Perda de documentos pessoais o que fazer para evitar problemas

Uma modalidade de crime que vem aumentando ano a ano no Brasil é o furto ou roubo de documentos pessoais, estima-se que todos os anos mais de 1,5 milhões de documentos são furtados ou roubados no país.

Os criminosos de posse dos documentos podem efetuar compras de carros, tomar empréstimos, solicitar cartões de crédito e toda uma gama de picaretagens que se possa imaginar em nome da vítima, que deve tomar algumas providências assim que descobrir que seus documentos foram subtraídos. Nesta matéria explicaremos passo a passo quais são essas providências que, apesar de simples, podem evitar muita dor de cabeça.

Apesar de ter muito cuidado, no penúltimo dia de 2010, tive minha carteira furtada dentro de um ônibus, onde, foram levados todos os meus documentos, incluindo, Carteira de Identidade, CPF, cartões bancários, Título de Eleitor, Cartão do Plano de Saúde, Cartão SUS, dentre outros, em 2009, também tive um celular Nokia N73 furtado dentro de um ônibus aqui em Brasília. Os criminosos aproveitam momentos de distração da vítima, como deixar carteiras e equipamentos eletrônicos dentro de mochilas ou aproveitam a lotação do transporte público para furtar bolsas e carteiras.

Os lugares com grande movimento de pessoas são os preferidos pelos criminosos, que ficam de espreita aguardando a oportunidade certa para atacar, por isso, é importante ficar sempre alerta, nunca coloque seus documentos dentro de mochilas (como foi o meu caso), pois, o criminoso pode abri-la e retirar os objetos sem que você perceba.

Como proceder em caso de furto, roubo ou perda de documentos
  1. Imediatamente registre o Boletim de Ocorrências na delegacia de polícia mais próxima, relacione todos os documentos, bem como cartões bancários, talões de cheques e qualquer outro objeto que estava na carteira ou bolsa levada pelo bandido.
  2. Se na sua carteira ou bolsa havia cartões de banco ou talões de cheque, ligue imediatamente no 0800 do seu banco e solicite o bloqueio dos mesmos.
  3. Entre em contato com o SPC e Serasa para fazer a comunicação sobre o roubo, perda ou furto de seus documentos.
Nos dois órgãos é possível cadastrar um Alerta de Furto ou Roubo de Documentos em seu nome e número de CPF. Esse alerta serve para que o criminoso não efetue compras ou qualquer transação usando seus documentos, sempre que alguém chegar numa loja ou tentar adquirir um empréstimo num banco, a empresa consultará o banco de dados do SPC ou Serasa para verificar se há alguma pendência nos documentos, neste momento, se você tiver efetuado o alerta de bloqueio, aparecerá a mensagem que seus documentos foram furtados, na mensagem aparece também seu número de telefone.

O atendente da loja ou banco então ligará imediatamente para você alertando que tem uma pessoa tentando comprar ou adquirir um empréstimo com seus documentos. Neste momento, você deve ligar para a polícia, informando que tem uma pessoa em tal loja tentando se passar por você.

4. Como cadastrar documentos perdidos ou roubados no Serasa:
É importante cadastrar seus documentos perdidos, furtados ou roubados no Serasa para evitar fraudes em seu nome. Para efetuar o cadastro é muito simples, basta você informar à Serasa que seus documentos foram furtados, roubados ou perdidos, efetuando o cadastro no sistema. Assim, todas as lojas, instituições e estabelecimentos comerciais que acessam o sistema Serasa receberão o alerta.

O cadastro é totalmente gratuito e pode evitar muita dor de cabeça. Existem dois tipos de alerta de roubo, furto ou perda de documentos, o alerta provisório, válido por 10 dias e o alerta permanente, válido por prazo indeterminado.

A – Alerta Provisório
Clique aqui e cadastre seus documentos pela Internet, esse alerta vale por 10 dias. Após esse prazo, esse registro é excluído do banco de dados, veja abaixo como fazer o alerta permanente.

