Google Street View em Luziânia, conheça as ruas e monumentos da maior cidade do Entorno de Brasília

Faça um passeio em Luziânia através do Google Street View
Igreja do Rosário. Imagem: Google Street View.
Faça uma viagem virtual pelas ruas e monumentos de Luziânia por meio do Google Street View, a partir de agora, é possível visualizar imagens panorâmicas e alta definição da maior cidade do Entorno de Brasília. História, modernidade e progresso, são sinônimos que descrevem Luziânia, cidade que a cada dia se desenvolve e atrai a atenção de todo o Brasil.

Luziânia é um município brasileiro do estado de Goiás, está a uma distância de 200 quilômetros de Goiânia, capital goiana. É a quinta maior cidade do estado com 174.546 habitantes, segundo dados do IBGE. É, no entanto, mais conhecida por ser integrante da região do entorno de Brasília, devido a sua proximidade com a Capital Federal (58 km). Seu nome é uma homenagem à santa padroeira do município, Luzia, a quem foi erguida um cruzeiro em 1746.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, remanescente do século XVIII, guarda imagens de madeira daquela época e sinos de bronze. O Morro da Canastra, o Palácio das Andorinhas e a Cachoeira de Saia Velha são atrações do turismo ecológico de Luziânia. O bandeirante Antônio Bueno de Azevedo em 13 de dezembro de 1746 encontrou ouro onde seria o povoado de Santa Luzia. As minas atraíram mais de 10.000 pessoas.

O Município de Luziânia, antes denominado Santa Luzia, originou-se da mineração. No século XVIII, essa atividade despertou vários sertanistas para o desbravamento das terras centrais do Brasil. À procura de novas minas de ouro, o bandeirante Antônio Bueno de Azevedo partiu de Paracatu. Em 13 de dezembro de 1746, enquanto descansava sentado às margens de um córrego, notou que no leito do rio havia pepitas de ouro.

No dia seguinte ergueu festivamente um cruzeiro e dedicou as minas e o futuro povoado à Santa Luzia. As minas atraíram tanta gente que em menos de um ano o arraial contava com mais de 10.000 pessoas. A primeira missa foi celebrada em 1746, pelo padre Luiz da Gama Mendonça e assistida por mais de 6.000 garimpeiros. Elevada à categoria de Comarca Eclesiástica em 6 de Dezembro de 1758, seu primeiro vigário foi o padre Domingos Ramos.

Em abril de 1758 iniciou-se a construção de um rego, denominado Saia Velha, para facilitar a garimpagem. O rego tinha 42 quilômetros de extensão e foi feito em dois anos, por milhares de escravos negros. O primeiro núcleo de povoamento já era chamado de Arraial de Santa Luzia em fins do século XVIII.

O arraial foi elevado à categoria de vila em 1 de abril de 1833 e à de cidade em 5 de Outubro de 1867. Em 31 de Dezembro de 1943 passou a se chamar Luziânia. Em Luziânia foi executado o último homem livre do Brasil antes da abolição da pena de morte. José Pereira da Silva foi enforcado na chácara são Caetano na forca da mangueira, então vila de Santa Luzia em 30 de outubro de 1861. Fonte: Wikipédia.
Passeio Virtutal
Faça um passeio virtual por Luziânia através do Google Street View (ou visão de rua, em português), basta clicar no mapa abaixo que o passeio inicia. Caso queira ampliar a visão, clique no ícone “tela cheia” no canto superior esquerdo do mapa.
Exibir mapa ampliado

0 Comentários