Ex-presidente Lula inicia tratamento contra câncer na laringe


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado com câncer na laringe, inicia hoje, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o tratamento da doença. Inicialmente, Lula fará quimioterapia e caso o tratamento não evolua conforme o esperado, fará também radioterapia. O médico Kalil Filho, que faz parte da equipe que cuidará do ex-presidente, disse que Lula está "bem-humorado" e "confiante" no sucesso do tratamento. 

Sintomas e descoberta da doença
Há várias semanas, Lula reclamava de uma rouquidão, mas, como a maioria de nós homens, não quis ir a um hospital. Após insistência de sua família, no sábado (29/10), o ex-presidente fez exames de ressonância magnética e tomografia na região do pescoço, onde foi constatado pelos médicos um tumor de aproximadamente 3 centímetros localizado na laringe, alojado sobre a glote de Lula.

Segundo o médico Artur Katz, são boas as chances de cura, por isso, inicialmente o tratamento será a base de quimioterapia, evitando assim uma cirurgia para retirar o tumor, que poderia comprometer a fala do ex-presidente.

Tratamento e cancelamento de compromissos
Basicamente, o tratamento para tratar o câncer na laringe de Lula vai durar em torno de 90 dias, com três ciclos de quimioterapia a cada 20 dias. Os compromissos e viagens agendadas até janeiro foram cancelados.

Imprensa internacional destaca doença de Lula
As principais agências de notícias internacionais deram grande destaque a doença de Lula, As redes de TV CNN e BBC, os jornais americanos The New York Times e Washington Post, o espanhol El País, o italiano Corriere della Sera, o francês Le Monde e o argentino El Clarín deram a informação em destaque em suas edições online. 

0 Comentários