Frota de motos aumenta no Distrito Federal e acidentes fatais também

Quem trafega pelas vias do Distrito Federal tem a impressão que o número de motos vem aumentando vertiginosamente, ao passo que o número de acidentes envolvendo motociclistas cresce proporcionalmente. Segundo os dados do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, até o mês de julho deste ano, havia 157 mil motos circulando no DF, aumento de 5% em relação a frota de 2011.

Os acidentes envolvendo motos também aumentaram, segundo o Detran/DF, de janeiro a julho deste ano, aconteceram 60 acidentes, contra 53 no mesmo período do ano passado. Já o número de motociclistas que perderam a vida passou de 45 em 2011, para 51 neste ano. Esses dados revelam o quanto a moto é letal, repare que de 60 acidentes registrados em 2012, apenas 9 motociclistas sobreviveram, ou seja, 85% dos acidentes com motos terminam com a morte do piloto.

O diretor de policiamento e fiscalização do Detran/DF, Nelson Leite, foi categórico em afirmar que a maioria dos motociclistas de Brasília são imprudentes, sendo comum flagrá-los trafegando sobre calçadas, fazem retornos em local proibido, circulam em alta velocidade entre os carros e insistem em não usar equipamentos básicos de segurança, como o capacete.

Em 2011, 1.615 motociclistas foram flagrados circulando pelas vias do Distrito Federal sem o capacete, e mesmo quando usam o capacete, muitos se esquecem da viseira e acabam sendo multados. O resultado de tanta imprudência é o aumento dos acidentes, que além de causar na maioria das vezes a morte do motociclista, causam enormes engarrafamentos, prejudicando a vida de milhares de outras pessoas.

0 Comentários