Anatel disponibiliza mais um canal de rádio para Cristalina, na frequência de 91,5 FM


No início do ano, a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, realizou uma reconfiguração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada – PBFM de Cristalina, com isso, o município ganhou mais um canal de rádio FM na frequência de 91,5 MHz, canal 218E FM e classe de potência “C”, de acordo com o  Ato Nº 7.841, de 25 de novembro de 2011, publicado no Diário Oficial da União no dia 01 de dezembro de 2011.

Com uma população em torno de 50 mil habitantes, um comércio forte e uma economia em franca expansão, Cristalina só conta com uma emissora comercial em frequência modulada (FM), que é a Serra Dourada FM. Existem ainda no município mais três emissoras, sendo duas comunitárias (Líder FM em Cristalina e Comunitária FM no Distrito de Campos Lindos), além da Rádio católica, Serra dos Cristais AM.

A rádio em frequência modulada 91,5 de Cristalina, inicialmente será uma emissora de baixa potência, que posteriormente poderá solicitar ao Ministério das Comunicações o aumento de potência dos transmissores, como acontece com a maioria das novas emissoras pelo Brasil.

As entidades que pretendem investir na instalação de uma rádio comercial em Cristalina já podem juntar a papelada e entrar com o processo junto ao Ministério das Comunicações. A emissora que vai operar em 91,5 FM não encontrará grandes dificuldades para atrair anunciante, bem como a audiência do público local, carente de meios de comunicação de qualidade.

Cristalina é uma cidade com grande potencial de crescimento, tanto econômico, como populacional, com isso, a entidade que conseguir sagra-se vencedora da concorrência pública para instalação da emissora na frequência 91,5 FM sem dúvida fará um ótimo investimento, com perspectivas excelentes de retorno, já que, em Cristalina só existe uma emissora comercial em frequência modulada, ou seja, o mercado é imenso (considerando a área de abrangência no Entorno do DF, com quase 500 mil habitantes) e a concorrência é pequena.

Após a reconfiguração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada – PBFM de Cristalina ficou da seguinte forma:
Tipo
Canal/Frequência
Situação
Entidade
TV
16
Não outorgado/Vago
--
RTV
5
Outorgado
TV Serra Dourada Ltda (SBT)
RTV
9
Outorgado
TV Luziânia Ltda (Globo)
RTV
36
Outorgado
Rede Goiânia de Rádio e Televisão Ltda (Band)
RTV
42
Não outorgado/Vago
--
RTV
58
Outorgado
Rádio e Televisão Capital Ltda (Record DF)
FM
91,5 MHz
Não outorgado/Vago
--
FM
95,7 MHz
Outorgado
Web Comunicação Ltda (Rádio Serra Dourada FM)
OM
1470 KHz
Outorgado
Rádio Difusora Serra dos Cristais
FM
87,9
Outorgado
Comunitária/Cristalina (Líder FM)
FM
87,9
Outorgado
Comunitária/Distrito de Campos Lindos – Cristalina (Comunitária FM)
Glossário:
TV – Emissora de Televisão;
RTV – Retransmissora de Televisão;
FM – Emissora em Frequência Modulada;
OM – Emissora que opera em ondas médias, ou seja, AM (Amplitude Modulada);
Situação Outorgada – Entidades que já estão operando em Cristalina;
Situação Não Outorgado – Canais vagos, que ainda não foi ocupado por nenhum entidade outorgada.

1 Comentários

  1. O Canal é um canal educativo, ou seja o canal 218E, só serve para fins educacionais, ou seja, Fundações, órgãos governamentais e Universidades. E um canal que não pode ter seu uso comercial, assim como as Radcons, só podem veicular "Apoio Cultural". O Minicom agora lança um aviso de habilitação em seu site para os interessados. É só aguardar o Aviso para a localidade de Cristaliza sair, que as entidade podem se cadastrar e concorrerem entre si. Espero ter contribuído, super abraço.

    ResponderExcluir