Rádios religiosas tomam conta do dial FM de Brasília e Entorno

Rádios Católicas, Evangélicas e Religiosas em Brasília DF
Nos últimos anos, o dial de Brasília e Entorno passou a contar com um sem número de emissoras do gênero religioso. Muitas vezes, essas emissoras substituem rádios já estabelecidas e com uma base sólida de audiência, como foi o caso da frequência 98,3 FM, que era ocupada pela sertaneja Top FM, e sem nenhum aviso prévio, a estação passou a retransmitir a programação evangélica da Rede do Bem FM.

Fizemos um levantamento rápido e descobrimos que das 41 emissoras comerciais presentes no dial FM de Brasília, 13 são destinadas ao gênero religioso, ou seja, 31,7% das rádios de Brasília tem uma temática direcionada ao público católico, evangélico e outras religiões.

Isso não é uma coisa ruim, no entanto, essa “invasão” precisa ser regulamentada de alguma forma, o que não pode acontecer é uma emissora comercial, outorgada e licenciada pelo poder público para levar entretenimento, cultura e informação passar, de uma hora para outra a transmitir uma programação religiosa sem nenhum tipo de aviso prévio aos ouvintes da antiga estação.

Essa situação denota não só total falta de respeito com o ouvinte e anunciantes, mas, principalmente falta de controle e fiscalização por parte dos órgãos governamentais. No meu ponto de vista, para que uma emissora pudesse mudar de nome, programação, temática, etc, o cidadão atingido por seu sinal deveria obrigatoriamente ser ouvido, e caso a sugestão de mudança não fosse aprovado, o Ministério das Comunicações abriria uma nova concorrência para que outra pessoa/empresa pudesse explorar aquela estação.

Além disso, essa mudança de temática nas rádios deveria ser amplamente divulgada, de modo que, todos os ouvintes ficassem cientes que a partir de tal dia aquela estação passará a veicular outro tipo de programação...

Aqui em Brasília e Entorno, por exemplo, nos últimos anos, sem nenhum tipo de aviso, as seguintes estações simplesmente sumiram do dial FM e em seus lugares surgiram emissoras religiosas:
Rádio Demais FM 96,5 de Planaltina/GO, deu lugar à Rede Pai Eterno, a Rádio Top FM 98,3 de Padre Bernardo/GO, foi trocada pela Rede do Bem FM, a rádio Mais FM 101,3 de Brazlândia, deu lugar à Feliz FM, a rádio Mais FM 103,1 do Gama, foi substituída pela Sorria FM e a Rádio Jovem Pan News FM 107,9 de Águas Lindas de Goiás, deu lugar à Fonte FM.

E você, o que acha dessa situação, compartilhe sua opinião conosco. Veja abaixo a relação completa de rádios em Brasília e Entorno que operam em FM com temática religiosa:

Rádio Fé FM - 88,7 (Clique para ouvir);
Super Rede Boa Vontade FM - 88,9 (Clique para ouvir);
Canção Nova FM 89,1 (Clique para ouvir);
Deus é Amor / A Voz da Libertação FM 92,9 (Clique para ouvir);
Imaculada Conceição FM  94,5 (Clique para ouvir);
Rede Pai Eterno FM 96,5 (Clique para ouvir);
Rede do Bem FM  98,3 (Clique para ouvir);
Rede Aleluia FM 99,3 (Clique para ouvir);
Sara Brasil FM 99,7 (Clique para ouvir);
Feliz FM 101,3 (Clique para ouvir);
Mais FM 103,1 (Clique para ouvir);
Nova Aliança FM 103,3 (Clique para ouvir);
Fonte FM 107,9 (Clique para ouvir);


Comente com sua conta do Facebook