Mais de 105 mil servidores não concursados ocupam cargos na administração pública estadual

Número de comissionados na adminstração pública

Mais de 105 mil funcionários sem concurso público estava trabalhando na administração pública dos 26 estados e do Distrito Federal, em 2012, de acordo com a pesquisa sobre as estruturas burocráticas estaduais, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

A pesquisa revela ainda que a maior parte dos funcionários estavam lotados em áreas da administração direta dos estados, onde 74.740 pessoas ocupavam cargos públicos comissionados em secretarias ou órgãos diretamente vinculados aos governadores. 

Esses cargos em comissão são de livre contratação e demissão, sendo geralmente ocupados por indicação política. Enquanto 0,7% ou 4.445 servidores sem concurso público ocupavam cargos comissionados na administração direta do governo federal, nos estados a proporção salta para 2,8% do total.

Goiás, que tem como governador Marconi Perillo (PSDB) é o estado que mais emprega pessoas sem concurso público, são cerca de 10.175 nessa situação, número que corresponde a quase 10% de funcionários do estado.

0 Comentários