A Sonda Parker Solar Probe que estuda o Sol é o objeto mais rápido já construído pelo ser humano

Sonda Parker Solar Probe da Nasa, em perspectiva próxima ao Sol.

A sonda Parker Solar Probe, enviada pela Nasa para analisar e estudar a atmosfera do Sol, bateu dois novos recordes em 29 de abril de 2021. Em sua oitava órbita ao redor da nossa estrela, a sonda atingiu a velocidade de 532 mil km/h, se tornando assim o objeto mais rápido já construídos pelos humanos. Outro recorde incrível é que a espaçonave se aproximou do Sol a uma distância de 10,4 milhões de quilômetros de sua superfície.

Em 17 de janeiro deste ano, a sonda já havia quebrado todos os recordes de velocidade e distância do Sol, quando chegou a 467 mil km/h e ficou a 13,5 milhões de quilômetros da estrela.

Como a Parker Solar Probe suporta as altas temperaturas próximas ao Sol?

A Parker Solar Probe foi projetada com um poderoso escudo térmico à base de carbono, com isso, a sonda suporta temperaturas absurdas, em torno de 1.377 °C, sem que seus sensíveis equipamentos eletrônicos sejam danificados pelo calor e radiação emanados pelo Sol.

Quais são os objetivos da sonda Parker Solar Probe?

Lançada em 2018, o projeto faz parte do programa da Nasa que tem como principal objetivo estudar as partículas de alta energia irradiadas pela coroa externa do Sol, bem como, analisar o comportamento dos campos magnéticos da estrela. Após a missão de seis anos e 24 órbitas em torno do Sol, espera-se que os estudos científicos feitos tão próximos da nossa estrela, permitam uma melhor compreensão dos processos que envolvem os ventos solares e porventura, seus efeitos aqui na Terra.

É importante destacar que a emissão dessas partículas de alta energia pelo Sol, podem, dentre outros, danificar satélites, redes de comunicação, redes de transmissão de energia elétrica e até risco à vida em nosso planeta.

Esses experimentos, como todos os outros durante a missão de seis anos da sonda, visam estudar os processos de origem e propagação do vento solar. Essas informações ajudarão a melhorar significativamente a compreensão dos processos que afetam o espaço e o clima terrestre.

Quando a missão da sonda Parker Solar Probe será concluída?

A missão que teve início em 2018, foi programada para durar até o ano de 2024. Ao final das 24 voltas ao redor do Sol, a sonda se aproximará cada vez mais da estrela até ser totalmente destruída pela alta temperatura e gravidade esmagadora do astro-rei. 

Vídeo em português sobre a missão da sonda Parker Solar Probe

Assista abaixo um vídeo do canal Space Today, onde, Sérgio Sacani fala um pouco sobre a missão.    

0 Comentários