Cerca de 80% dos criminosos que atuam no DF moram no Entorno, segundo Ministério da Justiça

Mapa da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, popularmente chamada de
Clique para ampliar
A criminalidade não para de aumentar em Brasília, os casos de sequestros relâmpagos, latrocínios e assaltos crescem de forma alarmante. Segundo Regina Miki, secretária nacional de segurança pública, o Ministério da Justiça fez um estudo das ocorrências registradas na capital federal nos últimos trinta dias e foi constatado que 80% dos casos de violência foram praticados por marginais residentes nos municípios goianos do Entorno do DF.

A situação é tão séria que o governo federal vai celebrar na próxima semana um acordo de cooperação técnica entre o estado de Goiás e Distrito Federal para combater a criminalidade na região do Entorno. “O crime não respeita divisas. Era ilusão achar que não ia explodir”, afirmou Regina Miki.  Carentes de serviços públicos e “esquecidas” pelos governos, as cidades goianas que fazem limite com o Distrito Federal, segundo a secretária, convivem com históricas desigualdades

O acordo prevê a integração dos governos, que agindo de forma institucional e cooperativa vai executar ações de repressão à criminalidade, inclusive com a implementação de programas sociais. O governo federal repassará recursos e programas do ministério da Justiça, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário e outros órgãos de primeiro escalão do planalto. 

Por meio do PRONASCI - Programa Nacional de Segurança com Cidadania, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, será promovida a capacitação e qualificação da força policial que atua no Entorno do DF. Serão comprados ainda, novos equipamentos para o combate ao crime, por outro lado, o acordo estabelece que o governo de Goiás deve aumentar o efetivo policial no Entorno, promovendo novos concursos públicos.

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, engloba 23 municípios, sendo dezenove em Goiás três em Minas Gerais, além é claro, do Distrito Federal. Com uma população de 3,8 milhões de habitantes, o Entorno é a quinta maior aglomeração populacional do Brasil, segundo dados do IBGE 2012.

Quando o governo do Distrito Federal aumenta a repressão à criminalidade em suas divisas, os bandidos que antes atuavam nas regiões administrativas (ex-cidades-satélites), fogem rumo aos municípios do Entorno. Essa migração é apenas uma expansão de território do ponto de vista da criminalidade, já que, mesmo morando no Entorno, os bandidos continuam atuando em todo o DF. Por isso, se não houver ações integradas entre os vários níveis de governo, que visem combater a onda de criminalidade na região como um todo, de nada adiantará injetar milhões de reais em programas que não resolverão o problema que só tende a crescer.

A hora de agir é agora, nossa região já tem uma população de quase 4 milhões de pessoas, é preciso ações firmes e objetivas por parte das autoridades, pelo contrário, o Entorno de Brasília será em poucos anos uma nova Baixada Fluminense.

0 Comentários