Trem VLT ligando Luziânia a Brasília estará em operação em dois anos

Trem Luziânia Brasília deve sair do papel
Durante o Fórum Mobilidade Luziânia-Brasília, que aconteceu na Câmara Municipal de Luziânia e contou com a presença de várias autoridades do governo federal, de Goiás e Distrito Federal, foi anunciado pela SUDECO – Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste que o edital de licitação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ligando Luziânia a Brasília será publicado na próxima quarta-feira (29/05).

Segundo estimativas, cerca de 600 mil pessoas se deslocam diariamente do Entorno Sul (Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama) rumo à Brasília, o percurso de 58 quilômetros entre Luziânia e a capital federal pode levar várias horas devido ao grande número de veículos que disputam espaço na BR 040. Com isso, a partir de Valparaíso é comum a formação de um grande congestionamento que se estender até o viaduto do Catetinho, já no Distrito Federal.

Atualmente existe uma linha férrea que passa por Luziânia e vai até o Distrito Federal, porém, essa linha é usada somente para o transporte de cargas. Os estudos técnicos para adaptar essa linha ao transporte também de passageiros deve durar dez meses. Considerando que a ferrovia já existe, a SUDECO e ANTT estimam quem em dois anos o VLT estará em plena operação.

O VLT Luziânia-Brasília vai desafogar o trânsito na BR 040/EPIA
A entrada em operação deste novo modal de transporte de passageiros entre as cidades do Entorno Sul com Brasília desafogará o intenso trânsito da BR-040. De acordo com informações da Sudeco, hoje, mais de 600 mil pessoas fazem, diariamente, o trajeto de Luziânia e demais cidades do Entorno até Brasília. O tempo mínimo da viagem é de duas horas. De trem, o percurso de 60 quilômetros poderá ser percorrido entre 45 e 60 minutos.

Cada composição de VLT, com quatro vagões, – cuja velocidade média é de 110 km/h – terá capacidade de transportar até 900 passageiros por viagem. Prevê-se que, por dia, serão transportadas entre 40 e 45 mil pessoas. Estudos preliminares da SUDECO indicam que com a entrada em operação do trem, entre 450 e 500 carros e 20 ônibus deixarão de circular pela BR-040 a cada hora.

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