Entrevista Exclusiva com Luiz Carlos Attié - Prefeito de Cristalina

O Site Redecol Brasil entrevistou com exclusividade o prefeito de Cristalina, Luiz Carlos Attié, que foi eleito nas eleições municipais do dia 05 de outubro de 2008 após receber 11.380 votos, 52,91% dos votos válidos. Na entrevista, Attié fala sobre saúde, educação, indústria e emprego, concurso público municipal, seus projetos para os próximos dois anos de governo e também como está sua relação com os vereadores e Câmara Municipal.
RCB: Senhor Prefeito, para começar esta entrevista gostaria que fizesse um comparativo de sua gestão frente ao executivo municipal com a gestão passada, onde o município mais avançou e onde ainda precisa melhorar?

Pref. Luiz Attié: Não é meu forte comparar meu trabalho com os dos prefeitos anteriores. Prefiro falar dos problemas que encontramos em primeiro de janeiro de 2009 e a forma como os enfrentamos. Primeiramente, não tenho compromissos com políticas antigas. Sou leal ao meu grupo, que me elegeu, mas tenho a liberdade, inclusive por acordo com meus companheiros, em dar uma cara nova a política de Cristalina. Tratar com objetividades os problemas da nossa cidade, que muitos insistiam em manter Cristalina em um tamanho diminuto, tanto no aspecto econômico como social. Pela minha formação acadêmica, profissional, de vida, enfim, me permitam ser moderno nas minhas convicções, estamos fazendo a nossa população acreditar mais na cidade e no nosso futuro. Dando oportunidade aos jovens de criarem, pensarem na cidade da inclusão social, enfim, se verem incluídos no futuro da cidade. Uma cidade bonita, que tenha atividades econômicas pujantes, entretenimentos, motivos para nos orgulharmos. Encontramos uma cidade em que as pesquisas indicavam que o nosso maior problema era o desemprego. Prometemos criar em 5 anos, 5.000 empregos. Criamos 10.000 em apenas 2 anos. Estamos capacitando nossos jovens para cada vez mais ocuparem as vagas que a cada dia aumentam mais, na indústria, no comercio e na prestação de serviços.

RCB: Como é o relacionamento da Prefeitura com a Câmara Municipal? Existe uma crise entre o Executivo e Legislativo?

Olivar ao lado de Attié
Pref. Luiz Attié: Hoje, com a eleição do vereador Olivar Caetano, meu aliado, do meu partido, o DEM, não existe mais crise de convergência. A sociedade atenta deu o seu veredicto, o seu basta. Ou executivo e legislativo caminham juntos ou as urnas de 2012 falarão muito alto. O povo quer projeto. Quer trabalho, menos politicagem e mais ação. Tem vereador que se diz oposição, mas não sabe o que é isso. No mundo moderno se faz oposição com disposição. Fazemos oposição a qualquer coisa trazendo benefícios ainda maiores para o município e não simplesmente atrapalhando o prefeito de trabalhar. Nas últimas eleições estaduais e federal, vimos muitos vereadores apoiando os seus candidatos, será que todos eles fizeram compromissos para o povo de Cristalina??? Quero que a população faça essa pergunta. Vi um dia desses num twitter qualquer um vereador pedindo emprego para o seu deputado eleito. Seria isso ajudar Cristalina? Estaria este vereador sendo ético para com a cidade que o elegeu?

RCB: Os projetos oriundos do Executivo estão sendo aprovados pelos Vereadores? Como o senhor avalia o papel da oposição dentro da Câmara Municipal?

Pref. Luiz Attié: Nossos projetos são todos em favor do povo de Cristalina. A população aprendeu a governar com os seus entes políticos. Os projetos de interesse do povo foram todos aprovados. Nunca enviamos um projeto que não fosse de interesse público, alguns até inusitados, que vão mudar a vida e a nossa cidade, como a criação da TERRACRIS, Fundação Georgea Cristina – Hospital do Câncer de Cristalina, reforma fiscal, administrativa, a preservação ambiental, com a municipalização da outorga local, da história e a preservação de Cristalina Velha e muitos outros.

RCB: Cristalina é hoje uma das cidades mais promissoras do Estado de Goiás, como transformar esse potencial desenvolvimentista em benefícios para a população local?

Pref. Luiz Attié: Primeiramente, mostrando a toda a população que esta é a nossa grande realidade. Conclamando a todos a não perdermos esta oportunidade que está passando a nossa frente. Aproveitar a grande produção agrícola, trazendo indústrias do gênero alimentício. Abrindo nossas fronteiras urbanas para a construção de áreas para a pequena e média indústria, shoppings, etc. Construção de unidades residenciais no modelo Minha Casa, Minha Vida, e outras construções mais arrojadas como as que estão em andamento. Produzir aqui, gerar empregos aqui, o povo consumir no nosso comércio, são atitudes para melhorar nossa economia e atrair novos comércios.

