Operação Choque de Ordem combate pirataria em Brasília


Nos dias 20 e 21 de janeiro aconteceu no Plano Piloto a Operação Choque de Ordem, realizada pela Secretaria o Ordem Pública e Social do DF, com apoio da Polícia Militar. Foram apreendidos mais de quatro mil CDs e DVDs piratas, além de 147 litros de bebidas (água mineral, refrigerantes, cerveja e cachaça).

A operação teve como missão coibir a atividade irregular de ambulantes, camelôs e ambulantes que atuam na área central de Brasília.

Os quatro mil CDs e DVDs foram apreendidos no Setor Comercial Sul e serão posteriormente destruídos. Já na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto um homem estava comercializando bebidas sem nota fiscal. Três homens embriagados que bebiam no local se exaltaram e após desacatar os fiscais e os policiais com palavrões e ofensas, foram detidos e levados à 5ª DP.

Operação aconteceu também nas Regiões Administrativas
Ações de combate ao comércio ilegal nas áreas centrais das cidades de Sobradinho, Planaltina, Taguatinga e Ceilândia apreendem 9.175 CDs e DVDs piratas. Outros 523 produtos diversos também acabaram confiscados. O Choque de Ordem ocorreu entre 09h e 18h desta quinta-feira (19/01).

Uma das equipes atuou em Sobradinho e Planaltina. Foram apreendidos 40 quilos de pequi, 210 óculos, 60 relógios, 20 guarda-chuvas, 78 carregadores, 25 bolsas, 60 porta-celulares e 70 tipos de bijuterias. Quanto ao número de mídias piratas, o resultado foi de 2.676. Na operação ainda foram recolhidos dois carrinhos de ferro. Um deles era usado para a venda de pequi. Já o outro continha auto-falante, som automotivo e bateria, e era usado para a exposição de CDs e DVDs piratas. Nesta frente de atuação participaram 27 servidores da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), Agência de Fiscalização (Agefis) e Polícia Militar – DF. À frente estiveram Sargento Jenivaldo (Gerente Operacional – SEOPS) e Alexandre Machado (Auditor Fiscal – AGEFIS).

Na área de Ceilândia e Taguatinga uma equipe, formada por seis agentes da Seops, confiscou 6,5 mil mídias piratas. Sob a coordenação esteve Sgt. Reis (Diretor de Operações – SEOPS).

No Recanto das Emas, um menor que comercializava mídias piratas na Quadra 103 do Recanto das Emas foi detido. Ele foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Acabou liberado depois que os responsáveis assinaram termo circunstanciado, onde se comprometeram a comparecer à justiça quando citados. Os 601 CDs e DVDs encontrados com o menor ficaram apreendidos na DCA.

Poluição Visual
Cento e uma faixas de publicidade foram recolhidas ao longo da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e DF 001 nesta tarde. O motivo é a exposição irregular em área pública sem autorização da Administração Regional. Cinco agentes, coordenados por Sgt. Hugo (Gerente Operacional- SEOPS), desenvolveram a atividade.

1 Comentários

  1. isso ai vamos acabar com a pirataria no brasil aqui em itu tem varios pontos niguem faz nada, tem ate uma loja de cds e dvds pirata
    quando eu procuro uma loja de cd e dvd original não encontro si eles podem montar uma loja livre de imposto sem burocracia eles vão comtinuar........

    ResponderExcluir