1º Seminário de Agricultura de Baixo Carbono em Goiás

Detalhes acerca da realização do 1º Seminário Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono foram discutidos hoje pelo Comitê Gestor do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), na sala de reunião da Secretaria da Agricultura. Na ocasião, o secretário, Leonardo Veloso, frisou a importância do Seminário, que deve mobilizar entidades de todos os âmbitos para traçar as premissas básicas do Programa ABC - um compromisso firmado pelo Brasil durante a Conferência de Copenhague (COP 15), por uma agricultura de baixa emissão de carbono.
O Seminário, o primeiro regional do país, será realizado no próximo dia 14, a partir das 8h30, na Seagro. É dirigido a 430 convidados especiais entre representantes do setor público e privado agrícola: secretários de agricultura e meio ambiente, prefeitos, técnicos da Emater, autoridades políticas, representantes de sindicatos rurais, da agricultura familiar e do setor empresarial do Estado. A partir de fevereiro de 2011 outros seminários regionais, voltados a outros públicos, devem ser realizados.
Durante o evento serão apresentados o Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas e o Programa ABC. Além disso, será fortalecido o compromisso dos órgãos das esferas municipais, estaduais e federais com o programa. A programação do seminário inclui exposição e discussão de seis temas: plantio direto na palha, recuperação de áreas e pastagens degradadas, ILPF, florestas plantadas, tratamento de resíduos e fixação biológica de nitrogênio. Na abertura está confirmada a palestra de Derly Dossa, diretor da Assessoria de Gestão Estratégica Federal e integrante da comissão de transição do governo Lula para o próximo governo, de Dilma Roussef.
Pioneirismo
Leonardo Veloso afirma que o ABC não é apenas um programa de Governo, mas de Estado, de importância estratégica para Goiás - que é referência nacional em agricultura de baixo carbono por seu pioneirismo na técnica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) na estação experimental da Fazenda Santa Brígida, município de Ipameri.  Em 2011 outras cidades devem receber estações experimentais, entre elas: Ceres, Cristalina, Piracanjuba, Piranhas/Iporá, Posse, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Morrinhos e São Miguel do Araguaia.

0 Comentários