Fórum de Itumbiara é inaugurado após reformas

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, entregou neste sábado (22/01) o prédio do Fórum de Itumbiara reformado. Recebido pelo diretor do foro, juiz Roberto Neiva Borges e acompanhado de Maria do Socorro Teles, presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), e do diretor-geral e reitor da Universidade do Poder Judiciário (UniJudi), José Izecias de Oliveira, Paulo Teles percorreu as instalações do prédio e conferiu as modificações, como a instalação do sistema de ar-condicionado, das câmeras de segurança e do gerador de energia, além da pintura e da nova disposição das divisórias, que proporcionaram melhor aproveitamento do espaço físico.
O descerramento da faixa inaugural teve a presença do secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, João Furtado, representando o governador Marconi Perillo; do procurador-geral do Estado, Ronald Cristian; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 18a Região, desembargador Gentil Pio de Oliveira; do desembargador José Paganucci; do deputado estadual Álvaro Guimarães; do prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha  e outras autoridades.
Em seu discurso, Paulo Teles lembrou o compromisso assumido tão logo tomou posse na presidência do Tribunal goiano, em 2009, de dotar toda comarca possível de sede própria, melhorando as condições de trabalho de servidores e magistrados e, consequentemente, promovendo uma melhor prestação jurisdicional. “A reforma que entregamos hoje faz parte do compromisso assumido. Fico feliz com esta realização, mas tudo o que a presidência programou não teria sido realizado sem a participação efetiva dos servidores e juízes, e com a parceria produtiva com o governo estadual, com as prefeituras e as câmaras municipais”.
Em tom de despedida, uma vez que em fevereiro ele passa o cargo de presidente para o desembargador Vítor Barboza Lenza, Paulo Teles destacou a parceria com as prefeituras do interior, ao ceder prédios e servidores para o Judiciário, mas reforçou a importância de dotar cada comarca de sede própria. “Se eu não tivesse inaugurado nenhuma obra, ainda assim estaria feliz, por ter feito o lançamento da construção de diversos fóruns. O importante, neste momento, é plantar a semente. E as sementes foram lançadas em terreno fértil. Até o final do ano, um total de 60 obras serão entregues à comunidade”, disse. Ao encerrar sua fala, Paulo Teles destacou as qualidades de José Paganucci, que assumirá o cargo de desembargador, se tornando mais um representante de Itumbiara no 2º grau. “É com os braços abertos que o recebemos, com a certeza que desempenhará com brilhantismo as responsabilidades que irá assumir”, declarou.
Ao agradecer ao presidente do Judiciário goiano pela reforma do fórum, Roberto Neiva afirmou que Paulo Teles provocou uma verdadeira revolução no Poder Judiciário, deixando sempre as portas de seu gabinete abertas para juízes e servidores, e indo ao encontro da população em toda comarca goiana. “Paulo Teles não se limitou a atender em seu gabinete. Ele percorreu todo o Estado, certificando da realidade de cada comarca, atendendo a cada solicitação de acordo com a possibilidade e, assim, provocou uma nova postura nos juízes, que seguiram seu exemplo. O senhor é um exemplo não apenas para o Judiciário, mas para todo homem que desempenha uma função pública”, disse ele.
No púlpito, o prefeito de Itumbiara lembrou que Paulo Teles visitou diversas vezes a região e sempre se mostrou imparcial em suas decisões. “É importante destacar que mesmo quando foram proferidas decisões contrárias ao interesse de nosso município, Paulo Teles manteve-se amigo, não se furtando ao encontro. Isso demonstra, acima de tudo, que é homem íntegro e que merece toda nossa consideração e apreço”, elogiou.

Desembargador Paulo Teles visita mais três obras de construção
Ainda no sábado Paulo Teles e comitiva visitaram as obras de construção dos fóruns de Bom Jesus, Cachoeira Dourada e Panamá, que já estão em fase adiantada. Em cada uma das comarcas, Paulo Teles fez questão de conhecer tudo, se inteirando completamente da construção. “Adotamos uma mesma planta para atender as necessidades das comarcas e, desta forma, baratear o custo final da obra. Mas é preciso ter atenção em cada etapa da construção”, frisou Paulo Teles.
A próxima administração vai pegar os prédios já em estágio avançado da obra, e com os recursos reservados para sua conclusão, inclusive com mobiliário, explicou o presidente. “Estas obras são a garantia da independência do Poder Judiciário, além de uma prestação jurisdicional com a qualidade que a população merece. Além disso, fico feliz por ver que os fóruns acabam provocando a valorização das áreas onde são construídas, trazendo asfalto e desenvolvimento para a cidade”, finalizou.
Fotos: Wagner Soares

0 Comentários