A Terra não é redonda - É um geoide de forma irregular e achatada afirma Agência Espacial Européia

A ESA - Agência Espacial Européia, divulgou uma animação que mostra a deformação que a força gravitacional causa no planeta Terra. A imagem mostrou o quanto a Terra é irregular, muito diferente da ideia de um planeta redondo, na verdade o planeta é irregular e levemente achatado nos pólos. Na imagem, as partes em azul, indicam onde a gravidade é mais fraca, já o vermelho e amarelo, onde ela é mais forte (veja com mais detalhes no vídeo no final do post).

Os cientistas chamam de geoide a concepção de um modelo da superfície terrestre baseado no campo gravitacional do planeta, ou seja, de forma bem simples, o geoide representa uma simulação da crosta terrestre sem as distorções provocadas pelos elementos que a moldam (marés, correntes dos oceanos, características da superfície, etc), com exceção obviamente da gravidade, sendo amplamente utilizado para medir o grau de elevação da superfície terrestre de modo muito preciso.

As imagens foram feitas pelo satélite GOCE - sigla que significa Explorador de Circulação Oceânica e Campos de Gravidade, lançado em março de 2009 pela ESA. De acordo com os cientistas, os dados do satélite vão ajudar na compreensão do campo gravitacional da terra e a força que esse campo exerce nas profundezas do planeta, permitindo uma análise mais aprofundada das dinâmicas que causam os terremotos e furacões. 

Veja a seguir um vídeo produzido pela canal do Youtube "Poligonautas" que explica de forma bem didática dos diferentes conceitos sobre a forma da terra, inclusive sobre Geoide.