nosso planeta. Na imagem, as partes em azul, indicam onde a gravidade é mais fraca, já o vermelho e amarelo, onde ela é mais forte.

As imagens foram feitas pelo satélite GOCE - sigla que significa Explorador de Circulação Oceânica e Campos de Gravidade, lançado em março de 2009 pela ESA. De acordo com os cientistas, os dados do satélite vão ajudar na compreensão do campo gravitacional da terra e a força que esse campo exerce nas profundezas da terra, permitindo uma análise mais aprofundada das dinâmicas que causam os terremotos e furacões. Veja abaixo uma animação do formato real do planeta Terra divulgado pela Agência Espacial Européia:




Categorias: Curiosidades


Comente com sua conta do Facebook


12 comentários :

  1. Muito interessante essa visão da terra,não sei se é porque fomos eduacados de que a terra era redonda que não temos essa visão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. é muito interessante ter um anuncio assim na internet, assim podemos ter uma verdadeirera visao do nosso planeta!!! obrigada..... vcs sao responsaveis polo amplo de nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Quando ouvimos a palavra palavra planeta Terra,logo vem em mente aquela imagem do planeta como sendo perfetio.Isso deve-se também a educação que nos é repassada de que a Terra é um círculo perfeito.Devendo haver assim, desde as séries iniciais a explicação de que sua forma é irregular e achatada.

    ResponderExcluir
  4. Epá, até parece que isto é algo recente...A Geodesia mostrou já há alguns anos que a forma da terra é um geoide.

    ResponderExcluir
  5. Cabe aos professores de Geografia principalmente, fornecer aos alunos dos ensinos médios e até fundamental, essas informações diante da forma verdadeira da terra, assim eles não vão ter um equivoco diante de um pseudo aprendizado. Cresci desde pequeno sabendo da verdadeira forma da terra graças aos professores de Geografia.

    ResponderExcluir
  6. A escala vertical foi exagerada para realçar as diferenças de altitudes. Na dimensão em que o Geóide é apresentado, se não fosse o exagero da escala vertical, a Terra seria redonda. Quem dá estas notícias fantasiosas deveria ter mais cuidado antes de escrever estas barbaridades.

    ResponderExcluir
  7. Seria bem melhor deixar mais evidente que se trata de um deformação intensificada para efeito de ilustração. Sem isso parece que se está querendo causar impacto e não informar corretamente.

    ResponderExcluir
  8. Oi...Ocorrem irregularidade no geóide porque a terra e formada por varias camadas
    elementos por ex.: minérios de ferro é de alumínio que são com densidade constante. por ex, A superfície do Geóide tem forma irregular dentre outros coisas devidos as deficiências e excesso
    de massa em algumas de sua regiões densidade.

    ResponderExcluir
  9. Tem coisa errada ai. A terra tem uma circunferência de 40000 Km o ponto mais fundo do oceano tem 11 Km (fossa das marianas) e o Mais alto (monte Everest) menos de nove, então a diferença entreo o ponto mais alto e mais baixo da crosta é de 20 Km. colocando estes valores em escala vemos que em uma representação da terra em escala, com a terra com 12 cm de diâmetro a diferença máxima seria de apenas 0,2 milímetros. Sim a terra é geoide mas não uma bola tão deformada quanto o vídeo tenta fazer parecer.

    ResponderExcluir
  10. Acredito q terra seja realmente um geoide, ate porque temos autos e baixos relevos. Mas acredito q a atmosfera q nos envolve seja redonda.

    ResponderExcluir
  11. Se levarmos em conta que a representação dos planetas é sempre esferica, está tudo bem. Com certeza, os planetas nao possuem esta forma tao perfeita. Considerando que a terra se originou de uma explosao e foi "jogada ao espaço" como acontecem com os meteoros, porque nao conseguimos imaginar que os meteoros sao tambem tao perfeitos em sua forma?
    Pensando assim, em termos de origem e explosao, nenhum planeta terá uma forma tao perfeita....

    ResponderExcluir

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.