Cinco cuidados essenciais para não ter problemas em fossas

Atenção à limpeza e ao uso diário do sistema hidrossanitário podem ajudar a minimizar riscos.

Cuidados com a limpeza em fossas
Fossa. Imagem: Freepik.


No sistema hidrossanitário há um recipiente fundamental chamado fossa que, quando não cuidado da forma correta, pode causar problemas em toda a rede, ao meio ambiente e à saúde humana. Ela é uma espécie de tanque subterrâneo, responsável pela unidade de tratamento primário do esgoto doméstico.

Nela, ocorre a separação da matéria sólida depositada nas pias e banheiros e a liberação da parte líquida para a rede de esgoto da região. Atualmente, existem diferentes tipos de fossas e cada um deles atende a necessidades específicas. Há, por exemplo, a fossa séptica, sumidouro e seca.

Independente do tipo de fossa utilizada, é importante ter atenção a alguns cuidados para evitar a obstrução da rede hidrossanitária e o agravamento para problemas ambientais e de saúde pública. Esses cuidados podem variar de acordo com a localização geográfica, o tipo de sistema de tratamento de esgoto e as regulamentações locais. 

Mas no geral, é importante se atentar à regularidade do serviço de limpa fossa, ao uso de produtos biodegradáveis na limpeza do recipiente, ao descarte de lixo na rede de esgoto, ao excesso de água e à preservação da área próxima aos tanques.

Manutenção deve ser periódica

Nas fossas, é realizado o tratamento primário do esgoto doméstico. No entanto, com o tempo, os tanques vão acumulando resíduos que podem, a longo prazo, causar obstruções responsáveis por entupimentos, vazamentos e problemas no sistema hidrossanitário. 

Dessa forma, é necessário realizar manutenções periódicas para limpar os tanques e garantir o seu perfeito funcionamento. É importante ressaltar que esse tipo de serviço deve ser realizado por empresas especializadas, como uma desentupidora, uma vez que necessita de técnicas específicas. 

Normalmente, essa limpeza deve ser feita uma vez entre um e três anos, mas a periodicidade pode variar, conforme o uso da rede de esgoto na residência e as recomendações do fabricante.  

A falta de manutenção causa problemas ao sistema hidrossanitário que também podem atingir o meio ambiente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o serviço de limpeza de fossa é essencial para a rede sanitária doméstica e industrial, uma vez que ajuda a preservar o solo e evitar a contaminação de rios.

A saúde humana também é beneficiada pelas ações de limpeza e manutenção do sistema de esgoto. De acordo com a Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, uma rede sanitária de qualidade contribui para a eliminação de vetores de malária, diarreias, verminoses, esquistossomose, cisticercose e teníase. 

Opte por produtos biodegradáveis na limpeza da fossa

No momento da limpeza da fossa, é importante se certificar sobre os produtos utilizados pela empresa responsável pelo serviço. Isso porque, para manter o funcionamento correto dos recipientes, é fundamental utilizar produtos biodegradáveis que não provoquem danos ao meio ambiente. 

Além disso, esses produtos também promovem ação benéfica para a decomposição dos materiais orgânicos depositados nas fossas. Alguns exemplos são os itens de compostos orgânicos ou, ainda, os de ácidos orgânicos, ambos auxiliam a decompor os resíduos. 

Evite o descarte de lixo na rede de esgoto 

Para a fossa funcionar corretamente, além da manutenção periódica, é preciso ter alguns cuidados no dia a dia. Descartar lixo na rede de esgoto é um hábito prejudicial para a vida útil dos tanques. 

Papel higiênico, absorventes, fio dental, hastes flexíveis, óleo de cozinha e restos de alimentos devem ser descartados em locais apropriados. Quando descartados na rede hidrossanitária, esses itens podem se acumular nas tubulações ou na fossa, causando entupimentos e outras situações que prejudicam o funcionamento de todo o sistema. 

Cuidado com o excesso de água e produtos químicos 

É preciso ter atenção, ainda, ao excesso de água e de produtos de limpeza nos recipientes, pois podem danificá-los. A água da chuva não deve ser direcionada para a fossa para não ocasionar um volume maior do que os tanques possam suportar. 

Esse tipo de situação pode provocar entupimentos e causar outros problemas. Se for necessário, outra estrutura deve ser construída para lidar com esse tipo de efluente e não provocar danos à fossa. 

Outro ponto de atenção é o excesso de produtos químicos, como pesticidas, fertilizantes, tintas e óleos nos recipientes. Esses itens podem ser nocivos para as bactérias que trabalham na fossa realizando a degradação do material orgânico. Por esse motivo, a recomendação é não fazer a ligação da pia da cozinha com a fossa. 

Preserve a área próxima à tampa da fossa 

A área onde a fossa está instalada também precisa de atenção diária. Para prevenir danos à estrutura e evitar riscos, essa região deve estar sempre limpa, preservada e sem a presença de objetos pesados em cima da tampa do tanque. 

Carros estacionados em cima dos recipientes, por exemplo, podem romper a tampa e causar problemas em ambos. Também é importante se manter atento à presença de chamas próximas à fossa, pois elas podem causar vazamento de gases que são altamente inflamáveis e aumentar o risco de incêndios.

Texto: Luiz Affonso Mehl

0 Comentários