A sonda-robô Curiosity pode ter encontrado sinais de vida em Marte

Curiosity pode ter encontrado sinais de vida em Marte
Curiosity - Ilustração.
A sonda robô Curiosity que pousou em Marte no dia 06 de agosto deste ano, pode ter encontrado o primeiro vestígio de vida fora da Terra. Segundo o cientista-chefe da missão da NASA, John Grotzinger, os dados coletados pelos instrumentos do Curiosity podem mudar os livros de história e a forma como vemos o planeta vermelho. “O robô fez uma descoberta reveladora em Marte”, afirmou Grotzinger durante entrevista à rádio pública dos Estados Unidos, a NPR.

Após essa entrevista, os rumores de que o Curiosity encontrou vestígio de vida em Marte vem movimentando o mundo cientifico. No entanto, a equipe de cientistas que trabalham na missão vem mantendo as descobertas em segredo até que as analises feitas em Marte sejam confirmadas, isso porque, uma descoberta tão importante deve ser minunciosamente analisada antes de sua divulgação ao grande público.

Leia também:

O Curiosity carrega instrumentos altamente sofisticados, capazes de realizar várias análises no solo marciano. Teria sido o instrumento “SAM”  (que significa, Análise de Amostras em Marte), que detectou sinais de vida no planeta vermelho. O SAM é um verdadeiro laboratório, capaz de realizar complexas análises químicas, durante a coleta de amostras do solo marciano feita pelo braço robótico do Curiosity, teria sido identificado compostos orgânicos que formam a base de toda a vida que conhecemos.

No entanto, alguns cientistas estão cautelosos quanto à descoberta e dizem que as amostras de solo podem ter sido contaminadas pelo próprio robô, que teria levado da Terra para Marte esses componentes orgânicos. A fim de descartar um falso-positivo, os cientistas que trabalham na missão do Curiosity só irão divulgar alguma descoberta quando concluírem as criteriosas análises em cima dos dados enviados à Terra pelo robô.

O próprio Grotzinger afirmou que as descobertas feitas pelo Curiosity em Marte podem ser confirmadas durante a reunião anual da União Americana de Geofísica, que acontecerá em São Francisco, Califórnia, entre os dias 3 e 7 de dezembro, até lá, os rumores vão continuar fervilhando a imaginação dos terráqueos.

1 Comentários

  1. Buenos se tem vida em outros Praneta tché vamos mostrar a Rica Tradição Gaúcha mostrar a cultura da Paz e do Valor de uma Nação Rica em amizade e Respeito por seus semelhentes tché abraços daqueles quebra costela tché...JR..

    ResponderExcluir