RCB: Em 2010 Cristalina ganhou 3 indústrias alimentícias que gerarão ao longo dos anos milhares de empregos, o que deve ser feito para que estes empregos sejam ocupados pelos cristalinenses?

Pref. Luiz Attié: Capacitar nossa mão de obra. Trazer universidades para cá. Enfim, trazer os nossos jovens de volta. Verificamos que Cristalina, em 1º de janeiro de 2009, tinha crianças e idosos, poucos jovens. Jovens têm que ter atrativos econômicos, sociais e perspectivas de futuro. Estamos envolvidos em todas essas áreas, firmar a juventude aqui, na sua cidade. Fico feliz quando revejo amigos trabalhando nas indústrias e que antes corriam atrás de emprego público, muitas vezes mal qualificados e mal remunerados, hoje com perspectivas de crescimento.

RCB: Na sua campanha para prefeito, uma das principais promessas era a instalação de um campus da UNB em Cristalina, com a crise institucional que abalou o Distrito Federal e culminou com a prisão e afastamento do Governador José Roberto Arruda ainda é possível sonhar com a UNB aqui no município? E quanto ao Centec o que a prefeitura tem feito para que efetivamente funcione?

Pref. Luiz Attié: Quanto a UnB, realmente, creio não ser possível concretizar este sonho, pelo menos por enquanto. É um projeto se encontra em tramite na própria UnB, mas hoje, sem o apoio do Governo do DF. Temos o campus universitário, pronto para receber universidades. Muitas se interessam, estão em conversações, esperamos que os resultados sejam positivos para o bem de Cristalina. Quanto ao CENTEC, todos sabemos que ele foi inaugurado pelo menos umas 3 vezes. Começou errado, gestões passadas doou aquele prédio fantástico ao Estado e pouco, ou nada, se pediu em troca. Pedi a revisão do contrato, ao invés de doar o prédio ao Estado, queremos compartilhar o horário das aulas e utilizar o prédio para outras atividades municipais. As obras de fechamento e adaptações já foram concluídas, estamos esperando o novo governo para prosseguir. Era para ter o vestibular neste último semestre, não deu, vamos cobrar para este início de ano.
“Vamos ter o nosso Hospital do Câncer. Esta é a minha palavra!” Luiz Carlos Attié
RCB: Em maio deste ano o Hospital Municipal de Cristalina foi destaque na imprensa nacional quando o Ministério Público encontrou armazenado em um banheiro, fetos e outros materiais biológicos, o que está sendo feito para melhorar o sistema de saúde do município? O senhor lançou a Pedra Fundamental do Hospital do Câncer de Cristalina, como está o andamento desta importante obra?

Pref. Luiz Attié: O Hospital Municipal Chaud Salles é um dos ícones do nosso atraso. Em 30 anos, praticamente nada se fez. E a população aumentou pelo menos umas oito vezes. O que aconteceu foi um somatório de procedimentos errados, tanto na área medica como administrativa. O descaso levou ao que todos sabem. Da nossa parte, abrimos o Hospital à fiscalização do Ministério Publico, pois é nossa obrigação deixar as investigações acontecerem. Foi o meu lema e continuará sendo até o fim do meu mandato. Investigar tudo. Creio que houve um exagero da imprensa sensacionalista, mas o ocorrido serviu para que tomássemos consciência de que aquilo ali era uma bomba relógio, prestes a explodir. Estamos em obras, nesta semana entregamos o centro cirúrgico e materno infantil à população. Moderníssimo e eficaz. Desconheço instalações mais modernos e eficientes como esta. Assim será todo o HMCS – Hospital Municipal Chaud Salles, com inauguração prevista para o próximo aniversário de Cristalina em 18 de julho de 2011.  Vamos inaugurar também neste dia, a UPA, Unidade de Pronto Atendimento. É um hospital 24 horas que vai desafogar o Chaud Salles. Com relação ao Hospital do Câncer, criei uma fundação, nos moldes da fundação Pio XII, de Barretos/SP, a Fundação Georgea Cristina. Este projeto é a menina dos meus olhos. O projeto de arquitetura acabou de ser concluído por uma empresa especializada de São Paulo. Em breve a maquete será exibida no saguão do Palácio Ettiene Lepesqueur. Sua diretoria já foi formada, e composta por pessoas, homens e mulheres, de aquilatado conhecimento e comprometimento com a causa e com a nossa cidade. Em no máximo 60 dias estarão apresentando a população, não só o projeto, como também a atuação da sua diretoria. Vamos ter o nosso Hospital do Câncer. Esta é a minha palavra!

RCB: Toda a população de Cristalina quer saber quando será realizado um concurso público municipal? Já existe algum estudo acerca dos setores que mais necessitam de pessoal e o quantitativo de vagas que serão disponibilizadas?

