Inscrição para o PROUNI 2012 inicia dia 14 de janeiro

Prouni - Inscrição 2012 começa dia 14 de janeiro
As inscrições para o PROUNI - Programa Universidade para Todos 2012 estarão abertas de 14 a 19 de janeiro, ao todo neste primeiro semestre serão 195.030 bolsas em instituições de ensino privadas, sendo 98.728 bolsas integrais (o aluno não paga nada!) e 96.302 bolsas parciais de 50% (o aluno só paga a metade da mensalidade do curso escolhido).

Atenção: As inscrições do ENEM 2012 já estão abertas, clique aqui e saiba mais...

Se considerarmos as 108.552 ofertas de vagas oferecidas pelo SISU - Sistema de Seleção Unificada em instituições públicas de ensino, são 303.582 oportunidades de ingresso no ensino superior. Hoje em dia, só não faz faculdade quem não quer, oportunidades não faltam.


Bolsas Ofertadas
Veja a relação de cursos ofertados em todo o Brasil, acesse o link: http://prounialuno.mec.gov.br/

Inscrições para o PROUNI 2012
As inscrições começam no dia 14 de janeiro e vão até o dia 19. Neste processo, haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. Para maiores informações acesse o portal do PROUNI.

Cronograma
 A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Requisitos para participar do PROUNI
 Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Lista de Espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, a partir de 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

0 Comentários