Maior Avião Comercial do Mundo


Airbus A 380. Foto: Benutzer:Xeper 

O Airbus A 380 também chamado de Superjumbo é o maior avião comercial em atividade no mundo. Sua construção levou mais de 10 anos e os gastos com seu projeto ultrapassaram a cifra de R$ 35 bilhões! Seu primeiro vôo experimental aconteceu no dia 27 de Abril de 2005 na cidade de Toulouse, França. Já O vôo inaugural do A380 foi realizado no dia 25 de Outubro de 2007, entre as cidade de Singapura e Sydney na Austrália.

O A 380 tem capacidade para transportar até 845 passageiros. Ele mede 73m de  comprimento por 24 de altura, sua envergadura (da ponta da asa direita à ponto da asa esquerda) mede aproximadamente 80 metros de comprimento e seu peso vazio é de 277 toneladas. Seu peso máximo é de 560 toneladas. para tirar esse gigante do chão são necessárias quatro turbinas de 3,17 metros de abertura (diâmetro), o que permite ao avião atingir uma altitude de cruzeiro de 15.200 metros, alcançando uma velocidade máxima de 970 Km/h.


Devido a suas dimensões, o Airbus A 380 pode armazenar em seu tanque que se localiza em suas asas, até 310 mil litros de combustível. Só para você ter uma idéia do que isso representa, essa quantidade equivale a 13 caminhões tanque lotados. Se fizermos      a média, ele consome 17.900 litros de combustível por hora ou 3,6 litros a cada 100 quilômetros por passageiros!! Sua autonomia máxima de vôo é de 14.800 quilômetros.

O A 380 custa  a partir de 300 milhões de dólares para o modelo básico. Para a acomodação dos passageiros o avião dispõe de uma grande classe econômica e executiva, porém, o que chama a atenção é sua primeira classe, que possuem salas de vídeos, de reuniões e privativas, além de bares e shopping.

Se você pretende viajar na classe de luxo, a passagem custa aproximadamente R$ 190 mil por pessoa e dá direito a ficar acomodado em cama de casal e recinto privativo durante a viagem.

A companhia aérea brasileira TAM (Táxi Aéreo Marília) deverá ser a primeira empresa aqui do Brasil a operar o Airbus A 380, dizem que a companhia comprou quatro desses aviões e possivelmente em 2010 ou 2011 já estará operando com os mesmos, isso se forem feitas adaptações em nossos ultrapassados aeroportos para receber a aeronave.



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