Governador Agnelo garantiu que a Torre de TV Digital será entregue no aniversário de Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, fez uma visita técnica nesta segunda-feira (13/02) para inspecionar o andamento das obras da Torrede TV Digital de Brasília, que deveria ter sido inaugurada em 2010 e custará R$ 80 milhões aos cofres públicos.

Agnelo garantiu que a obra será entregue no dia 21 de abril de 2012, aniversário de Brasil: “Determinei que sejam tomadas todas as providências necessárias para que a Torre seja entregue à população no aniversário de Brasília. Nossa equipe de governo está se reunindo duas vezes por semana somente para tratar desse assunto”, destacou.

O secretário de Obras do DF, Oto Silvério, reforçou a data da inauguração. “Nosso cronograma obedece à determinação do governador. Até o primeiro grande evento esportivo internacional de Brasília, que será a Copa das Confederações, em 2013, teremos o sinal digital para todo o Distrito Federal”, garantiu.
Torre de TV Digital DF está localizada próxima à Sobradinho
Vista da Torre Digital na Região do Grande Colorado. Foto: Guilherme Macedo
Obras em ritmo acelerado
Segundo o GDF, para finalizar as obras de urbanização, drenagem pluvial, paisagismo, água e coleta de esgoto; acesso com trânsito facilitado; obras de acabamento interno; iluminação; e documentação legal, seis frentes de trabalho estão empenhadas nas obras da Torre Digital de Brasília.

 Inauguração no dia 21 de abril só da parte física
No dia 21 de abril, será entregue somente a parte física da Torre Digital, ou seja, lojas, cafés, museu e mirante.

Inicio das transmissões de sinal digital
Após a inauguração da parte física, as emissoras de televisão começarão a instalar os equipamentos de retransmissão de sinal digital na Torre, esse trabalho está previsto para durar entre seis e nove meses.

Vista privilegiada
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Torre Digital está localizada em um dos pontos mais altos de Brasília, na Região Administrativa do Lago Norte, e terá um mirante de 120m com capacidade para 74 pessoas. O visitante, ao conhecer as instalações, estará a mais de 200m de altura em relação ao centro de Brasília e a 1,2 mil metros acima do nível do mar.

Torre de TV Digital será atração turística em Brasília
Foto: NewCrucks/ skyscrapercity
Além do topo, onde será o mirante, a torre é composta por duas pétalas, que colaboraram para que o monumento ganhasse o nome de Flor do Cerrado. Em uma delas, a 60m de altura, funcionará uma sala de exposições. Na outra, a 80m, ficarão bares e restaurantes. Também já estão prontos os boxes para abrigar seis emissoras de tevê. Cada um deles com 90m², distribuídos em sala geral, sala de operações e banheiro.

Na área da Torre Digital também foram construídas dez lojas, que devem abrigar cafés, lanchonetes e espaços de comercialização de souvenirs, além de 746 vagas de estacionamento.

A área total construída é de aproximadamente 8,5 mil m², sendo a altura total de 185 metros. A parte metálica, acima da de concreto, tem 50m, onde será instalada a torre de transmissão, que ficará a cargo das emissoras de TV.

Após sucessivos cancelamentos, será que finalmente a Torre de TV Digital será inaugurada de fato? Isso, meus caros leitores, somente o tempo responderá.

3 Comentários

  1. tomara q agora em abril sai essa coisa aí do ar pra toda Brasília e promessa do agnelo hum sei não hein! parece q vai sair no dia São nunca de tarde kkk
    E brasília espera

    ResponderExcluir
  2. Acho que seria mais apropriado marcar a inauguração da torre pro dia 1º de Abril! oO

    ResponderExcluir
  3. vai ser uma coisa ótima essa inauguração,só espero que o governo não dificulte a instalação das antenas das emissoras.

    ResponderExcluir