7 cidades do Entorno de Brasília terão tarifa local para chamadas interurbanas


Em abril de 2010 o Site Redecol Brasil publicou com exclusividade a notícia de que a partir de 2011, seria cobrada tarifa local nas ligações entre Cristalina e mais seis municípios do Entorno e Brasília. No dia 20 de janeiro deste ano, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, aprovou a conversão das ligações de longa distância – DDD em ligação local em 560 municípios brasileiros localizados em Regiões Metropolitanas e em RIDEs – Região Integrada de Desenvolvimento. Com essa nova tarifação, as ligações locais entre Cristalina e Brasília, por exemplo, ficarão até 80% mais baratas. Hoje, nos horários de maior demanda, uma ligação interurbana pode custar até R$ 0,40 o minuto, já as ligações locais, custam cerca de R$ 0,07.

Devido a dinâmica urbana no Brasil, onde os municípios localizados próximos a grandes centros urbanos crescem num ritmo acelerado e muitas vezes as cidades se conurbam, formando uma única malha urbana, diante desse cenário, torna-se imperativo acabar com as barreiras de comunicação, como as impostas pelas ligações DDD entre cidades localizadas numa mesma região metropolitana ou numa RIDE e que tem o mesmo código de área (DDD).

Nesse sentido, a Anatel alterou o regulamento sobre as áreas locais para o Serviço Telefônico Comutado – STFC para ampliar as definições de áreas locais, onde foi levado em consideração além do conceito de região metropolitana legalmente instituída, também as RIDEs, que é um complexo geoeconômico e social, criado por lei , com capacidade de articular com a União políticas e projetos que visem o seu desenvolvimento econômico e sobretudo social.

Em todo Brasil foram contempladas com essa medida 42 grandes regiões, sendo, 3 RIDEs e 39 Regiões Metropolitanas, que somadas possuem uma população de 68 milhões de pessoas. Em no máximo 120 dias (quatro meses) as novas tarifas locais começam a vigorar, esse período serve para que as empresas telefônicas façam as adequações necessárias em seus sistemas. Esse prazo de 120 dias só começa a ser contado depois que o regulamento da Anatel for publicado no Diário Oficial da União, a expectativa é que isso aconteça até o final de janeiro.
Aqui na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, sete municípios foram contemplados com a resolução da Anatel, são eles:

Cristalina;
Santo Antônio do Descoberto;
Águas Lindas de Goiás;
Padre Bernardo;
Planaltina de Goiás;
Formosa;
Cabeceiras.

Os municípios de Novo Gama, Valparaíso, Cidade ocidental e Luziânia, já fazem parte da área local de tarifação do DF. A RIDE – DF é composta por 22 municípios, sendo 19 do Estado de Goiás e 3 de Minas Gerais, além do Distrito Federal, considerando que ao todo somente os clientes de 11 municípios da região deixarão de pagar interurbano nas ligações para o DF é muito pouco, o ideal é que todos os 22 municípios sejam beneficiados.
As regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento contempladas no Regulamento são:

  1. Porto Alegre (RS),
  2. Curitiba (PR), 
  3. Londrina (PR), 
  4. Maringá (PR), 
  5. Baixada Santista (SP),
  6. Campinas (SP),
  7. Belo Horizonte (MG),
  8. Vale do Aço (MG), 
  9. Rio de Janeiro (RJ), 
  10. Grande Vitória (ES), 
  11. Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), 
  12. Goiânia (GO), 
  13. Vale do Rio Cuiabá (MT), 
  14. Salvador (BA), 
  15. Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA), 
  16. Aracaju (SE), 
  17. Maceió (AL), 
  18. Agreste (AL), 
  19. Campina Grande (PB), 
  20. João Pessoa (PB), 
  21. Recife (PE), 
  22. Natal (RN), 
  23. Cariri (CE),>
  24. Fortaleza (CE), 
  25. Sudoeste Maranhense (MA),
  26. Grande Teresina (PI/MA),
  27. Belém (PA), 
  28. Macapá (AP), 
  29. Manaus (AM), 
  30. Capital (RR), 
  31. Central (RR),
  32. Sul do Estado (RR), 
  33. Florianópolis (SC), 
  34. Chapecó (SC),
  35. Vale do Itajaí (SC), 
  36. Norte/Nordeste Catarinense (SC),
  37. Lages (SC), 
  38. Carbonífera (SC),
  39. Tubarão (SC). 
Observação: as regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os seus municípios já são considerados uma mesma área local. 


Foto: 94 FM/Bauru

0 Comentários