Galáxia NGC 4206 localizada a mais de 70 milhões de anos-luz da Terra é fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA

Galáxia NGC 4206 localizada a mais de 70 milhões de anos-luz da Terra
Galáxia NGC 4206 - Localização na Constelação de Virgem a cerca de 70 milhões de anos-luz da Terra. Foto: NASA.

O telescópio espacial Hubble capturou essa belíssima imagem da galáxia NGC 4206, que, assim como a nossa Via Láctea, tem um formato em espiral. Mas, apesar da similaridade, a NGC 4206 está localizada na constelação de Virgem, a mais de 70 milhões de anos-luz da Terra.

As partes mais escuras, principalmente no centro da galáxia são extensas áreas de poeira cósmica. Essa áreas é formada basicamente por estrelas mais velhas, que estão no final de sua vida e por isso ganham um tom avermelhado. já nas bordas na NGC 4206 é possível observar aglomerados dispersos de gases com tom azulado, esse local é chamado pelos cientistas de berçário estelar, ou seja, é o local onde as estrelas estão nascendo.

Os cientistas buscam compreender qual o efeito que o material escuro (poeira e gases) entre as estrelas de uma galáxia causa sobre a luz ao viajar através dela. Desta forma, o Hubble é equipado com câmeras de alta precisão que são capazes de revelar quais tipos de materiais compõem a poeira cósmica e o gás existente principalmente nas partes frias do meio interestelar. Possibilitando assim, o cálculo e um melhor entendimento da difusão que a luz sofre ao passar pelo material.


Essa difusão que a luz sofre ao atravessar uma região interestelar cobertas por poeiras e gases, é chamada pelos astrônomos de extinção, sendo seu efeito mais conhecido de parecer tornar os objetos mais avermelhados do ponto de vista do observador.

0 Comentários