Rádios de Brasília e Região Metropolitana movimentaram o dial no segundo semestre de 2019


Rádios de Brasília e Região Metropolitana movimentaram o diaHoje vou falar um pouco das novidades que ocorreram nos últimos meses no dial FM de Brasília e Região Metropolitana. Nos últimos meses várias novidades movimentaram o mercado radiofônico da região. Nesse período, algumas emissoras efetivaram a migração de AM para FM, outras rádios que estavam fora do ar voltaram a operar novamente.

Houve ainda o anúncio da criação de uma rede de rádios de âmbito nacional liderada por uma emissora de Brasília, enfim, vamos ao que interessa.

Migração AM-FM

A primeira migrante AM-FM a entrar no ar em frequência modulada (FM) foi a Rádio Difusora Serra dos Cristais FM 89,3 de Cristalina. A emissora que pertence à Diocese de Luziânia, desde então está operando em caráter experimental, tocando músicas católicas e sucessos da música brasileira e internacional de vários estilos (sertanejo, pop, flash back, MPB, etc).

Outra novidade pôde ser percebida no final de agosto, quando a tradicional Rádio 610 AM de Luziânia também migrou sua frequência para FM, passando a se chamar Rádio103 FM e operando em 103.5 MHz. A emissora manteve a mesma programação que tinha em AM e vem alcançando boa aceitação na região.

Emissoras fora do ar

A Rádio Mais FM 103,1 que possui concessão na Região Administrativa do Gama e boa cobertura no Distrito Federal e Região Metropolitana de Brasília, encontra-se no momento fora do ar.

Por sua vez, a Rádio Top FM 98,3 e a Rádio Sucesso FM 100,5 que também ficaram offline por vários meses retornaram ao ar em novembro. A Top FM é uma concessão do município goiano de Padre Bernardo e possui excelente sinal no Distrito Federal, inclusive no Plano Piloto.

Mudança de endereço

A Rádio Atividade FM 107,1 que estava com seus estúdios montados no CAUB (Riacho Fundo I), anunciou em agosto que a emissora retornou a operar em modernos estúdios instalados no sexto andar do Taguatinga Shopping, na região administrativa de Taguatinga.

Nova rede de rádios

Em outubro a Rádio Verde Oliva FM 98,7 inaugurou sua primeira afiliada em Manaus. A emissora que é administrada pelo Exército Brasileiro pretende abrir novas emissoras em outras regiões do país, formando sua própria rede de rádios.

Por fim, no dia 18 de novembro a Rádio Clube FM 105,5 de Brasília iniciou um ambicioso projeto de rede denominado de Rede Clube FM Brasil, abrangendo inicialmente cerca de 25 emissoras afiliadas em todo o país e com planos para ampliar ainda mais esses números a partir do próximo ano.