A Pedra Chapéu do Sol foi eleita uma das 7 maravilhas de Goiás

A Pedra Chapéu do Sol foi eleita uma das 7 maravilhas de Goiás
Pedra Chapéu do Sol  
Na manhã do último domingo (27), Cristalina acordou com uma notícia que já era aguardada há alguns dias. A Pedra Chapéu de Sol foi eleita uma das 7 Maravilhas de Goiás. O concurso realizado pelo jornal O Popular, em comemoração aos seus 74 anos, passou por duas etapas de votação, sendo a primeira seletiva por voto de 3 júris escolhidos pelo O Popular, deixando 20 paisagens na votação final, que deu-se por voto popular.

 A inscrição para o concurso, feita através da Secretaria de Comunicação, envolveu toda a comunidade, através da divulgação nas escolas, redes sociais, propaganda volante e pela rádio comunitária de Cristalina. Agora nada mais justo que agradecer a todos que participaram, votaram pelos cupons e enviaram e-mails.

 O QUE VAI MUDAR
O jornal O Popular é um dos mais respeitados na região e esse título com toda certeza alavancará o turismo em Cristalina, que além da Pedra Chapéu de Sol, dispõe de outras riquezas naturais como: Balneário das Lages, Reserva Ecológica Linda Serra dos Topázios, Cachoeira dos Borella, Cachoeira do Arrojado, entre tantas outras no município.

A Pedra Chapéu de Sol, localizada na Fazenda Sucupira, foi assim denominada pelo seu peculiar formato: um enorme bloco de granito de, aproximadamente 100 toneladas, em equilíbrio de forma estável, há milhões de anos, sobre uma base de pouco mais de 1 metro. É um bom local para meditação e observação, possuindo aflloramento rochoso com impressionismo natural.

Gustavo Bannwart, proprietário da fazenda Sucupira, conta que há tempos traça projetos para transformar a fazenda em um complexo turístico ecológico, mesmo antes do concurso do jornal O Popular. Além da Pedra Chapéu de Sol, encontram-se localizados, também, a Reserva Ecológica Parque das Pedras e o Areal, ainda em fase de exploração, mas que forma constantemente lagos azulados de beleza encantadora no local, sendo posteriormente reflorestado, com mudas nativas do Cerrado.

 “Já estamos trabalhando na Pedra Chapéu de Sol, que será totalmente limpa sendo retiradas todas as pichações criminosas, feitas a tinta óleo, sobre inscrições rupestres de mais de 3000 mil anos. O local terá portaria e estará aberto a visitação das 8 às 18 horas. Só não definimos ainda os dias; será cobrada uma taxa de visitação para cobrir as despesas com funcionários fixos que farão a limpeza, a guarda da pedra e de todo o parque, que se trata de uma reserva legal da fazenda”, explicou Gustavo.

Sérgio Cruz, Gerente de Ecoturismo da Fazenda Sucupira/AMG (Areal Minas Goiás), lembrou que o custo para implantação de banheiros ecologicamente corretos, energia elétrica que percorrerá 500 metros até o local, funcionários, transporte e alimentação, é alto, mas que aos poucos o projeto segue seu curso. “Trata-se de um projeto bem amplo para receber o turista que vem conhecer as belezas da Fazenda Sucupira, com edificação de alojamentos para visitantes, chalés e tudo mais, tudo pensando ecologicamente, feitos com pneus e garrafas pets; pretendemos retirar das ruas mais de 100 mil de cada material e reaproveitar nas construções, que será um centro de educação ambiental para promover eventos: palestras, shows, teatro, passeios, caminhadas, e etc.”, contou Sérgio.

Sérgio explica ainda que os lagos formados no areal são mutantes, devido a extração mas afirma que esta ação dá ainda mais beleza ao lugar. “Um dos pontos positivos é que não é utilizado nenhum material químico ou tóxico, formando grandes lagos, que serão totalmente reflorestados, com plantas típicas que também, produziremos na própria fazenda.  Além de manter uma parceria com a Rede Terra que já fornece para a fazenda e o AMG, mudas para reflorestamento. Todos os pontos de exploração de areia serão recuperados. Alguns, totalmente protegidos para a fauna e flora e outros, usaremos como exemplo e local de pesquisas, onde estudantes de várias áreas poderão estudar e, ao mesmo tempo, curtir a natureza”, disse.

Cristalina mais uma vez surpreende. Muitas belezas ainda a serem exploradas e principalmente visitadas pelos cristalinenses e turistas, que  foram despertados para conhecer a cidade que mais cresce no coração do País.
Fonte: Prefeitura de Cristalina