Rádio Líder FM de Cristalina perde Enio Dionatam

Radialista Enio Dionatam deixa a Líder a FM
Enio Dionatam.
Em 2010, publicávamos aqui no site Redecol Brasil a notícia da contratação do radialista Enio Dionatam pela Rádio Líder FM de Cristalina, algum tempo depois, ao demonstrar grande profissionalismo e capacidade gerencial, Enio se transformara no diretor da nova Líder FM, fazendo da então conturbada emissora comunitária, uma rádio insinuante, alegre, informativa e, sobretudo, de qualidade.

Enio Dionatam, também atuou como Assessor de Imprensa e Chefe de Cerimonial da Prefeitura de Cristalina. Durante o pleito eleitoral de 2012, o então secretário de Comunicação, Aglaylton Brandão se afastou da pasta para concorrer ao cargo de vereador, com isso, Enio Dionatam foi convidado e aceitou o desafio de ser o novo secretário de Comunicação da prefeitura, mas ainda continuou a frente da Líder FM.

No momento em que a eleição municipal estava em seu ápice, o Sindicato Rural de Cristalina, juntamente com a FAEG, decidiu realizar um debate com os quatro candidatos a prefeito de Cristalina. Para que o debate fosse levado ao maior número de cristalinenses, o sindicato solicitou que a rádio comunitária Líder FM fizesse a transmissão ao vivo do evento, e após receber autorização da Justiça Eleitoral e também da Associação de Moradores da Comunidade Cristalinense, entidade responsável pela emissora, foi dado início a preparação dos equipamentos e de toda a estrutura física necessária à efetivação da transmissão ao vivo do debate.

No entanto, dos quatro candidatos a prefeito, somente Luiz Attié não compareceu ao debate promovido pelo Sindicato Rural, e como não deveria deixar de ser, a Líder FM como uma emissora comunitária, deu início à transmissão ao vivo do evento com os prefeitáveis presentes. De acordo com informações veiculadas por várias pessoas que presenciaram o fato, após o primeiro bloco do debate que estava sendo transmitidos pela rádio, alguns membros da Associação de Moradores da Comunidade Cristalinense (mantenedora da Líder FM), entraram em contato com o diretor da emissora, Enio Dionatam, e “solicitaram” que a transmissão do debate fosse encerrado imediatamente sob a alegação de que o fato poderia ter consequências negativas junto à emissora, que poderia até perder sua autorização de funcionamento (afirmação sem nenhum embasamento legal, diga-se de passagem).

Lamentavelmente, em poucos segundos a transmissão do debate pela rádio Líder FM foi interrompido e alegando problemas “técnicos”, voltaram à programação normal. Pessoalmente como admirador e conhecedor do trabalho realizado por Enio Dionatam, esperava que ele não se submetesse a esse tipo de censura e interferência negativa no desenvolvimento do seu trabalho frente à Líder FM. E, de fato, demonstrando grande caráter e personalidade, no dia seguinte ao ocorrido, Enio Dionatam entregou pedido de afastamento das funções de locutor e diretor da rádio e também o pedido de exoneração do cargo de Secretário de Comunicação da Prefeitura.

Infelizmente, a rádio Líder FM, que deveria ser uma emissora comunitária no sentido real e estrito da palavra, se transformou num instrumento de comunicação da Prefeitura de Cristalina, onde aparentemente, o interesse promocional de entes do executivo municipal prevalece sobre o interesse e a vontade coletiva dos cidadãos. Voltando ao debate promovido pelo Sindicato Rural com os candidatos a prefeito, caso Attié estivesse presente ao evento, será que a transmissão ao vivo pela Rádio Líder FM teria sido interrompida?

Esse tipo de interferência dos poderes nos meios de comunicação em Cristalina precisa acabar, é uma vergonha ver jornais, sites e rádios totalmente parciais à prefeitura. Nossa cidade precisa ter meios de comunicação sérios, que leve as informações com veracidade, imparcialidade e sem interesses promocionais de seus autores ou de outrem.
Por isso, escrevi esta matéria para relatar a grandeza de caráter demonstrada pelo Enio Dionatam, que diante da situação constrangedora (para pessoas de bem), seguiu seus princípios éticos e morais com firmeza, sendo um exemplo a ser seguido por todos. Não é somente a rádio Líder FM que perde com a saída deste profissional que desperta interesse de grandes emissoras da região, mas toda a sociedade cristalinense.

0 Comentários