Rádio Líder FM saiu do ar misteriosamente

A Rádio Comunitária Líder FM de Cristalina, primeira emissora em freqüência modulada da cidade, está a várias semanas fora do ar, fundada em 2002 a rádio completou em 2010 8 anos de operação, ela conta com um público fiel, que sempre está de antena ligada na freqüência 87,9 Mhz. A Associação dos Moradores da Comunidade Cristalinense, entidade que administra a rádio, divulgou na programação da rádio por três dias, que a emissora sairia do ar.
O Site Redecol Brasil entrou em contato com diversas pessoas ligadas ao rádio de Cristalina, porém, não obtemos nenhuma informação concreta do motivo que levou a Rádio Líder FM a está fora do ar todo este tempo. O telefone da rádio (3612-5454) chama até cair a ligação e ninguém atende. 
Comenta-se na cidade que a Polícia Federal havia lacrado os equipamentos da rádio por ela está irregular junto a Anatel, porém, nenhum dos órgãos de regulação(Ministério das Comunicações e Anatel) confirmou tal informação e que de fato são somente boatos infundados. Pesquisando no Site da Anatel sobre a regularidade da outorga da emissora, não foi encontrado nenhuma irregularidade em seu licenciamento, aparentemente está tudo dentro da Lei, ou seja, a emissora está autorizada pela Anatel a operar legalmente, no entanto, encontramos a seguinte informação sobre a situação da Líder Fm: “Em estudo – Cadastramento com pendências”, o que nos leva a crer que os técnicos do órgão encontraram algum problema na documentação ou na programação da emissora, mas,  não sabemos se somente isso seria suficiente para retirar a rádio do ar. Por isso, enviamos pedidos formais de informações junto a Anatel, eles ainda não responderam (responderam em 10/01/2011 - toda documentação está OK).
Alguns meses atrás, lendo o formulário de recados em um site aqui de Cristalina, havia uma informação postada por um internauta de que a Prefeitura de Cristalina tinha “comprado” a Líder FM, essa notícia pouco confiável, causou muito burburinho na cidade, já que, qualquer pessoa um pouco mais esclarecida sabe que as rádios comunitárias não podem ser comercializadas, nem propagandas comerciais elas podem veicular, sendo permitida somente apoios culturais, políticos, empresas ou órgãos públicos não podem administrar rádios comunitárias.
A Prefeitura não confirmou a veridicidade da notícia, estranhamente, pouco tempo após tal informação a Rádio Líder FM saiu do ar depois de 8 anos de operação em Cristalina, ninguém quer falar a respeito, mas, cumprindo o nosso papel de informar a população, o Site Redecol Brasil segue apurando os fatos e assim que tivermos informações fiáveis publicaremos em primeira mão. 

0 Comentários