B – Alerta Permanente
Para que seu alerta de roubo, furto ou perda de documentos seja permanente, é preciso enviar ao Serasa pessoalmente, via fax ou pelos correios uma cópia do Boletim de Ocorrências e uma declaração que pode ser obtida AQUI. Depois de baixar a declaração, preencha os campos colocando o número e o órgão expedidor dos documentos, depois assine o B.O e a declaração, que podem ser enviadas para a Serasa por:
·         Fax: (11) 2847-9413 – confirme o recebimento pelo telefone (11) 3373-7272.
·         Ou pelo correio: Rua Antônio Carlos, 434 – Cerqueira César – CEP 01309-040 – São Paulo-SP.
·         Ou pessoalmente, nos postos da Serasa em sua cidade, se houver.
Quem mora no Distrito Federal ou Entorno, pode levar a cópia do B.O, juntamente com a declaração no posto da Serasa, localizado no Setor de Rádio e TV Sul, QD 701 BL H - Edifício Record, 7º andar, o prédio fica próximo a W3 Sul, portanto, de fácil acesso. Tel.: (0xx61) 2101-2800.

Como cadastrar documentos perdidos ou roubados no SPC:
Para efetua o cadastramento de documentos perdidos, roubados ou furtados no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, você deverá ir pessoalmente a um posto de atendimento do órgão de posse do original e uma cópia do Boletim de Ocorrências e solicitar o alerta.

O SPC em algumas cidades funciona juntamente com a Câmara de Dirigentes Logistas - CDL, caso sua cidade não possua uma CDL, você poderá fazer o alerta de furto ou roubo de documentos enviando cópia do Boletim de Ocorrências pelo fax: (0xx61) 3218-1468, neste caso, o B.O. Deverá ter o número do seu CPF e também do seu CEP. Quando você faz o alerta por Fax, não é enviado a você protocolo provando que foi feito o alerta, para pegá-lo, é preciso se dirigir pessoalmente ao posto do SPC/CDL de posse de uma cópia do BO.

Para quem mora em Brasília ou Entorno, pode solicitar o alerta diretamente na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, localizada no Setor Comercial Sul, Qd 6,  Bloco A. O prédio fica em frente ao Pátio Brasil Shopping, ao lado da Drogaria Rosário. Tel.: (0xx61) 3218-1400 ou 3218-1422.

O alerta de roubo/furto ou perda de documentos registrado no SPC e Serasa vale para todo o país?
Sim, mesmo que você tenha registrado um alerta no SPC e Serasa de Campinas, por exemplo, todos os estabelecimentos comerciais do Brasil vinculados aos dois órgãos serão automaticamente informados que seus documentos foram furtados/roubados e juntamente com esse alerta é enviado seu número de telefone que você forneceu no momento de registrar o alerta no SPC ou Serasa.
Assim, sempre que alguém for tentar efetuar qualquer transação comercial em um estabelecimento vinculado aos órgãos de proteção de crédito, você será avisado.

Por que é importante registrar o alerta no SPC e também no Serasa
É de suma importância registrar o alerta de extravio, roubo, furto ou perda de documentos tanto no SPC, como no Serasa, haja vista, que, algumas empresas são filiadas somente no SPC ou somente no Serasa. Por isso, registrando o alerta nos dois órgãos, diminui as chances do criminoso efetuar alguma transação financeira usando seus documentos.

Tirar segunda via dos documentos
Em muitos Estados, existem leis que isenta o cidadão do pagamento de taxas de segunda vida dos documentos furtados ou roubados, para ter direito, a pessoa deve se dirigi aos órgãos responsáveis pela emissão dos documentos de posse do Boletim de Ocorrências. Só lembrando, que não existe mais segunda via do CPF, agora quem precisa do documento deve acessar o site da Receita Federal e emitir o documento, que deve ser impresso pela própria pessoa.