Pref. Luiz Attié: O projeto do concurso já foi aprovado em Lei Municipal, no apagar das luzes do ano passado. Encontra-se na Secretaria Administrativa para os procedimentos públicos para a realização do concurso. Ampla divulgação será dada a população de Cristalina. Será um concurso com o seu processo transparente e democrático. Espero que os interessados tenham grandes oportunidades de serem aprovados. Afinal serviço público é a imagem correta do povo de uma cidade.

RCB: Em relação ao Povoado de São Bartolomeu e Distrito de Campos Lindos, quais os benefícios que a sua administração levou para estas localidades?

Pref. Luiz Attié: Confesso que objetivamente, fizemos gestão no governo federal e conseguimos desencalhar recurso para a construção do Ginásio de Esportes de São Bartolomeu, a totalização de 100% do asfalto e a feira do produtor que vamos fazer para melhorar o comércio e entrar no povoado recursos do consumidor que passa pela BR 40. Em Campos Lindos a situação é mais caótica. Fizemos um plano emergencial junto ao Ministério das Cidades e as obras objetivadas são de grande impacto. Por enquanto, vamos fazer uma praça (recurso já disponibilizado), cercamos a quadra esportiva, fizemos 8 novas salas de aula na Escola Souza Lima. Inauguramos no ano passado o Posto de Saúde e estamos revitalizando toda a iluminação de Campos Lindos. Passado o período chuvoso, melhorar as vias públicas que estão um verdadeiro lamaçal.

RCB: O senhor poderia citar as principais realizações do Governo Attié, bem como os principais projetos do seu governo para os próximos dois anos?

Pref. Luiz Attié: Além das realizações já citadas, acredito que o ganho maior seja a mudança de comportamento do nosso povo. Acreditando mais nas instituições, participando do processo político e democrático. Criando novas lideranças, mais positivas e sem demagogias. Geração de empregos e a atração de novas indústrias e comércio de alto nível que vão engrandecer e dar visibilidade tanto no Estado quanto no cenário nacional. Cristalina é o nosso maior e melhor produto! Nos próximos 2 anos quero concluir meu mandato, honrando cada vez mais o povo desta cidade. Agora sim, as obras entram em cena na cidade. Neste ano de 2011, importantes obras mudarão a vida do Cristalinense.

RCB: O Site Redecol Brasil agradece ao senhor pela atenção e principalmente por nos conceder esta entrevista, agradecemos também a Secretaria Municipal de Comunicação pelo profissionalismo e competência para atender aos órgãos de imprensa de Cristalina. Fique a vontade para suas considerações finais.

Pref. Luiz Attié: Agradeço a oportunidade de estar aqui com vocês e parabenizo iniciativas como estas. Cristalina carece de informações oficiais, corretas, honestas. O trabalho que vocês estão fazendo está valorizando e elevando o nível da imprensa de Cristalina. Parabéns e Feliz Ano Novo a toda a equipe do Redecol e a toda a nossa cidade.

3 Comentários

  1. SO QUERO DIZER AO NOSSO PREFEITO QUE FAÇO OPOSIÇÃO COERENTE E AO LADO DO POVO. SEMPREI VOTEI OS PROJETOS QUE SÃO BONS PARA NOSSA QUERIDA CIDADE DE CRISTALINA, E FAÇO O MEU TRABALHO PAUTADO NO RESPEITO E NA DIGNIDADE. JÁ PROPUS AO NOSSO PREFEITO UM PACTO DE UNIÃO EM PROL DO POVO DE CRISTALINA, IREI CONTINUAR FAZENDO COBRANÇAS, O QUE E BOM PARA COMUNIDADEESTOU DO LADO, MAIS O QUE ESTIVER PREJUDICANDO A NOSSA COMUNIDADE ESTAREI COBRANDO E LUTANDO POR MELHORIAS EM TODOS OS BAIRROS E NA EDUCAÇÃO,SAÚDE E SEGURANÇA. OBRIGADO VEREADOR MARQUINHO ABRÃO SEMPRE AO LADO DO POVO!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA A TODOS... SOBRE A CONSTRUÇÃO DE APARTAMENTOS DO PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA NO BAIRRO DNER, FOI MARCADA UMA REUNIÃO PARA O DIA 29/02 PORÉM CHEGANDO PERTO FOI ADIADA????? MINHA PERGUNTA SERÁ QUE ESSE PROJETO VAI SAIR DO PAPEL MESMO, POIS TANTAS FAMILÍAS INCLUSIVE EU QUE PAGO ALUGUEL ESTAMOS SONHANDO COM ISSO ,MAS EU NÃO PERCO A FÉ E COMO MUITOS ESTOU TBMMM AGUARDANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O PREDIO DO HOSPITAL PODE ATÉ SER BEM ESTRUTURADO, MAIS CONTINUA MATANDO INOCENTES POR FALTA DE ATENDIMENTO E PROFISSIONAIS....

    ResponderExcluir