8ª FECRIS - Feira de Joias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina

XVIII Fecris - Feira de Joias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina
8ª FECRIS - Venha participar
Expor, comercializar e encantar. O fascínio da transformação da pedra bruta em joias estará em evidência na capital mundial dos cristais. De 06 a 15 de julho, Cristalina/GO sedia a oitava edição de um dos maiores eventos do Brasil voltado ao segmento mineral. A FECRIS - Feira de Jóias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina reúne artesãos, ourives, lapidários e empresários do município que participam do Arranjo Produtivo Local (APL) de minerais e cristais.

O evento é promovido desde 2005 pela Associação dos Artesãos de Cristalina que congrega cerca de 70 artesãos. A última edição recebeu mais de 5000 visitantes e comercializou joias, pedras preciosas, peças para decoração, artesanatos minerais em cristal de rocha e outros quartzos como: Ametista, Topázio, Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Ágata, Olho de Tigre, ônix, etc. 


O Presidente da Associação, Willian Souto, explica a importância da FECRIS para os participantes: “A realização da Feira é de grande importância para a Associação dos Artesãos, pois gera renda para os artesãos e para o município. É a grande oportunidade que temos para divulgar nosso artesanato. Sendo a 8ª edição, já existe uma identidade com os produtores, que trabalham o ano inteiro  visualizando a feira, no sentido de comercializar e divulgar seus produtos. Os negócios começam durante a Feira e continuam após o evento”. Cerca de 30 expositores participarão desta edição e segundo estudos das últimas edições, o evento amplia em cerca de 15% o número de novos pedidos e em 20% o aumento nas vendas pós-feira.

A cadeia produtiva do cristal na cidade emprega centenas de pessoas na exploração do cristal, lapidação das pedras e comercialização nas diversas lojas. Durante a FECRIS, o visitante terá oportunidade de conhecer este processo ao vivo com artesãos lapidando o cristal, além de conferir desfiles com peças exclusivas. A organização prepara city tour com visitas aos pontos turísticos de Cristalina, entre eles a Pedra Chapéu de Sol, escolhida em recente concurso como uma das sete maravilhas de Goiás.

 A FECRIS tem apoio da Prefeitura Municipal de Cristalina, Governo Federal, Governo de Goiás, Goiás Turismo, SEBRAE, SENAI, Correios, Ministério da Integração, o Instituto Camargo Corrêa e Cata Vento Hotel, Restaurante e Eventos.

Serviço:

  • Evento: 8ª FECRIS (Feira de Joias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina)
  • Data: 06 a 05 de Julho – 09hs às 22hs
  • Local: Estacionamento do Hotel Catavento (BR 040 KM 98)
  • Realização: Associação dos Artesãos de Cristalina
  • Informações: (61) 3612-3749 ou  www.fecris.com.br