Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

terça-feira, 9 de abril de 2013

Saiba como obter o cartão de estacionamento especial para deficientes e idosos em Cristalina

|

Estacionamento Preferencial para idosos e deficientes físicos em Cristalina
Vaga reservada na Prefeitura de Cristalina.
Encontrar uma vaga de estacionamento na área comercial de Cristalina é uma missão quase impossível, para quem tem alguma deficiência ou idade avançada, a situação é ainda mais complicada, pois, faltam vagas reservadas nos estacionamentos públicos da cidade.

Pensando nisso, um projeto de lei da vereadora Lúcia Salles, aprovado na Câmara de Cristalina, estabelece a obrigatoriedade da existência de vagas de estacionamento para idosos acima de 65 anos e deficientes físicos.

Para ter direito ao uso das vagas, o condutor deverá se dirigir até a SMT-CRIS (Superintendência Municipal de Trânsito de Cristalina), localizada na Estação Rodoviária e solicitar a emissão de seu cartão de estacionamento, desde que, comprove por meio de documentos ser maior de 65 anos ou portador de necessidades especiais.

O presidente da SMT-CRIS, Luiz Marques, ressalta que a partir do momento em que os cartões de estacionamento forem sendo emitidos, os agentes de trânsito irão multar os veículos estacionados irregularmente nas vagas reservadas a idosos ou deficientes.

Sem dúvida este é um grande avanço, mas ainda, falta o poder público delimitar mais vagas reservadas, inclusive na porta de centros comerciais. Além disso, faz-se necessário a criação de uma política pública municipal e ações físicas no sentido de adequar as vias e passeios públicos de Cristalina, de modo que, estas sejam acessíveis à deficientes e idosos.

Outro ponto que deve ser visto como essencial nesse processo são as calçadas, que estão intransitáveis em alguns locais do centro da cidade e repletas de obstáculos que dificultam a locomoção desse público, são degraus, buracos, lixeiras, rampas, orelhões e postes mal localizados, isso sem contar que, algumas lojas usam o espaço público como extensão de seus comércios.

Sem adequar as calçadas, o deficiente ou idoso que para o seu carro em uma vaga de estacionamento reservada, terá grande dificuldades para chegar ao seu destino quando descer do veículo devido a situação dos passeios públicos, nada acessíveis. Também é importante acabar com as ruas de paralelepípedo no centro de Cristalina, esse tipo de pavimento é um grande empecilho na locomoção, devendo ser substituído por asfalto em toda área comercial da cidade.

Tão importante quanto a lei que prevê a criação das vagas de estacionamento reservadas é a devida educação, fiscalização e autuação dos motoristas que insistirem em colocar irregularmente seus veículos em vagas reservadas. 

Quais documentos devo apresentar para ter direito ao Cartão de Estacionamento Especial em Cristalina?

O interessado deve levar à SMT-CRIS (na rodoviária), os seguintes documentos (originais e cópias):
  • Documentos Pessoais (Carteira de Identidade e CPF);
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Comprovante de Endereço;
  • Certificado de Registo e Licenciamento de Veículo (CRLV); 
  • Laudo médico que comprove a deficiência (Deficientes Físicos). 

Categorias: Cristalina, Entorno


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.