Terreno Baldio coloca em risco a saúde e a segurança dos moradores do Bairro São João

Mapa do lote baldio no Bairro S. João
Lixo, entulho, ratos e mato alto tomam conta de um terreno baldio localizado no cruzamento da Rua J. J. Taveira (Rua 200) com a Rua 91, em frente ao Asilo São Vicente de Paula, entre o Setor Aguiar e o Bairro São João (veja o mapa ao lado). A situação no local é agravada pela grande quantidade de entulhos com restos de materiais de construção que ali são despejados por pessoas que moram em outros setores da cidade, especialmente do centro. O grande acúmulo de lixo no local causa muitos problemas para a população que vive na vizinhança ou que trafega na região. Com a presença de matéria orgânica servindo de alimento, há uma grande proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos, sendo ainda, uma ótima condição para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti causador da dengue, já que o lixo acumula água.

Além de todos esses problemas citados, tem a falta de segurança no local devido ao mato alto, que seve de esconderijo para malandros e bandidos, como se não bastasse, o local não tem iluminação pública, à noite a situação é agravada pela escuridão. De acordo com o Código de Postura do Município de Cristalina, a limpeza dos terrenos baldios é de responsabilidade do proprietário, infelizmente essas pessoas, que são geralmente de melhor condição financeira, compram esses lotes para especulação imobiliária, ou seja, compram um ou mais terrenos com mera finalidade de vendê-los ou alugá-los posteriormente, na expectativa que o valor de mercado aumente durante o lapso de tempo decorrido, segundo o site Wikipédia a expressão deixa implícita que o comprador do imóvel não irá utilizá-lo para fins produtivos ou habitacionais, e ainda retira de outras pessoas de menor poder aquisitivo e portanto mais necessitadas a possibilidade de fazê-lo. E como regra deixa esses terrenos abandonados, com mato alto e servindo de depósito de lixo.
Se a Prefeitura Municipal não toma providências para obrigar que os proprietários destes terrenos façam a limpeza e a contínua manutenção destes lotes baldios, para evitar a situação que descrevemos neste post, a população deve exigir que a Administração Pública a faça, através da roçagem do mato e a retirada do lixo e proíba que se jogue entulhos no local, mandando a conta para o proprietário do terreno ou embutindo o valor da limpeza na conta de IPTU do proprietário, é só ter vontade política e comprometimento para com o bem estar da população.
Os alunos do Bairro São João que estudam a noite no centro da cidade, são obrigados a passar neste local perigoso, pedimos que o setor responsável da prefeitura além de fazer a devida limpeza do terreno, coloque iluminação pública no local, acredito que no máximo três postes serão suficientes para aumentar a segurança para as pessoas que ali trafegam. Na postagem de amanhã iremos abordar a respeito do trânsito e da pavimentação de um pequeno trecho no local. Qualquer pessoa pode entrar em contato conosco para reclamar de alguma situação que esteja ocorrendo na sua rua ou no seu bairro, para isto, basta nos mandar fotos e explicar o que esteja acontecendo, iremos averiguar e publicaremos aqui no Blog Redecol Brasil, nosso Blog está aberto a qualquer resposta da Prefeitura de Cristalina a respeito da situação descrita, nosso e-mail para contato é: redecolbrazil@gmail.com
Veja abaixo fotos tiradas no local:



0 Comentários