Tv Brasil Central não tem sinal em Cristalina

Sempre vejo protestos isolados de pessoas questionando por quê a TV Brasil Central de Goiânia, que é uma TV pública, pertencente ao Estado de Goiás e afiliada da TV Cultura de São Paulo, não tem sinal na nossa cidade.
Alguns anos atrás, houve uma grande cerimônia em Cristalina, com visita do então governador Maguito Vilela, onde foi inaugurada a Tv Brasil Central Canal 13 na nossa cidade. Alguns anos depois, o canal saiu do ar, juntamente com o sinal da Tv Serra Dourada (SBT). A Tv Serra Dourada voltou no canal 05 e a TBC (Tv Brasil Central) até hoje... O que não entendo é que, cidades de porte e importância econômica muito menor que Cristalina, recebe o sinal da TBC. Fiquei surpreso ao entrar no site da TBC (http://www.agecom.go.gov.br/TBC_static_cobertura.php) e ver que lá consta que ela tem seu sinal presente em Cristalina. Conforme figura abaixo:

O fato é que em Cristalina, o canal seis pega a Tv Brasília (que por sinal sofre interferência da Rádio Líder FM 87,9 mhz de Cristalina), não há nem resquício da TBC. Um outro ponto importante, é que todos os meios de comunicação, como rádios, tvs e provedores de Internet, devem ter a autorização do Ministério das Comunicações para poderem atuar em uma determinada localidade. Pesquisando no site do Ministério das Comunicações (http://www.mc.gov.br/), no Plano Básico de Comunicação para Cristalina não existe previsão de instalação de nenhuma TV no canal seis, tendo dois canais vagos: 42 e 58, os canais 5 Tv Serra Dourada e 9 Tv Rio Vermelho já estão ocupados, já o canal 36, que foi outorgado para a Tv Goiânia (BAND), já deveria está no ar, não se sabe por que ainda não está operando na cidade. Como mostrado na figura abaixo:


Uma cidade com mais de 40 mil habitantes como Cristalina, tendo uma das maiores economias do Estado, não pode ser tratada dessa forma por parte da Agência Goiana de Comunicação - AGECOM que é a entidade que controla a Tv Brasil Central. Nossa cidade é extremamente pobre em relação a canais de TV, só temos duas retransmissoras instaladas: TV Rio Vermelho(GLOBO) de Luziânia e TV Serra Dourada (SBT) de Goiânia. No mínimo Cristalina deveria pegar pelo menos: a TV Bandeirantes, Record, Rede TV, Cultura, Record News, Tv Senado e Tv Câmara. Isso sem falar na importância da instalação de uma TV da nossa cidade, que mostre a nossa cultura, nosso cotidiano, informações e entretenimento para o nosso povo, posso afirmar que a primeira TV de Cristalina será o canal 16 que consta no Plano Básico de Telecomunicações, quando será instalada, quem será o dono... é outra história... Vamos torcer para que as autoridades não esqueçam de Cristalina, pois, a Tv Brasil Central é uma TV pública e como tal é sustentada com os impostos que saem inclusive de Cristalina.

0 Comentários