Final Feliz
Depois de aproximadamente dois meses, graças a Deus consegui reaver minha carteira com todos os documentos. O criminoso que me furtou, pegou o dinheiro e colocou a carteira em um orelhão (telefone público) aqui na Asa Sul em Brasília, próximo do local onde fui furtado. Uma pessoa honesta encontrou a carteira no orelhão e viu que dentre outros cartões, havia um do banco Itaú, então essa pessoa entregou a mesma ao banco.

Como minha agência é de Cristalina/GO, o Itaú da Asa Sul encaminhou minha carteira via malote para a agência da cidade goiana, distante 130 quilômetros de Brasília! Um funcionário do Itaú de Cristalina viu minha carteira com todos os documentos e me avisou, então, depois de 60 dias, estou com minha carteira e com todos os meus documentos de volta.

Por isso, nunca perca as esperanças de encontrar seus documentos, pode ser, que o criminoso que tenha lhe furtado só tinha como objetivo o dinheiro, jogando a carteira com os documentos fora. Mas, de qualquer, modo, até que tenha reavido todos os seus documentos, é importante fazer o alerta de roubo, perda ou furto de documentos no SPC e Serasa para que, além de evitar fraudes com seu nome, também  sirva como prova de que você avisou aos órgãos competentes que seus documentos foram furtados, eximindo sua responsabilidade em caso de prejuízos causados pelo criminoso que usou indevidamente seu nome.

7 Comentários

  1. Sofri um assalto essa semana saindo de um banco e estava desesperada por causa dos meus documentos e os do meu filho, o individuo não quis meu celular, queria minha bolsa mesmo, achando que eu tinha sacado uma soma alta no banco. Claro que, vendo o prejuizo que teve (de valor financeiro soh tinha um pen drive, 40 reais e um celular), acho q vai tentar usar meus documentos. Lendo esse artigo já fiquei muito mais tranquila, fiz o cadastro temporário no SERASA e farei o definitivo essa semana, assim como vou ao SPC fazer o mesmo. A dor de cabeça agora vai ser para tirar segunda via de todos os documentos roubados. Muito obrigada por suas informações, foram MUITO VALIOSAS pra mim. Que Deus te abençoe.

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  2. Não desanime, talvez o assaltante só queria mesmo dinheiro, quando viu que a bolsa não tinha o que procurava, pode ter jogado os documentos na rua, entre em contato com setor de achados e perdidos dos Correios, quem sabe alguém não os encontrou.

    Boa sorte para você e muito obrigada pelas palavras.

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  3. Meus documentos foram clonados nao sei de que maneira e a cidadã comprou no meu nome, fiquei com restrição no SPC e Serasa, entrei com ação conta as empresas para tirar meu nome dos orgãos e deu tudo certo, mas infelizmente agora que meu nome esta limpo a criminosa esta de novo tentando comprar no meu nome, ja fiz o alerta no SCPC e Serasa mas tenho receio de que ela faça um estrago ainda maior com meu nome, ja recebi a orientação de um delegado de policia que terei que pedir autorização do juiz para que eu possa trocar o numero dos meus documentos. Sinceramente ja nao sei mais o que fazer !

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  4. Muito informativo! não achei fonte melhor de informação sobre o que fazer nessa situação desesperadora que é ter seus documentos furtados! Vou seguir suas recomendações e rezar pra que uma boa alma retorne os documentos, muito obrigado!

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  5. Tive meus documentos extraviados e tentei cadastrá-los agora mesmo no site e obtive a informação de que houve um ERRO, pois estes documentos já foram cadastrados! e agora o que eu faço???

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  6. Agora o SPC fica próximo ao metrô. Algumas quadras mais embaixo. Quadra 1.

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  7. Porque ao consultar meu CPF no SPC consta 1 perda e roubo de documentos Origem CDL? Não lembro de ter feito nenhum comunicado de perda dos meus documentos.

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