Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inscrições do ENEM 2012 poderão ser feitas do dia 28 de maio até 15 de junho

|

Inscrições do ENEM 2012 iniciam a partir do dia 28 de maio, fique atendo para não perder os prazos
As inscrições para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 2012, poderão ser feitas a partir das 10h da manhã da próxima segunda-feira (28/05/2012), segundo edital publicado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (25/05).

Nesta edição do ENEM, são esperadas mais de 6 milhões de inscrições, as provas serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro.  O INEP alerta que o período de inscrição ao ENEM 2012 será de 28 de maio a 15 de junho e não será prorrogado. As inscrições poderão ser feitas até às 23h59 do dia 15 de junho no site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao  (As inscrições só poderão ser feitas a partida das 10h do dia 28 de maio).

Isenção e taxa de inscrição
Os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública ou que declarem ser de família com baixa renda ou ainda de família em situação de vulnerabilidade econômica, não precisarão pagar a taxa de inscrição do ENEM 2012.

Já os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas particulares ou que não se enquadram nos critérios para ter isenção da taxa de inscrição, o valor cobrado serão de R$ 35 que deverá ser pago via boleto bancário até o dia 20 de junho.

Aplicação das provas
As provas do ENEM 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro de 2012, os candidatos farão quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha e também uma redação. As provas serão aplicadas pontualmente às 13h (horário de Brasília).

No dia 03 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, que serão aplicadas das 13h até às 17h30. Já no dia 04 de novembro, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação, que serão aplicadas das 13h até às 18h30.

As quatro áreas de conhecimento cobradas no ENEM são:

  • Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias: matemática.
Redação
Na redação, serão avaliados os seguintes aspectos dos candidatos:

  • Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
  • Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  • Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Veja abaixo o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio 2012, fique atento aos prazos e horários:
Calendário do ENEM 2012
Início das inscrições:
28/05/2012 (10h)
Término das inscrições:
15/06/2012 (23h59)
Pagamento das inscrições:
Até 20/06/2012
Taxa de inscrição:
R$ 35
Data das provas:
03/11 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza
04/11 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito
07/11/2012
Resultado individual
28/12/2012
Fonte: Inep/MEC


Categorias: Atualidades


Comente com sua conta do Facebook


Um comentário :

  1. O enem é uma prova para testar o conhecimento das pessoas, mais deveria ser levado mais a serio,PQ des do seu surgimento sempre vem dando poblemas, como divulgaçao de gabaritos, quetões, roubos de provas e etc.
    TAMBEM TEM MUITAS PESSOAS QUE DEIXA PARA UTIMA HORA PARA FAZER A ESCRIÇAO DO ENEM, E NAO SABEM QUE PREÇISSÃO DO CPF PARA FAZER SUA ESCRIÇAO, E O ENEM NÃO INFORMA ISSO POR QUASE NEHUM MEIO DE COMUNIÇAO, APENAS PELA INTERNET.

    ResponderExcluir

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.