Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Cristalina será inaugurada nesse sábado (30 de abril)

UPA de Cristalina será inaugurada no dia 30 de abril de 2016
UPA de Cristalina. Foto Divulgação.
Funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Estas são algumas das atividades que serão realizadas na nova unidade de saúde que será entregue pela Prefeitura de Cristalina à comunidade.

A UPA de Cristalina é uma das 45 em funcionamento no estado de Goiás e inicia suas atividades nesta segunda, 02 de maio. São 1200 metros de área construída num terreno de 5 mil metros. Foram 7 anos de construção ao custo total que aproxima R$ 3 milhões de reais. Embora a obra seja federal, a Prefeitura de Cristalina arcou com dois terços deste valor. Adquiriu aparelho de Raio-X, ventilador pulmonar, monitores, eletroencefalograma, desfibrilador cardíaco, bombas de infusão, gerador automático, ar condicionado e mobiliário completo, além do pagamento dos funcionários e manutenção mensal.

Ao lado da UPA, a Prefeitura iniciou a construção de um heliponto que atenderá também ao novo quartel do Corpo de Bombeiros que será construído no mesmo quarteirão da unidade de saúde em terreno doado pela Prefeitura e que arcará com 50% do valor total da construção.

“Numa audiência com o então Governador Arruda, de Brasília, com o Ministro da Saúde na época, José Gomes Temporão, pedi essa UPA. Primeiro ele relutou porque não tínhamos 100 mil habitantes; daí o convenci: somos a porta de entrada à Brasília, duas rodovias cruzam aqui, somos o novo Triângulo Goiano entre outros tantos motivos justos. Então, ele concedeu. Tive que fazer ofício como Prefeito eleito. Um advogado nosso à época montou este ofício, dizendo: GABINETE DO PREFEITO ELEITO DE CRISTALINA... A data era 19 dezembro de 2008”, relembra com emoção o Prefeito reeleito Luiz Carlos Attié (PSD).

Homenageado: Dr. Wasfi José Daher foi médico e Prefeito de Cristalina por duas gestões (1954-1958 e 1961-1965) quando realizou importantes investimentos em educação e saúde. Dedicou mais de 50 anos ao exercício da medicina. A UPA leva seu nome

SERVIÇO:
Inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cristalina/GO
30 de abril – 10h
Rua Otaviano de Paiva (próximo ao trevo do Bairro Cristal)
UPA Cristalina

0 Comentários