Como encontrar cachorro perdido

Os cachorros sempre recebem seu dono com alegria e satisfação, não importa se é noite ou dia, frio ou calor, quando o seu dono chega em casa, ele pula, roda em sua volta, late, demonstrando que está feliz, ele não pede nada em troca, somente quer sua atenção, cuidado e carinho. Por isso, o cachorro é considerado o melhor amigo do homem.

Segundo, estudo realizado por investigadores do Royal Institute of Technology, de Estocolmo, em parceria com uma equipe de cientistas chineses, O cão doméstico surgiu há 16.000 (dezesseis mil) anos no Extremo Oriente. Segundo eles, foi na China que o lobo cinzento foi domesticado, dando origem às mais 400 (quatrocentas) raças que temos hoje.

"De todos os animais que conhecemos é o cachorro o que mais se uniu a nós. Sejam príncipes que lhe dão farta comida e leito de plumas, ou mendigos que dormem ao relento e só podem oferecer-lhe uma pequena parte das suas próprias migalhas, idêntica é a sua afeição e dedicação, e com igual amor lambe a mão ornada de jóias e os dedos trêmulos, consumidos de doenças e fome." Théo Gygas, em "O cão em Nossa Casa". Esse texto, mostra o quanto é forte a ligação entre cão e homem.

O cão, instintivamente é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o “chefe da matilha”, quando ficam sozinhos em casa, principalmente quando ainda são filhotes, choram, latem, roem, cavam e correm para aliviar o estresse e a tensão que sentem, são animais que precisam de convívio social, ou seja, precisam da companhia de outros cães e pessoas.

Uma das coisas mais traumáticas para quem tem um animal de estimação, acontece quando eles são roubados ou perdidos, é uma sensação indescritível de perda, preocupação e culpa. Há uns dois anos atrás, eu tinha um casal de cachorros, a cachorra já era bastante velha e o cachorro tinha aproximadamente um ano de idade, aproveitando um descuido meu que deixei o portão da minha casa destrancado, saíram e se perderam na rua, apesar de procurar na vizinhança, em bairros próximos, oferecer recompensar, distribuir cartazes, nunca mais encontrei os dois, parece que simplesmente desapareceram no ar.

Esse tipo de situação é mais comum do que se pensa, basta ver nos jornais a quantidade avisos de cães desaparecidos, um caso recente que chamou a minha atenção, aconteceu na cidade de Maringá no Paraná, onde um casal, gastou R$ 15.000 para encontrar seu cão desaparecido, anunciaram em rádios, na televisão, outdoors, espalharam 50.000 cartazes pela cidade e contrataram uma equipe de 8 pessoas para ajudar nas buscas, além disso, estavam oferecendo uma recompensa de R$ 3.000 para quem encontrasse o animal, felizmente conseguiram encontrá-lo.

Confira algumas dicas do Instituto Nina Rosa caso seu cão tenha fugido ou desaparecido, as providências a serem tomadas são as seguintes:

  • Comunique o desaparecimento/fuga aos vizinhos;
  • Informe o desaparecimento/fuga às clínicas veterinárias e petshops da região;
  • O Mais rapidamente possível produza um cartaz com foto do animal, que possa ser afixado nestes estabelecimentos comerciais e em pontos de grande circulação de pessoas na região. O cartaz deve conter dia (e hora se possível) do desaparecimento, local onde o animal foi visto pela última vez, indicações que permitam a identificação do animal (características físicas, cor de coleira e guia, etc.) e os seus dados de contato;
  • Produza uma mensagem eletrônica (e-mail) com as mesmas informações e envie para pessoas que morem na região do desaparecimento, seus vizinhos, etc.;
  • Avise as organizações de defesa animal locais sobre a fuga/desaparecimento, solicitando que repassem a mensagem sobre o desaparecimento;
  • Divulgue o desaparecimento em redes sociais e em sites especializados, se possível com fotos do animal.

E, claro, quando encontrar o animal, além de avisar à mesma rede que você contatou anteriormente para comunicar o desaparecimento, providencie imediatamente uma plaquinha de identificação do mesmo, com seus dados de contato. Desta forma, se ele desaparecer novamente, quem encontrá-lo poderá devolvê-lo. Esta plaquinhas são encontradas em petshops, alguns até já providenciam a gravação dos dados.

E muito cuidado para evitar novos desaparecimentos e fugas!! Reflita sobre as situações que as permitiram ou provocaram e busque soluções. O animal estava infeliz? Por que? Portões foram deixados abertos? O animal fugiu para se reproduzir? Encontrando o problema, fica mais fácil evitar perder novamente o seu cachorro, pois, ele poderá nunca mais ser encontrado.
Com informações do: Instituto Nino Rosa.

4 Comentários

  1. meu cachorro sumui o nome dela e ''xuxa ''
    se auguem acha ligue (043)96534387
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela ''REDECOLBRASIL'' DEZ PARA VCS.

    ResponderExcluir
  3. detetive animal;especialista em localizar animais perdidos;[061]81084842.tim,brasilia df

    ResponderExcluir