Com a presença da Força Nacional, violência no Entorno de Brasília recua 37%

O número de homicídios no entorno do Distrito Federal caiu 37% desde que a Força Nacional de Segurança – FNS -  começou a atuar na região. De 25 de março a 21 de abril deste ano foram registrados 43 assassinatos, em cinco municípios: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso. De 22 de abril a 19 de maio, já com a autuação da FNS, esse números caiu para 27 assassinatos, menos de um por dia.

O relatório de produtividade indica ainda que, no mesmo período, 7.037 pessoas foram abordadas e 677 veículos de passeio foram parados e revistados. O mesmo aconteceu com 19 ônibus e mais de 600 motociclistas. Dez menores foram apreendidos e mais de 170 quilos de drogas, entre crack, maconha e cocaína, foram apreendidos. Trinta e seis adultos foram presos em flagrante e 34 máquinas caça-níqueis foram recolhidas pela FNS, em parceria com a PM.

A FNS começou a atuar no entorno do Distrito Federal, sob a coordenação da Polícia Militar de Goiás, no dia 22 de abril com o objetivo de reduzir a criminalidade na região. O coordenador de operações da PM goiana junto ao comando da Força, tenente-coronel Wellington José Reis, considera que a tendência é de queda ainda maior do número de homicídios, visto que o primeiro momento, o de reconhecimento, já foi superado. Segundo ele, as abordagens, bloqueios e revistas vão ser intensificadas e acontecerão durante todo o dia porém, com ênfase no período noturno e fins de semana. 

Para atuar no entorno, os militares estão equipados com 23 viaturas da Força Nacional, 7 da PM goiana, uma pistola ponto 40 e uma carabina 556. Alguns possuem uma taser, arma não letal que imobiliza por meio de choque elétrico. Em caso de conflito, os policiais podem  fazer uso do kit de choque, que consiste em colete à prova de balas, escudo feito de plástico super-resistente, bastão, gás de pimenta e bombas de efeito moral.

0 Comentários