Ovo da Ave-Elefante, será leiloado em Londres, o valor pode chegar R$ 91 mil


Egg Elephant Bird, ovo da ave-elefante
Á direita um ovo da ave-elefante em comparação com um ovo de galinha. Foto: AP

Um ovo gigante de ave-elefante (extinta no século XVII na ilha de Madagascar) de aproximadamente quatrocentos anos de idade será leiloado no dia 24 de abril, em Londres. De acordo com agências internacionais, o preço de venda é estimado entre 23,6 mil e 35,4 mil euros, levando em consideração a cotação da moeda europeia, o valor pago pode chegar a R$ 91,5 mil.

O ovo é considerado o maior do mundo, medindo 21 centímetros de diâmetro e 30 cm de altura, ou seja, cerca de cem vezes maior que o ovo de uma galinha. Segundo cientistas, o ovo a ser leiloado encontra-se em um estado subfossilizado, estado que ainda preserva os restos orgânicos de um ser vivo após vários séculos, mas não possui vida e ainda não completou o processo de fossilização.

Ave-elefante tinha  mais de 3 metros de altura
Foto: BBC.
Ave-Elefante
A ave-elefante, cujo nome científico é Aepyornithidae, só existia em Madasgascar e podia chegar a três metros de altura e dois de comprimento, pesava cerca de 500 quilos e colocava ovos com mais de 30 centímetros de comprimento. Esses ovos chegavam a pesar dez quilos, alguns pesquisadores afirmam que existem registros de alguns ovos com cerca de um metro de diâmetro e 34 cm de altura.

Em algumas regiões as aves-elefante são chamadas de pássaros-elefante ou vorompatras e infelizmente foram extintas ainda no século XVII, muito provavelmente pela ação dos seres humanos que chegaram à ilha de Madagascar, na África em meados do ano de 1500.

Alguns historiadores dizem que na época das grandes navegações, a ave-elefante se tornou um dos principais alimentos para os marinheiros que faziam escala em Madagascar rumo à Índia.

Ave-Elefante foi extinta no século 17
Ilustração da ave-elefante em Madagascar.
No entanto, vários cientistas que estudam os motivos que levaram à extinção da ave, afirmam que não existem evidências que humanos tenha caçado o animal e muito menos comido os ovos da ave-elefante.
Esqueleto da Ave-Elefante
Esqueleto Ave-Elefante. Foto: CH.
Com apenas um ovo desta ave daria para fazer um omelete para 30 pessoas. Muitos acreditam que a ave-elefante foi o maior pássaro que já existiu na Terra, infelizmente esse fantástico animal foi extinto, por esse motivo é que o ovo que será leiloado em Londres tem tanto valor.

Comente com sua conta do Facebook

Comente com sua conta do Google

Nenhum comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.