![]() |
Pavão presidente do Capital FC. |
Enquanto está ganhando mais um time profissional, com o retorno do Clube de Regatas Guará, a cidade está perdendo outro, com a mudança do Capital para Cristalina. O clube fez uma parceria com o Cristalina Futebol Clube da cidade goiana para a disputa da Segundona deste ano.
Saiba mais sobre a estreia do time no Candangão 2011.
Saiba mais sobre a estreia do time no Candangão 2011.
Na parceria, o clube goiano assume todas as despesas com o time, que passa a se chamar Capital/Cristalina. Como não podia mais filiar-se à Federação Brasiliense de Futebol antes de 2015, o clube goiano está pegando emprestado a filiação do Capital para ter direito de disputar o campeonato brasiliense.
Com apoio da Prefeitura da cidade, o Cristalina preferiu disputar o campeonato brasiliense por causa das possibildades maiores de chegar à primeira divisão e também da diferença de custos em relação ao campeonato goiano, que exigiria viagens mais longas pelo estado.
Estádio
Ter um time forte para atrair o torcedor local faz parte da estratégia do prefeito Luis Carlos Attié para justificar a construção de um estádio, com capacidade para 10 mil pessoas já para o próximo ano.
Por outro lado, a parceria foi a única solução para a sobrevivência do Capital. “Já havia decidido licenciar o clube da Federação Brasiliense porque não teria condições de disputar o campeonato deste ano, por absoluta falta de recursos financeiros. Sou funcionário público e não consegui os patrocinários necessários”, justifica o presidente do Capital, Ademilton Pavão.
Satisfeito com a estrutura oferecida por Cristalina, Pavão acredita que time é um dos favoritos a uma das quatro vagas de acesso.
“Além de estarmos com um time forte, temos alojamento e toda a estrutura que não dispunha no Guará”, completa. Além do estádio, o clube goiano está construindo também o seu centro de treinamento.
Parceria
Segundo informações, a parceira entre o Capital e Cristalina terá uma duração de 10 a 20 anos, sendo que, o "novo" time, Capital-Cristalina mandará seus jogos no Estádio Salvador Amado, em Cristalina.
Treinos
O técnico do Capital-Cristalina, Reinaldo Gueldini, já está treinando o time para a estreia no Campeonato Brasiliense. O técnico fechou o estádio para evitar que olheiros dos outros times analisem as jogadas ensaiadas e disposição tática do time cristalinense em campo.
Um dos favoritos
Para chegar à primeira divisão já no primeiro ano, o Capital/Cristalina está investindo num time forte para os padrões da segunda divisão. Para começar, contratou o técnico Reinaldo Gueldini, ex-Gama e Brasiliense, considerado um dos melhores e mais caros do DF. Entre os jogadores contratados estão o zagueiro Rodrigo Melo, ex-Brasiliense e Dom Pedro II, Luã (ex-Gama), Jones (ex-Gama e Ceilandense), Rafael Toledo (ex-Gama), bastante conhecidos do torcedor brasiliense. A diretoria do clube goiano busca uma parceria para pagar os salários de Iranildo, dispensado recentemente pelo Brasiliense, como a grande atração do time.
Fonte: Jornal do Guará com adaptações Redecol Brasil