Flagrada em vídeo recebendo dinheiro Jaqueline Roriz admite caixa dois em campanha a distrital de 2006

Depois da divulgação de um vídeo onde aparece recebendo um março de dinheiro, a deputada federal Jaqueline Roriz pediu afastamento da Câmara dos deputados durante cinco dias. Em nota enviada à imprensa na segunda-feira (14/03) a deputada alega problemas de saúde e admite que ela e o marido Manuel Neto receberam dinheiro de Durval Barbosa (delator do esquema Caixa de Pandora) para financiamento da campanha a deputada distrital de 2006.
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a tramitação do Inquérito (INQ 3113) contra a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) e deferiu as diligências requeridas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, "diante da existência de indícios da prática de crime". Gurgel pediu que Jaqueline Roriz seja ouvida; que seja feita a degravação do conteúdo do DVD gravado pelo delator do chamado “Mensalão do DEM”, Durval Barbosa, bem como a certificação da autenticidade da gravação. O ministro relator deu 30 dias de prazo à Polícia Federal para a realização das diligências.

“Trata-se de procedimento investigatório no qual se apura a suposta prática de crime contra a Administração Pública pela Deputada Federal Jaqueline Roriz. O Procurador-Geral da República sustenta que a parlamentar, na condição de Deputada Distrital, teria recebido propina do então candidato a Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ‘tendo em conta o compromisso de que Jaqueline Roriz não pediria votos a favor da coligação da candidata Maria de Lourdes Abadia, sua companheira de Partido’”, diz o despacho. Gurgel juntou aos autos depoimentos prestados por Durval Barbosa, bem como gravação por ele fornecida de uma cena em que Jaqueline Roriz teria recebido R$ 50 mil em dinheiro. Os recursos teriam sido obtidos junto a prestadores de serviços de informática do governo do Distrito Federal.

Confira a nota na íntegra: 

COMUNICADO DA DEPUTADA FEDERAL JAQUELINE RORIZ (PMN-DF) À IMPRENSA

1.      Durante a campanha eleitoral de 2006 estive algumas vezes no escritório do senhor Durval Barbosa, a pedido dele, para receber recursos financeiros para a campanha distrital, que não foram devidamente contabilizados na prestação de contas da campanha.

2.       Aguardo a resposta do Supremo Tribunal Federal sobre o pedido dos meus advogados para tomar conhecimento completo do teor do vídeo.

3.      Por recomendação médica, conforme atestado, estou entrando de licença médica na Câmara dos Deputados por 5 dias.


                                        Deputada Federal Jaqueline Roriz
                                    Presidente do PMN do Distrito Federal

Confira abaixo o atestado médico apresentado pela deputada Jaqueline Roriz: 

0 Comentários