Vírus HPV atinge metade dos homens brasileiros

A revista científica The Lancet, publicou um estudo sobre a incidência de HPV (papiloma vírus humano) entre homens e mulheres, ao contrário do que se imaginava, a maior incidência do vírus é entre os homens, ao todo, 50% deles estão infectados e 30% desses com vírus que causa o câncer. Já, 14% das mulheres estão contaminadas com o vírus HPV, nelas o agravante é que a evolução para um câncer é mais comum e ocorrem principalmente no colo do útero, vagina, vulva e ânus.

Os tipos de câncer mais comuns causados pelo vírus HPV nos homens ocorrem principalmente no pênis, no ânus, na garganta e no pescoço. A pesquisa mostrou também que, quanto maior o número de parceiras sexuais, mais chances de adquirir o vírus HPV, um homem que teve 50 parceiras, tem quase 2,5 mais chances de contrair o vírus.

A forma mais comum de contaminação pelo vírus HPV é através de relações sexuais, o uso da camisinha reduz o risco, porém, não é cem por cento eficaz. O melhor tratamento é a vacinação tanto de homens, como de mulheres, no entanto, em nosso país, somente as mulheres recebem a vacina.

O diagnóstico da doença nas mulheres é feito através do exame Papanicolau e nos homens, exames urológicos. As autoridades sanitárias brasileiras precisam acordar para o problema, não adianta vacina as mulheres enquanto a metade dos homens estão contaminados com o HPV, estes mesmos homens, se relacionam sexualmente com as mulheres, fazendo o vírus circular entre a população.

0 Comentários